Notícias

Cartas...

07/11/2017


Até 04 de dezembro o Bloco G será palco da Exposição "Reproduções das cartas entre Fritz Müller e Charles Darwin", organizada pela Historiadora Ana Maria Ludwig Moraes. A abertura do evento aconteceu na noite de ontem(06), com visita guiada por Ana Maria.

A Mostra conta a vida de Fritz Müller, que viveu em Blumenau em meados do século 19, e reproduz trechos da correspondência entre ele e o naturalista inglês Charles Darwin. "Os registros históricos trazem conteúdos relevantes sobre a teoria da evolução das espécies e sobre o tempo em que Müller vivia em Florianópolis, na época, Desterro", explica Ana Maria.  

Em uma das cartas, de 1865, Müller falou da beleza da Ilha de Santa Catarina e já lamentava o desaparecimento das matas virgens da Capital. Foram as correspondências que uniram os pesquisadores, que nunca se viram pessoalmente. 

Foi uma amizade que surgiu a partir de uma leitura que Darwin fez da obra de Müller intitulada Para Darwin, de 1865. Esta troca de cartas, confidências e amizade, durou até 1882, ano em que Darwin morreu. Müller ganhou projeção como pesquisador e, por muito tempo, se correspondeu com outros cientistas renomados.

Compartilhe a notícia: