Notícias

Quase 50% dos professores no País

31/01/2017


Dia 23 de janeiro a Folha de São Paulo publicou a matéria "Quase 50% dos professores não têm formação na matéria que ensinam". Um levantamento aponta que 46% dos docentes do ensino médio, no País, dão aula sem graduação na área.

 

Para o Sociólogo e Docente da UNIDAVI, Prof. M.e Ilson Paulo Ramos Blogoslawski, esta é uma situação que preocupa, pois as aulas ficam bastante comprometidas. "Quando o docente não domina o assunto, como irá repassar esse conhecimento? Outra questão é: como este aluno sairá do Ensino Médio?", comenta.

 

Segundo o texto, redigido por Paulo Saldaña, são 228 mil professores de ensino médio que dão todas ou alguma aula em disciplinas para as quais não têm formação. "Um total de 494 mil docentes trabalham na etapa. Assim, pouco mais da metade (54%) tem formação adequada em todas as disciplinas em que atua", escreve.

 

Ainda, de acordo com a matéria, o Ministério da Educação (MEC) não tem um plano específico para formação de professores para atender as linhas de aprofundamento previstas na reforma. A pasta ressalta, entretanto, que a situação pode ser melhorada com um esforço dos Estados e dos municípios, com apoio da União e com cursos de complementação pedagógica. "Isto resolve, em grande medida, a questões ligadas ao conteúdo que os professores precisam dominar", afirmou, em nota, a Secretária Executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro.

 

UNIDAVI, há 50 anos o lugar onde você merece estar!

Compartilhe a notícia: