Últimas Notícias
Notícias
Residência Médica forma primeiros alunos
26/02/2003
Nesta quarta-feira, 26, a UNIDAVI, a Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (FUSAVI) e a Coordenação de Residência Médica (COREME) realizam a formatura dos dois primeiros alunos do curso de Residência Médica do Hospital Regional Alto Vale de Rio do Sul. Na mesma cerimônia ocorre a Aula Magna para o reinício do curso a dois novos integrantes. A cerimônia está agendada para às 20h. no Auditório do Hospital Regional e a aula será ministrada pelo Secretário de Estado da Saúde, doutor Fernando Coruja Agustini.
Os concluintes do curso são os doutores, Ulysses Messias da Silva de Florianópolis e Ricardo Alexandre Manteuffel de Joinville. Os novos alunos são os doutores: Luis Eduardo Bacca de Rio do Sul e Paulo Júnior Alberton Michels oriundo de Criciúma.
O curso de Residência Médica tornou-se possível através de um convênio entre a UNIDAVI e a FUSAVI, aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) a partir de 2001. O curso tem extensão de dois anos e especialidade em Cirurgia Geral.
A idéia de se criar o Residência Médica, surgiu na possibilidade de um futuro curso de Medicina previsto no projeto da universidade. Sem contar numa série de vantagens para o hospital e comunidade do Alto Vale, como a disponibilidade de mais médicos para a população e a possibilidade do hospital receber recursos do Fator de Incentivo ao Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa em Saúde (FIDEP).
A especialização, destinada prioritariamente a profissionais recém-formados, passou por uma série de etapas. A partir de junho de 2000 dirigentes da UNIDAVI, do Hospital Regional e representantes dos profissionais de medicina da cidade estudaram a possibilidade e projetaram o curso. Em 2001 a Comissão Nacional de Residência Médica, vinculada ao MEC, aprovou o seu funcionamento.
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br