Notícias

Comitê de Ética

14/11/2017


Dias 07 e 08 de novembro, os docentes e representantes do Comitê de Ética da UNIDAVI, Prof.ª M.ª Josie Budag Matsuda, Prof. M.e Júlio Cesar Nasário e Prof. M.e Fernando Andrade Bastos e a funcionária Jessica Cristine Goedert participaram do Treinamento para os Comitês de Ética em Pesquisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento foi realizado no Instituto de Cardiologia da Fundação Universitária de Cardiologia, em Porto Alegre.  

Organizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - Conep, o treinamento teve como objetivo principal homogeneizar o funcionamento dos comitês de ética em pesquisa e a discussão sobre a Resolução CNS 510/16 que trata especificamente das pesquisas nas áreas sociais e humanas.  

Para a Coordenadora do Comitê de Ética da UNIDAVI, Prof.ª M.ª Josie Budag Matsuda, a representação da Instituição foi de grande valia, pois os temas abordados foram aqueles que, muitas vezes, causam dúvidas nos pesquisadores e membros do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. "Várias perguntas foram esclarecidas, como: será que "tal" pesquisa precisa passar por análise do comitê? O que deve conter um Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE)? Como o relator deve avaliar um TCLE? Qual a importância de um representante de um usuário (um membro da comunidade) no comitê de ética? entre outras", ressalta.  

Ainda, "voltamos mais confiantes e preparados para continuarmos as atividades do Comitê de Ética da UNIDAVI. Iremos disseminar as informações o quanto antes para os pesquisadores e membros do Comite", completa Josie. 

De acordo com a Secretária Jessica, o evento foi muito produtivo e contribuiu de forma significativa para melhorar a tramitação dos processos de pesquisa. "Principalmente em relação às pesquisas nas áreas sociais e humanas tendo em vista que a Resolução que as norteia é recente e com isso havia dúvidas se estávamos seguindo um caminho certo", comenta. 

Informe-se sobre projetos e datas de submissão: etica.unidavi.edu.br. 

Compartilhe a notícia: