Notícias

UNIDAVI ontem e hoje

06/07/2004


UNIDAVI ontem e hoje

  A história do ensino superior no Alto Vale iniciou na década de 60, por decisão de um grupo de jovens empreendedores que acreditava no potencial da região. O que começou como desejo de desenvolvimento transformou-se em sonho realizado no dia 7 de julho de 1966 com a criação da Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí ¿ FEDAVI. O sonho prosperou e em julho de 2001 tornou-se Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí ¿ UNIDAVI.

 

   Hoje, ao completar 38 anos, a UNIDAVI é administrada por um de seus fundadores, o professor Viegand Eger e vive um novo tempo. Um tempo de consolidação de seus cursos e estrutura física. Com sede em Rio do Sul, possui ainda campus em Taió, Ituporanga e Presidente Getúlio. Atende cerca de 4.400 alunos em cursos de graduação e pós-graduação, além da Educação Básica e Educação Profissional. Envolve também outras 600 pessoas em seus projetos de pesquisa e extensão.

   Na área da pesquisa somente para 2004 foram aprovados 48 projetos de Iniciação Científica e 10 de extensão a serem desenvolvidos no Alto Vale. Também nesse ano, três projetos especiais de pesquisa foram aprovados pela Fundação de Ciência e Tecnologia (Funcitec): "Repensando e Inovando a Avaliação do Ensino e da Aprendizagem nos cursos de graduação da UNIDAVI"; "Mídia e Conhecimento do Alto Vale do Itajaí ¿ Telemedicina";  "Clusters Turísticos: Um processo de integração cooperativada da Serra Catarinense".

   A universidade promove ainda semestralmente congressos internos de Iniciação Científica e integrados com outras universidades. O conteúdo relacionado à área também é publicado na Revista Científica "Caminhos" , que está em sua segunda edição.

Projetos especiais

   Nesses primeiros seis meses de 2004 o reitor Viegand Eger já assinou diversos convênios que possibilitam a troca de experiências e aquisição de recursos públicos e privados que visam a consolidação da universidade e o desenvolvimento regional. "A prioridade é atingirmos a excelência máxima nas atividades do Ensino, da Pesquisa e da Extensão e para isso buscamos a parceria de todos, principalmente da comunidade do Alto Vale", salienta o reitor.

   Entre os projetos em andamento está a implantação da Incubadora de Base Tecnológica no Parque Universitário Norberto Frahm em Rio do Sul. O convênio para o repasse de recursos financeiros foi assinado com a Fundação de Ciência e Tecnologia (Funcitec) em março. Viabilizará a estrutura física e técnica do projeto que atuará como incubadora e pré-incubadora de empresas de base tecnológica e de serviços em diversas áreas. As obras já começaram.

   Projetos voltados diretamente à comunidade também estão em evidência. Para o dia 24 de julho já está marcada a oitava edição do Desperta Cidadão. Um programa que oferece inúmeros serviços gratuitos e de qualidade das 8h às 17h. Várias entidades rio-sulenses parceiras da UNIDAVI já confirmaram presença no Programa.

   Outro trabalho de extensão desenvolvido pela UNIDAVI é o Projeto Vida em Equilíbrio (PROVE) que abre inscrições para o próximo semestre a partir do dia 19 de julho em todos os campi. Com preços acessíveis o PROVE estimula o retorno as aulas para maiores de 15 anos buscando a melhoria da qualidade de vida. Alguns cursos estão voltados especialmente para os integrantes da terceira idade e todos são ministrados por profissionais especializados.

   Nesse segundo semestre letivo de 2004 o PROVE está oferecendo dois novos subprodutos: o Universidade Vida em Equilíbrio (UVE) e o Prove Mirim. O UVE é um curso de extensão universitária que tem como objetivo favorecer a entrada na universidade das pessoas maiores de 40 anos. Seu propósito é também o de desenvolver atividades que considerem as perspectivas da educação continuada e a necessidade de estimular o resgate da cidadania. O Prove Mirim oferece cursos voltados a crianças de 7 a 14 anos entre eles: Alimentação Natural e Ioga, Teatro e Circo; Dança Moderna e Jazz e ainda oficina de Street Dance e Hip Hop.

 

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: