7 mil e-Books são inseridos na Biblioteca Online UNIDAVI

10/03/2017

Sempre em busca de atualização, a UNIDAVI proporciona neste ano mais um recurso: é o Minha Biblioteca, sistema que oferece cerca de sete mil e-books aos acadêmicos da instituição. O Minha Biblioteca está integrado a base de dados EBSCO.

Durante os estudos, independente do curso, espera-se que o aluno consuma uma variedade incrível de conteúdo. Livros técnicos, básicos e complementares indicados por professores. Há também artigos, sobre assuntos diversos, alguns para ajudar nos trabalhos semestrais ou até mesmo no temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

É preciso ainda arrumar algum tempo para leituras de lazer, livros de literatura, sejam romance, aventura, ficção científica, clássicos dos grandes autores ou novidades badaladas. Tem ainda jornais e revistas, para de vez em quando se inteirar sobre o que acontece no mundo.

Independentemente do tipo de leitura que o aluno queira ou precise fazer, o sistema da biblioteca da instituição está preparado. O acervo possui mais de 100 mil volumes físicos.

Segundo a Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da UNIVADI, a bibliotecária Andreia Senna de Almeida da Rocha, todos os materiais estão disponíveis para empréstimos. Além disso "a biblioteca tem 13 exemplares de cada título da bibliografia básica e três da bibliografia complementar" comenta ela.

A média, é de 1 livro para cada 4 alunos, atendendo a máxima exigência do Conselho Estadual. A cada nova edição, novos livros também são adquiridos para proporcionar aos alunos os melhores e mais atualizados materiais de pesquisa.

Inclusive para quem está antenado às novidades, a equipe sempre disponibiliza as mais recentes aquisições nas prateleiras, logo na entrada da biblioteca.

A biblioteca conta com toda estrutura para que os alunos possam fazer suas pesquisas e estudar. Tem computadores disponíveis e Wifi, para acesso nos dispositivos próprios. Além disso é possível reservar no próprio balcão de atendimento ou pelo telefone uma das salas de estudo, são duas individuais e três para grupos.

Agora, se o trabalho já está pronto e o acadêmico quer treinar a apresentação, pode reservar a Cinemateca, que possui caixas de som, telão, projetor e é à prova de som, permitindo barulho, sem atrapalhar a rotina da biblioteca.

Se na hora da pesquisa ou de encontrar o livro na estante bater uma dúvida, os atendentes da biblioteca estão à disposição para ajudar a qualquer momento.

BIBLIOTECA ONLINE

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgado em 2016, mais pessoas estão lendo. Na região Sul, o índice de leitores, que era de 43% em 2011, saltou para 50% em 2015. Dados muito positivos para os incentivadores do hábito da leitura.

Levando em conta ainda a constante correria na vida dos alunos, inovações como os smartphones e e-books que podem deixar a leitura sempre "à mão" vem contribuindo muito para o hábito.

Com a integração do Minha Biblioteca à base de dados da Biblioteca UNIDAVI, os livros digitais são mais uma opção de pesquisa para os alunos, com possibilidade de acesso 24h por dia, 7 dias por semana, permitindo estudar em qualquer lugar, desde que se tenha acesso à internet.

São mais 7 mil livros digitais à disposição dos acadêmicos, um importante incremento no acervo. Com a integração, basta que o aluno acesse a Biblioteca Online e informe algum título, assunto ou autor para conferir todo material disponível.

Os e-Books são estes com um pequeno ícone de cadeado.

Para acessar, basta então clicar e informar seu código e senha.

VISITANDO A BIBLIOTECA

Independente do formato, o importante é consumir livros!

A Biblioteca Central, no Campus de Rio do Sul, fica ao lado do ginásio e está aberta de segunda à sexta-feira das 7h30min às 11h45min e das 13h30min às 22h. Aos sábados, o atendimento é das 7h30min às 11h45min.

Cada campus também tem a sua biblioteca, que fica aberta das 18h às 22h.

O telefone para informações e reserva de salas na Biblioteca Central é 3531-6061.