Notícias

UNIDAVI apresenta projetos para Usina Salto Pilão

05/10/2006


UNIDAVI apresenta projetos para Usina Salto Pilão

    Com a retomada dos trabalhos de construção da  Usina Hidrelétrica de Salto Pilão (Ibirama),  representantes do Consórcio responsável pelas obras estiveram na UNIDAVI  com o objetivo de firmar parceria para o desenvolvimento de projetos ambientais.  O grupo, formado pelo consultor do Consórcio Salto Pilão, Carlos Alberto Zen; pela gerente ambiental,  Jucimar Aparecida Guedes, da Geoambiente Sensoriamento Remoto; pelo reitor, Viegand Eger, e demais membros da universidade ligados aos projetos,  se reuniu  na manhã de terça-feira, dia 3, no câmpus Rio do Sul,  para troca de informações.  < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

      Há dois anos a UNIDAVI apresentou ao Consórcio seis projetos  a serem desenvolvidos por acadêmicos dos cursos de Gestão;  Ecologia; Ciências Biológicas e Turismo, alguns inclusive em parceria com outras universidades e agora, com o início das obras,  está tendo um retorno.

       De acordo com Jucimar, a visita está sendo realizada em todas as universidades para rever as propostas. ¿No momento a empresa está avaliando os projetos e refazendo os termos de referência para a contratação dos serviços. O próximo passo  é firmar parcerias na região¿,explica. 


    Os projetos apresentados pela UNIDAVI, e que também a partir da visita estão sendo revistos e atualizados pela instituição, envolve: implantação  da faixa de proteção ciliar; apoio ao ecoturismo; capacitação de mão-de-bra; preservação e manutenção do patrimônio turístico, histórico, cultural e paisagístico e monitoramento e conservação dos recursos da fauna íctica.

     O reitor,  Vigand Eger,  destaca a  importância da parceria da Universidade no programa. ¿A presença de nossos acadêmicos nos projetos de preservação ambiental e turística e o conhecimento a ser  adquirido e repassado são  fundamentais para  amenizar os impactos a serem causados pela obra e para  favorecer e participar do desenvolvimento regional¿, comenta.  

 

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: