Proesde

16/03/2017

Estão abertas as inscrições para o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde).

O Coordenador do Curso de Ciências Econômicas, Prof. M.e Luiz Alberto Neves explica que o Programa é patrocinado pela Secretaria de Educação através do Governo do Estado, onde são distribuídas bolsas de estudo para os alunos do ensino superior. "A intenção é que o desenvolvimento regional faça parte do conhecimento de todo e qualquer aluno, independente da área que ele atue dentro da instituição", completa.

Os recursos são enviados para a UNIDAVI que determina quais cursos podem fazer parte do Programa. "A grande maioria se encaixa, só não participam aqueles que não têm relação com o desenvolvimento regional", comenta Neves.

O acadêmico, que cursa bacharel, ganha 70% de bolsa na graduação, com limite de dois salários mínimos  com duração de um ano. Já os licenciados têm 100% de bolsa no curso em que está. O curso acontece todos os sábados com início em 6 de maio e com prazo de término em 25 de novembro de 2017.

Para Neves, o maior benefício para os alunos é aprender sobre o desenvolvimento regional, indicadores de desenvolvimento e políticas públicas e entender as disciplinas da área do desenvolvimento. "O mais importante desse curso é que independente da área que a pessoa vai atuar, ela vai saber como ajudar a promover o desenvolvimento no bairro em que mora, na comunidade através da profissão", ressalta.

Em 2017 será o quarto ano que o Proesde é aplicado na UNIDAVI. "Depois que o curso acaba, muitos alunos pedem para refazê-lo", finaliza o Coordenador.

Como posso me inscrever?

Ir até a Secretaria acadêmica dos campus de Rio do Sul, Ituporanga, Presidente Getúlio e Taió, com os seguintes documentos:

Comprovante de residência na área de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional, de no mínimo 2 (dois) anos.

Cópia do Histórico Escolar que comprove ter cursado o Ensino Médio prioritariamente, em escola da rede pública.

Formulário de inscrição contendo declaração afirmando estar ciente de todas as normas estabelecidas no Regimento do Programa de Educação Superiorpara o Desenvolvimento Regional do Estado de Santa Catarina, devidamente datada e assinada.

Requisitos:

Estar inscrito no Uniedu.

Residir na área de abrangência de uma das Agências de Desenvolvimento Regional há, no mínimo, 2 (dois) anos.

Ter cursado o ensino médio integral prioritariamente em escola pública.

Ter cursado um semestre da graduação e não ser concluinte em 2017.

Não ter participado do Curso de Extensão PROESDE.

Não possuir outro tipo de bolsa de estudo oriundo de recursos públicos ou de financiamento estudantil.

Possuir cadastro no UNIEDU em 1/2017.