Notícias

Proposto intercâmbio com universidade italiana

23/03/2004


Proposto intercâmbio com universidade italiana

   A UNIDAVI encaminhou à Universidade de Trento, na Itália, proposta para futuros intercâmbios entre alunos e professores das duas universidades. O documento foi entregue há poucos dias durante visita de um grupo de trentinos a região do Alto Vale.

   O projeto, exposto pelo reitor Viegand Eger, visa "beneficiar dois focos de interesses mútuos de muita significação histórica e lingüística". Um deles faz com que alunos e professores da UNIDAVI, especialmente os de descendência trentina, possam freqüentar cursos de aperfeiçoamento na Universidade de Trento. O outro, beneficia professores e alunos daquela universidade permitindo que estes realizem pesquisas de campo na região do Alto Vale. Uma forma de conhecerem a realidade trentina, costumes, tradições, alimentação, música e dialeto.

   Essa troca de experiências, de acordo com o projeto, pode ser feita com custos bastante baixos. Quando viessem ao Brasil, os envolvidos italianos ficariam, por exemplo, alojados nas residências dos professores e alunos escalados para depois irem realizar seus estudos em Trento. O que em si já permitiria a aprendizagem de uma língua estrangeira.

  O reitor Viegand indicou o professor, Fiorelo Zanella para dar andamento ao projeto, cuja proposta está agora sendo analisada pela Universidade de Trento.

   A UNIDAVI também está criando um Centro de Relações Internacionais com o objetivo de orientar os estudantes daqui a buscarem oportunidades na Europa. Este projeto está sob a responsabilidade do professor doutor, Ingobert Piske, coordenador dos cursos de Pós-graduação UNIDAVI.

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: