Notícias

UNIDAVI inicia intercâmbio com faculdade americana

03/07/2006


UNIDAVI inicia intercâmbio com faculdade americana

A UNIDAVI recebeu essa semana a visita de representantes da  Casper College, faculdade da cidade de Casper, estado de Wyoming (EUA), visando Acordo de Cooperação para intercâmbio de estudantes e  professores.  As professoras, Dorly Piske (natural do Alto Vale e tradutora), Kirstie Auzqui, responsável pelo departamento de  procedimentos acadêmicos  e Lynda Durham, coordenadora do setor de Língua Estrangeira e do curso de Letras, se reuniram com  pró-reitores e coordenadores de cursos para discutir o assunto. < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

   O encontro, na manhã de quarta-feira, dia 28, serviu para que as duas instituições se conhecessem melhor. E  ficou constatado que são bastante parecidas quanto ao número e perfil dos  alunos, cursos oferecidos,  características e condições socioeconômicas da região onde estão inseridas. Os presentes esclareceram dúvidas em relação ao futuro intercâmbio e, em seguida,  as professoras  iniciaram visita às dependências da universidade. 

    Na manhã seguinte, 29, houve outra reunião, esta para o  planejamento de ações. Nela foi definido e redigido o Protocolo de Acordo de Cooperação Internacional, para posterior aprovação e viabilização.  A idéia é que,  a partir de 2007,   a cada semestre letivo, cerca de 10 pessoas, entre estudantes e professores, venham para a UNIDAVI estudar e trocar experiências  e esse mesmo número siga  daqui  para a Casper College. 

     Além da definição do Protocolo a equipe também passa a organizar a logística que viabilizará o Acordo: transporte, alojamento e programa de cursos nas diversas áreas de conhecimento a serem contempladas.  O estudo das línguas inglesa e portuguesa para os candidatos ao intercâmbio, antes da viagem,  também é um dos pontos a serem agora  definidos.

      A vinda das representantes da Casper College  ao Brasil foi organizada pelo professor, Ingobert Piske, responsável pelo setor de Relações Internacionais da UNIDAVI,  com o apoio das pró-reitorias de Ensino (PROEN) e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX). As professoras passam seis dias em Rio do Sul, entre 25 e 30,  quando também visitam empresas e instituições  em outros municípios do Alto Vale. 

 

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: