Últimas Notícias
Notícias
UNIDAVI encaminha projetos ao Governo do Estado
15/12/2004
UNIDAVI encaminha projetos ao Governo do Estado
O reitor da UNIDAVI, Viegand Eger esteve nessa segunda-feira, dia 13, em Florianópolis para entregar pedido de convênio a três importantes projetos para o Alto Vale. A universidade busca recursos para a revitalização e fortalecimento do curso de Engenharia de Alimentos; implantação do Laboratório de Experimentação em Materiais e estudo para recuperação e conservação da Canela Sassafrás.
Acompanhado do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, Ernani Dutra, do diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia, Dalmir da Silva e do coordenador do curso de Ecologia, Jair Guchert, o reitor entregou os três projetos ao secretário de Estado da Educação e Inovação, em exercício, e também diretor geral da Fundação de Ciência e Tecnologia (Funcitec), Antônio Diomário de Queiroz. Receptivo aos pedidos, Queiroz afirmou que "desencadeará esforços no sentido de canalizar recursos para a execução dos projetos".
As propostas de parceria elaboradas pela UNIDAVI já haviam sido aprovadas, em novembro, por unanimidade durante assembléia geral do Conselho de Desenvolvimento Regional e agora seguem em busca da viabilidade financeira.
Saiba mais sobre os projetos:
Engenharia de Alimentos:
Encaminhado à Secretaria de Estado da Educação e Inovação. Dentro da proposta do atual governo do Estado que visa a fomentar a implantação de cursos de caráter estratégico para o desenvolvimento regional em diversas microrregiões, a UNIDAVI propõe a parceria com a Secretaria e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), para a revitalização e fortalecimento do curso de Engenharia de Alimentos. Para o reitor, Viegand Eger, é de grande importância para o Alto Vale a formação de engenheiros de Alimentos com ênfase empreendedora. "Trata-se de uma alternativa estratégica de desenvolvimento, pois essa é uma região produtiva de matéria-prima para a indústria alimentícia, possíveis de serem industrializadas", explica. A introdução do Engenharia de Alimentos, oferecido no câmpus Rio do Sul, no Plano de Cursos Estratégicos do governo estadual, possibilitará que a UDESC apoie financeiramente o curso trazendo melhorias tanto estruturais como pedagógicas. Apesar de empreendedor, o curso é considerado de alto custo para a instituição e para as condições financeiras dos atuais alunos e futuros candidatos a uma vaga.Laboratório de Experimentação em Materiais:
Encaminhado à Fundação de Ciência e Tecnologia (Funcitec). A UNIDAVI elaborou este projeto considerando as exigências do mercado em produtos com certificado de qualidade, segundo critérios de normas técnicas. O espaço, a ser disponibilizado no câmpus Rio do Sul, possibilitará experimentos na resistência de três tipos de materiais: metal, madeira e concreto. Funcionará como laboratório do curso de Engenharia de Produção, porém não será exclusivamente didático, mas principalmente atuará na prestação de serviços, auxiliando as empresas na certificação de seus produtos.Estudo para conservação e recuperação da Canela Sassafrás: Encaminhado à Fundação de Ciência e Tecnologia (Funcitec). Sendo a região possuidora das características necessárias para recuperação da população da Canela Sassafrás, que hoje é prejudicada pelo desenvolvimento inconseqüente e incontrolável, gerando problemas inclusive ao meio ambiente, a universidade pretende realizar estudos na área. Desenvolvido pelo engenheiro florestal e professor do curso de Ecologia, Erwin Hugo Ressel Filho, junto a acadêmicos, o projeto se propõe ao trabalho de pesquisa e forma de conservação e repovoamento da espécie para futura extração.
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br