Notícias

21° Fórum Acadêmico

03/02/2017


21° Fórum Acadêmico

Revolução na Arte de Ensinar: um caminho para a mudança

 

Dias 06, 07 e 08 de fevereiro acontece o 21° Fórum Acadêmico, evento promovido pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) da UNIDAVI. "O Fórum objetiva socializar o conhecimento através de palestras, oficinas e reuniões entre os professores. Estamos sempre em busca de assuntos atuais e na melhoria das nossas atividades em sala de aula e fora dela", explica o Pró-reitor de Ensino, Prof. M.e Charles Roberto Hasse.

 

Para este ano a Proen traz a palestra: Sala de Aula Invertida: metodologias ativas de aprendizagem, com o Prof. Dr. Paulo Eduardo de Oliveira. "O tema envolve vários assuntos. Entre eles estão as relações entre educação e metodologia, definição de metodologia ativa, fundamentação teórica das metodologias ativas, entre outros", ressalta Prof. Paulo.

 

A sala de aula invertida é uma metodologia ativa que ressignifica o papel do aluno, do professor e da aprendizagem. "Coloca o aluno no centro do processo ensino aprendizagem, como protagonista e, promove o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa, investigativa e colaborativa", comenta a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Prof.ª M.ª Rosimeri Geremias Farias.

 

Prof.ª Rosimeri explica que esta metodologia também será aplicada no curso de Medicina, com aulas previstas para início de agosto. "O professor promove aos alunos um processo de aprendizagem contínuo, que acontece em diferentes espaços e possibilita ampliar seus estudos, conhecimentos e ainda desenvolver habilidades de comunicação, gestão e autonomia. Neste novo formato de ensinar e aprender, os educadores são mediadores da aprendizagem e não detentores do conhecimento", enfatiza.

 

Acompanhe a Programação completa:

 

Dia 06

19h - Sala Nobre - Palestra de abertura: Sala de Aula Invertida: metodologias ativas de aprendizagem, com o Prof. Dr. Paulo Eduardo de Oliveira.

 

Dia 07

19h - Sala Nobre - Fala com a Reitoria

20h30min - Reunião com coordenadores de curso

 

Dia 08

19h - Oficinas


 Summaê, com a Prof.ª Emanuela Jorge


Problematização, com a Prof.ª Dr.ª Luciara Fabiane Sebold - UFSC


Inclusão de alunos com deficiência, com a Prof.ª Danielle C. Zanella Radke


Aprendizagem Baseada em Projetos com Tecnologias, com a Prof.ª Dr.ª Maria José Domingues - FURB


Metodologia da Problematização: uma alternativa metodológica voltada ao ensino superior, com a Prof.ª Dr.ª Vania Tanira Biavatti - FURB

   

Compartilhe a notícia: