Últimas Notícias
Notícias
UNIDAVI capacita alfabetizadores de Pernambuco
13/03/2003
A UNIDAVI iniciou nesta segunda-feira, 10, o treinamento de mais um grupo de professores através do Programa Alfabetização Solidária. Vindos dos municípios de Jurema e Serra Talhada, situados em Pernambuco, os 21 professores permanecerão no campus de Rio do Sul até o dia 21 de março recebendo capacitação ministrada por professores e estudantes da UNIDAVI e membros da comunidade.
Ao retornarem para suas cidades de origem os alfabetizadores pernambucanos passarão a ensinar jovens e adultos acima de 15 anos durante 240 horas/aula - cerca de seis meses de atuação. A meta é ensinar a ler, escrever e calcular, no mínimo 25 alunos cada um.
A intenção do Programa Alfabetização Solidária, idealizado pelo governo federal, é minimizar os índices de analfabetismo em comunidades carentes, com o auxílio de instituições de ensino superior. A UNIDAVI está participando do Programa desde 1997 e já atuou em quatro municípios do interior da Bahia: Santa Brígida, Glória, Curaçá e Chorrochó, chegando agora ao Pernambuco.
O coordenador do Programa, Evandro André de Souza esteve visitando os municípios em fevereiro deste ano, afim de conhecer a realidade dos lugares e selecionar os professores que agora participam da capacitação na UNIDAVI.
O curso abrange cerca de 100 horas/aula e é ministrado, através de aulas e palestras, por professores da universidade, acadêmicos e membros da comunidade de forma voluntária. Na UNIDAVI o Programa é dirigido pela pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX). O coordenador Evandro é responsável pela área pedagógica do curso de capacitação e Eduardo Livramento por todo o processo de gestão da vinda e estadia dos pernambucanos em Rio do Sul.
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br