Últimas Notícias
Notícias
UNIDAVI recebe alfabetizadores do Maranhão
18/02/2005
UNIDAVI recebe alfabetizadores do Maranhão
A UNIDAVI, através do Programa Alfabetização Solidária, recebe nesse domingo, dia 20, um grupo de professores vindo dos municípios de Bacuri e Bacurituba, ambos situados no Maranhão. Os alfabetizadores permanecerão em Rio do Sul até o dia 28 de fevereiro participando de um curso de capacitação ministrado por professores da Educação Básica UNIDAVI, acadêmicos e voluntários.
O grupo, que desembarca no Aeroporto de Florianópolis na noite de sábado e faz o trajeto de ônibus até Rio do Sul, já terá atividades na tarde desse domingo. A reitoria da universidade irá recepcioná-lo na manhã de segunda-feira, dia 21, no câmpus.
Cada localidade estará representada por 10 alfabetizadores, um monitor e um coordenador, totalizando assim 24 pessoas. Após a capacitação teórica e prática eles passarão a ensinar jovens e adultos. A meta é que cada alfabetizador ensine a ler, escrever e calcular, no mínimo 25 alunos.
A capacitação dos alfabetizadores de Bacuri e Bacurituba iniciou em agosto de 2004 com a ida da professora Bernadete Theis e do funcionário, Eduardo Antunes do Livramento, respectivamente responsável pela área pedagógica e gestor administrativo do Programa na UNIDAVI. Em outubro foi a vez das acadêmicas da 3º fase do curso de Enfermagem, Rosangela Freitas Mees e Terezinha Lanznaster ministrarem novo treinamento naqueles municípios.
O Programa Alfabetização Solidária, projeto do Governo Federal, tem como objetivo minimizar os índices de analfabetismo em comunidades carentes com o auxílio de instituições de ensino superior. Na UNIDAVI o Programa é desenvolvido pelo Departamento de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX) que vem participando desde 1997. Nesse período já atendeu a outros seis municípios: Serra Talhada e Jurema, em Pernambuco e Glória, Santa Brígida, Chorrochó e Curaçá na Bahia.
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br