Notícias

UNIDAVI e Hospital Regional implantam "Telemedicina"

06/05/2003


A UNIDAVI e o Hospital Regional Alto Vale realizam nesta quarta-feira, dia 07, o II Seminário de Telemedicina do Alto Vale do Itajaí. Será no Auditório do Regional, centro de Rio do Sul, a partir das 19h. Porém antes da abertura, às 17h. ocorrerá a inauguração do software que possibilitará a implantação e início do treinamento de profissionais que atuarão no projeto de Telemedicina UNIDAVI/Hospital Regional.  

A idéia principal da Telemedicina é permitir aos profissionais de saúde que troquem informações sobre os exames realizados, bem como, visualizem as imagens de cada exame.  

Todo este processo, segundo os responsáveis pelo projeto, ocorre de forma segura. Quando os exames são utilizados para pesquisa, os dados são anonimizados e, caso um médico necessite acessar o exame de um paciente só poderá fazê-lo através de uma senha, garantindo que as informações não sejam repassadas a qualquer pessoa.  

O projeto de Telemedicina iniciou-se há aproximadamente dois anos, através de parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); a UNIDAVI e o Hospital Regional.  

No dia 25 de abril de 2003, realizaram-se demonstrações da utilização do software nas duas instituições. Nas apresentações foram repassadas algumas das vantagens desta tecnologia, entre elas a redução de custos, de tempo e de incômodo ao paciente, já que os exames poderão ser acessados de qualquer lugar, desde que este esteja conectado a rede de Telemedicina.  

SEMINÁRIO  

Com o objetivo de difundir novas tecnologias de Telemedicina e Teleradiologia, para que se possa reduzir gastos, agilizar e integrar serviços dentro e fora do hospital e dos consultórios a UNIDAVI e o Hospital Regional estão promovendo o II Seminário de Telemedicina do Alto Vale do Itajaí.  

Aberto para médicos, profissionais de saúde, professores e estudantes de medicina e informática, o Seminário terá como primeira palestra o tema: "Hospital sem Filme - Telemedicina" com o professor, médico e diretor de Radiologia do Hospital Universitário da UFSC, Luis Felipe Nobre, a partir das 19h.  

Em seguida haverá a palestra: "Computaçção sem fio no atendimento hospitalar" com o professor, doutor e coordenador do projeto Cyclops (Brasil/Alemanha) do Departamento de Informática e Estatística da UFSC, Aldo von Wangenheim.  

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)  

sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: