Notícias

FATMA autoriza substituição de árvores

28/10/2005


FATMA autoriza substituição de árvores

    A área ecológica localizada no encontro dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste, centro de Rio do Sul, passará por transformações nos próximos dias. A UNIDAVI recebeu autorização da Fundação do Meio Ambiente (FATMA), através da Coordenadoria Regional do Vale do Itajaí (CERVI), para a  substituição de 54 árvores da espécie Pinus ssp,  por 300 mudas de árvores nativas da região.  A intenção é recompor parte da mata ciliar no Parque Universitário Norberto Frahm, que encontra-se prejudicada pela erosão.  < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

   A Autorização Ambiental Nº 171/05, expedida pelo coordenador regional da CERVI, Júlio César Coelho, aprovou o projeto de revegetação. São 250 metros na faixa marginal direita do Rio Itajaí do Oeste que sofrerão alterações, em uma área que é considerada de Preservação Permanente.

   A vistoria feita pela FATMA detectou que ¿o terreno é plano e ondulado; várias árvores estão com inclinação acentuada e ameaçam cair dentro do rio, causando desmoronamento das margens¿, motivo pelo qual serão substituídas. O relatório técnico registra ainda que algumas árvores  já caíram no rio, o que acabou prejudicando a vegetação no local.

   O diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FACITEC) da UNIDAVI e biólogo, Dalmir da Silva, elaborou o projeto que assegura todas as medidas para minimizar os impactos ambientais e a segurança durante a derrubada.  O projeto de  revegetação do Parque Universitário iniciou em  2000 pela UNIDAVI. Agora, na metade de 2005, teve início o processo de estaquia no local, com estacas retiradas de árvores já adultas.  

   O próximo passo é contratar a empresa que irá executar o corte e retirada das árvores. As interessadas  devem encaminhar propostas para o Departamento de Compras da universidade. Os contatos podem ser feitos através do e-mail compras@unidavi.edu.br ou pelo telefone 531-6025, com Josué Bilck. A execução do projeto estará sendo acompanhada pelos acadêmicos e professores do curso de Ecologia. 

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: