Notícias

Universidade abre Núcleo especial

21/06/2005


Universidade abre Núcleo especial

    A UNIDAVI  colocou em funcionamento o Núcleo de Orientação a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NOPNE). Sua primeira atividade ocorreu no sábado, dia 11, quando participou do 7º Pedágio da APAE com o apoio de acadêmicos voluntários de diversos cursos da universidade. < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

      O NOPNE, que surgiu a partir de um projeto da psicóloga e professora,  Carla Adriana Silva em 2004,  é responsável pelo desenvolvimento de ações que propiciem a inclusão em todos os níveis de ensino.   Seu objetivo é mediar as relações que envolvem o processo de ensino e aprendizagem e que devam contribuir para a inclusão na universidade do aluno com necessidades especiais. ¿A intenção é criar a cultura da educação para a convivência, a aceitação das diferenças e, principalmente, a quebra de barreiras educacionais e atitudinais¿, argumenta Carla.

      O Núcleo, ligado à Pró-reitoria de Ensino (PROEN), conta com profissionais especializados nas áreas da Pedagogia, Psicologia e Psicopedagogia. Uma  equipe que atua na formação continuada de professores; na articulação de projetos de pesquisa  e extensão - desenvolvidos nos cursos de Graduação e Pós-Graduação e cujo objeto de estudo ou proposta de atuação se relaciona às necessidades especiais ¿ e ainda  que visa a proporcionar informações e momentos de reflexão para que os alunos especiais  possam usufruir de condições mais favoráveis à sua inclusão.

 

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: