Notícias

Parque Universitário abrigará incubadoras

12/02/2004


A UNIDAVI já poderá iniciar a implantação de incubadoras no Parque Universitário Norberto Frahm. Documento que aprova o repasse de R$ 225 mil, valor necessário para alavancar o projeto, foi entregue na tarde dessa quarta-feira, 11, ao reitor Viegand Eger pelo diretor da Fundação de Ciência e Tecnologia (Funcitec), Antonio Diomário Queiroz.

O coordenador de Pós-graduação e relações internacionais da UNIDAVI, Ingobert Piske, fez uma explanação do projeto no período da manhã. Estiveram presentes, além do diretor da Funcitec, o secretário de Desenvolvimento Regional, Ernani Dutra, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio do Sul (ACIRS), Germano Purnhagen e demais representantes de entidades que apoiam a implantação como Prefeitura de Rio do Sul, AMAVI, SIMMMERS, FACISC e FIESC.  

O convênio foi assinado no período da tarde no auditório do campus principal com a presença da "Caravana do Desenvolvimento" do governo do Estado e de lideranças dos setores econômicos do Alto Vale.  

A instalação de incubadoras no Parque Universitário, localizado no centro de Rio do Sul, tem como objetivo desenvolver um centro empresarial nas áreas de cerâmica, têxtil, agronegócios, ecologia, saúde, alimentos, química e biotecnologia. Também busca incentivar alunos e professores a desenvolverem seus projetos através de intercâmbios com outras empresas incubadas.  

A estrutura física oferece 12 módulos para incubação de empresas, 12 módulos de pré-incubadora, centros: administrativo, de treinamento e de pesquisas, acesso à informática e à comunicação com outras empresas.  

Ciência, Tecnologia e Inovação  

Também nessa quarta-feira, 11, a UNIDAVI apresentou à Funcitec solicitação de recursos para implantação do laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação. Uma parceria com a Fundação Educacional de Brusque (UNIFEBE) e com o Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). 

O projeto pretende promover o desenvolvimento científico e tecnológico em Santa Catarina, através do fomento à pesquisa e interação com todos os níveis das instituições científicas, dos complexos produtivos, do governo e da sociedade. 

As três instituições tem como missão a promoção do desenvolvimento regional e, para tanto, estão num processo integrado de geração de um curso de Mestrado de Gestão em Ciência e Tecnologia a ser futuramente ministrado na UNIDAVI. A UNIFEBE e a UNERJ, também entregaram à Funcitec uma carta de cooperação e parceria ao projeto. 

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP) 

sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: