Notícias

2018 vem com tudo

01/12/2017


Há tempos que a inovação chegou na Unidavi. Mas agora ela vem com tudo! 

Para 2018, a Instituição aderiu ao Google Classroom, ou o Google Sala de Aula, uma opção que vem agregar conhecimento para professores e acadêmicos. "A ferramenta é bastante dinâmica e bem interessante para as aulas, é possível gerenciar a sala de aula em qualquer lugar, agendar tarefas, repassar avisos, participação em fóruns, usar aplicativos e compartilhamentos", comenta o Coordenador de Tecnologia da Informação da Unidavi, Prof. M.e Marcondes Maçaneiro.  

Trazer o Google Sala de Aula era uma das metas do Planejamento Estratégico para 2018. O Assessor de Planejamento, Prof. M.e Gilberto Luiz Maschio, comenta que a Unidavi iniciou o processo de uso do Google em 2007, com a transferência dos e-mails para o servidor da empresa e, atualmente, vem desenvolvendo o uso das ferramentas do Google for Education.  

O processo do Google Classroom iniciou em agosto de 2017, com a capacitação de coordenadores de curso e alguns professores para atuarem como facilitadores nos treinamentos dos professores e alunos. Dia 14 de dezembro será apresentado o Google Classroom para todos os professores em evento a ser realizado no Parque Universitário Unidavi e, em fevereiro, no Fórum Acadêmico serão realizadas oficinas específicas para uso dessas ferramentas. "No âmbito administrativo também estão sendo desenvolvidas iniciativas para uso do Google Drive para armazenamento de todos as mídias (documentos, fotos e vídeos)", explica Prof. Gilberto.  

Os coordenadores e professores convidados, já capacitados, serão certificados com o curso de 40 horas. Além do conhecimento, eles também irão auxiliar no curso do dia 14, para professores, e em outros que possam surgir.  

O Google Sala de aula é um serviço gratuito para escolas, organizações sem fins lucrativos e qualquer usuário que tenha uma Conta do Google pessoal. Com o Google Sala de aula, os professores e alunos se conectam facilmente, dentro e fora das escolas. O Google Sala de aula economiza tempo e papel, além de facilitar a criação de turmas, distribuição de tarefas, comunicação e organização. "Na Unidavi, até outubro, todos os professores passaram a utilizar a conta de e-mail institucional e, no dia 17 de novembro, essa obrigatoriedade também foi introduzida para os alunos da IES", enfatiza Prof. Marcondes.  

Ainda, para ele, todos terão vantagens. "Pois é uma ferramenta importantíssima para nós, que diariamente buscamos inovação", complementa.  

O Google Classroom é bem simples: cria-se uma sala de aula, adiciona os alunos por e-mail ou compartilhando o código de acesso a disciplina e, então, elabora tarefas para eles. Prof. Marcondes comenta que em 2018 serão verificadas as possibilidades de integração automatizada do sistema Mentor com o Google Sala de Aula. Assim automatizando ainda mais as atividades dos professores. É possível anexar links e arquivos relevantes e adicionar uma data de conclusão e, dessa forma, a tarefa entra na agenda compartilhada da sala. Então, o aluno anexa o trabalho pronto e envia para o professor. "O professor também pode publicar um aviso aos alunos, ou fazer uma pergunta (dissertativa ou de múltipla escolha). Nada disso requer um app adicional, pois o Classroom funciona na web", ressalta.  

Além do Google Sala de Aula, o ambiente do Google Apps For Education disponibiliza outras ferramentas interessantes. "Durante o ano de 2018, estaremos trabalhando para introduzir e treinar nossos professores nessas ferramentas. Pois sabemos que elas realmente trazem vantagens", finaliza o Coordenador de TI.

Compartilhe a notícia: