Últimas Notícias
Notícias
UNIDAVI assina convênio para projeto social
12/05/2006
UNIDAVI assina convênio para projeto social
O reitor, Viegand Eger, assinou na manhã dessa quinta-feira, dia 11, em Brasília, a Carta de Acordo do Programa Específico de Promoção e Apoio ao Processo de Inclusão Produtiva, do Governo Federal. O ato ocorreu na Esplanada dos Ministérios com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias e do representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/Brasil), Lucien Muñoz, além de reitores das demais universidades selecionadas. < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
O Programa, que reúne projetos de inclusão produtiva para jovens, é desenvolvido em parceria entre o MDS e PNUD/Brasil e envolve instituições de Ensino Superior para capacitação de cidadãos em atividades auto-sustentáveis.
Foram aprovados 38 projetos de 28 instituições do País. A UNIDAVI entrou na primeira seleção pública para o Programa e participa com o projeto: ¿Capacitação de famílias para a formação do sujeito trabalhador na prestação de serviços de jardinagem, paisagismo e produção de espécies vegetais nativas, exóticas e ornamentais¿, coordenado pela Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX).
Durante oito meses, serão desenvolvidos trabalhos de educação ambiental com cerca de 40 famílias carentes, principalmente com jovens entre 18 a 24 anos, residentes no Vale do Itajaí. Ocorrerão palestras, oficinas, plantio de mudas e implantação de práticas agroecológicas.
A seleção dos participantes ficará a cargo das secretarias de Assistência Social dos municípios envolvidos. O projeto prevê a construção de um viveiro de plantas no Parque Universitário Norberto Frahm (PUNF), em Rio do Sul, além do envolvimento de acadêmicos de Ecologia e Ciências Biológicas. O objetivo é criar uma fonte de renda para a melhoria da qualidade de vida, através da capacitação de trabalhadores que possam atuar no paisagismo e jardinagem de residências, construções civis e praças públicas com a parceria de prefeituras da região.
O monitoramento das atividades será realizado por professores das instituições envolvidas. A UNIDAVI disponibilizará toda a estrutura para as aulas teóricas como salas de aulas, biblioteca e equipamentos multimídia, além de recursos externos, já que o projeto terá o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br