Últimas Notícias
Notícias
Universidade recebe doação de Locomóvel
28/02/2003
O Museu da Madeira, planejado pela UNIDAVI para ser montado no Parque Universitário Norberto Frahm (Encontro dos Rios) em Rio do Sul, recebeu neste mês de fevereiro uma doação que enriquecerá seu acervo. Trata-se de um equipamento conhecido como Locomóvel, um tipo de caldeira a vapor utilizada nas décadas de 20, 30 e 40 para movimentar serrarias instaladas na região do Alto Vale.
A assinatura do termo de doação ocorreu na sala da reitoria da UNIDAVI entre o reitor, Jaime João Pasqualini e o industrial, Valdemiro Sofka, proprietário legitimo do equipamento. Residente no bairro Fundo Canoas Sofka, que atua na área de consertos deste tipo de maquinário, coletou as peças e remontou o Locomóvel que agora está sendo doado à universidade. "Éstamos resgatando a história da madeira que tanto representou ao crescimento regional", argumenta o reitor, Pasqualini.
Também, segundo o diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Comércio Exterior, Viegand Eger, que esteve na propriedade de Sofka para ver de perto o equipamento, a Locomóvel se apresenta em bom estado de funcionamento e com características e peças originais.
Fabricada pela empresa alemã Heinrich Lanz no ano de 1904, a máquina está passando por reformas e dentro do prazo máximo de 90 dias deverá ser encaminhada ao Parque Universitário, afim de compor o acervo já presente no local.
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br