Últimas Notícias
Notícias
Corpo docente ensina e aprende
17/02/2006
Corpo docente ensina e aprende
Cerca de 150 professores da UNIDAVI estiveram envolvidos na nona edição do Fórum Acadêmico que ocorreu durante três noites dessa semana. Com o tema: ¿Universidade: consolidando caminhos frente aos novos desafios¿, o evento foi realizado nos dias 14, 15 e 16, no Parque Universitário Norberto Frahm e no câmpus principal. < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
O destaque da primeira noite foi a palestra do professor Doutor, Ivo Marcos Theis da Fundação Universidade Regional de Blumenau ¿ FURB. Ele falou sobre o tema: ¿Qual universidade, para quem, para quê?¿ e traçou um perfil do ensino superior no mundo, no Brasil e em Santa Catarina. Doutor em Geografia pela Universidade de Tuebingen, na Alemanha, e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC), Theis também desenvolve e participa de vários projetos de pesquisa e já possui vários livros publicados.
Outros dois convidados foram debatedores da palestra: o professor Mestre em Educação, João Arnoldo Gascho, do Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ) e a professora doutoranda em Inteligência Organizacional pela UFSC, Sônia Novaes Estácio, que atua na UNIDAVI, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e no Senai.
A segunda noite foi reservada para ¿Informes¿ com a pró-reitora de Ensino, Niladir Butzke e com palestra do professor, Udo Siebert sobre: ¿Recredenciamento ¿ Um processo para a continuidade da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí¿, além de relatos de experiências.
O último dia do evento, 16, foi destinado aos minicursos, que trataram de temas como: o uso de tecnologia em sala de aula; avaliação da prática docente; ética na pesquisa e orientações para elaboração de Planos de Trabalhos Pedagógicos (PTPs).
Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), através do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPE), o Fórum ocorre todos os semestres, na semana que antecede o início das aulas. O objetivo da nona edição foi ampliar o espaço de reflexão acerca dos desafios educacionais e assuntos referentes ao cotidiano profissional e proporcionar ainda troca de experiências e discussões que contribuam no processo de consolidação da universidade e também a integração de novos docentes ao ambiente acadêmico.
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br