Observatório Social de Rio do Sul

31/01/2017

O Observatório Social - OS é uma associação civil sem fins lucrativos. Em Rio do Sul, acompanha a gestão pública e o legislativo municipal desde a fundação, 25 de agosto de 2014. É um espaço democrático e apartidário, que reúne o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com vistas a contribuir para a melhoria da gestão pública, atuando em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.

O trabalho é desenvolvido por voluntários. O Conselho de Administração é composto por um presidente e quatro vice-presidentes e o Conselho Fiscal abriga três titulares e três suplentes. O quadro de voluntários do OS Rio do Sul integra diversos profissionais, entre professores, contadores, advogados, engenheiros, empresários, administradores, auxiliar administrativo, de vendas e de marketing, profissionais da área de Tecnologia da Informação, autônomos, aposentados e estudantes. Hoje o OS conta com o auxílio de 35 pessoas.

Para ser voluntário é preciso ser apartidário, ter a ficha limpa, ter boa vontade, compromisso com a verdade, conhecimento e disponibilidade para dedicar um pouco de tempo em favor do município de Rio do Sul.

Os colaboradores podem:

·         acompanhar as compras da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, desde a publicação do edital, com a conferência por um checklist;

·         ligar para empresas do ramo informando abertura da licitação;

·         realizar pesquisas de mercado;

·         participar da sessão pública de lances, até a entrega de materiais e verificação de obras públicas;

·         coletar informações e dados para realizar avaliação de contratos e gestão; contribuir em campanhas de educação e divulgação do OS Rio do Sul;

·         realizar pesquisas de boas práticas, com modelos de outras administrações, observatórios ou empresas privadas, para posterior sugestão ao executivo e/ou legislativo.

O OS Rio do Sul, por meio de parceria com as universidades, também conta com o apoio de bolsistas nessa área. A UNIDAVI auxilia a associação desde setembro de 2015. Os acadêmicos podem contribuir fazendo Trabalhos de Curso (TC's) relacionados à administração pública e que podem ser convertidos em horas extracurriculares, além de pesquisas em diversas áreas para divulgação à sociedade e a realização de artigos para publicação.

Em 2016 o OS realizou a primeira ação voltada à cidadania fiscal, em parceria com a Corregedoria Geral da União - CGU e o Instituto Mauricio de Souza. Houve a efetivação do programa "Um por todos e todos por um!" Pela ética e cidadania. O projeto atendeu aproximadamente 200 crianças, dos 3º e 4º anos, que tiveram a oportunidade de ludicamente assimilar valores morais e entender a importância da participação social, democracia, conscientização cidadã e respeito à diversidade. O programa terá continuidade em 2017, abrangendo, a princípio, outras quatro escolas.

O lema dos Observatórios Sociais é: "Indignar-se é importante, atitude é fundamental". Para o Presidente do OS Rio do Sul, Jean Sandro Pedroso, só falar e reclamar não basta. "O sentimento que a gente tem é que alguém tem que fazer alguma coisa. Quando conheci o Observatório Social entendi que esse alguém sou eu mesmo, ou seja, é cada um de nós", disse Pedroso. Ele argumentou que, apesar da sensação de que a política está contaminada, se envolver com ela é necessário para promover as mudanças que são tão esperadas, não só para evitar a corrupção, mas para garantir a melhor aplicação do dinheiro público.

Esse é o papel do OS, uma ferramenta para o controle social, com palestras de sensibilização para conscientizar as pessoas de que a transformação que se quer, só virá com a participação.

Além de ser voluntários, cidadãos podem contribuir com doações para o desenvolvimento das atividades:

por boleto bancário: (solicitar pelo e-mail osriodosul@gmail.com)

por pagseguro: https://pagseguro.uol.com.br/checkout/nc/nl/donation/sender-identification.jhtml?t=30f9fca90baf190365afc3c4809f04614b0adf9d278db744#rmcl

Indignar-se é importante, atitude é fundamental!

Contribua você também!

Informações: