Notícias

Assinado intercâmbio entre UNIDAVI e Itália

10/03/2003


Um Acordo de Cooperação entre a UNIDAVI e a Universidade de Milão na Itália, estará possibilitando o intercâmbio de experiências e a colaboração recíproca no âmbito da pesquisa científica e atividades didáticas. A parceria entre a UNIDAVI e a Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM - Milão) foi oficializada na manhã desta segunda-feira, 10, com assinatura do acordo pelo reitor da UNIDAVI, Jaime Pasqualini. O documento chegou da Itália já assinado pelo reitor da universidade italiana, Giovanni Puglisi.  

Estiveram presentes no ato da assinatura o pró-reitor de Ensino, Francisco Fronza, o professor Fiorelo Zanella e os representantes da Italia Lavoro - Agência Técnica do Ministério do Trabalho da Itália, Andrea Molino e Marco Leopardi.  

O Acordo possibilitará, a cada ano, a ida de até cinco acadêmicos do Alto Vale para aquele País e a vinda de outros cinco estudantes italianos para cá. O objetivo é promover além da troca de estudantes, professores e pesquisadores, também a cooperação em projetos de pesquisa, a promoção de conferências, workshops e convênios, a troca de informações e publicações acadêmicas e ainda cursos de capacitação docente.  

"Reforçar a integração entre as duas universidades é iniciar o processo de internacionalização da UNIDAVI visando a qualidade de ensino", comentou o pró-reitor, Fronza.  

As discussões em torno do Acordo vêm ocorrendo desde o ano 2000 quando da visita de governantes italianos na região do Alto Vale. O convite havia partido do historiador taioense e professor da UNIDAVI, Fiorelo Zanella, um dos representantes do governo italiano no Brasil. "Naquela época fizemos um primeiro contato com o governo da Província de Belluno sobre o possível intercâmbio. Levamos a idéia ao reitor, Jaime Pasqualini que prontamente iniciou as conversações", explica Zanella.  

Em outubro de 2001 o professor retribuiu a visita àquele País e à Universidade de Feltre (cidade da Província de Belluno e campus da Universidade de Milão) ocasião em que levou as propostas da UNIDAVI para que fossem analisadas pelos dirigentes italianos, culminando hoje na assinatura definitiva do Acordo.  

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)  

sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: