Unidades Curriculares

Curso de Arquitetura e Urbanismo

1 ª fase

  • Álgebra Linear e Geometria Analítica

    Presencial    60h

    Matrizes. Sistemas lineares. Vetores. Produto escalar, vetorial e misto. Retas e planos. Cônicas e Superfícies Quádricas.

  • Ateliê de Maquetes e Modelos

    Presencial    30h

    Modelos tridimensionais: noções básicas de proporção, escalas e espaço. Desenvolvimento de croquis e modelos tridimensionais: análise do entorno e seus elementos. Relação Interdisciplinar: Estudos da Forma I.

  • Estudo da Forma I

    Presencial    60h

    Introdução ao processo de pensar e organizar o espaço através do desenho a mão livre, com fundamentos da forma bidimensional: traço, proporção, desenho de observação e de figura humana. Princípios de composição: percepção, escala, equilíbrio, organização formal, luz, sombra, textura, verticalidade, proporção e profundidade e perspectiva. Estudos da Psicologia das Cores. Aplicabilidade de noções e técnicas aprendidas em exercícios de investigação da construção e da paisagem. Relação Interdisciplinar: Ateliê de Maquetes e Modelos.

  • História da Arte e Estética

    Disciplina Digital    60h

    Estudo crítico: Análise e síntese da produção artística ocidental compreendida a partir do final do século XVIII até a contemporaneidade. Interpretação dos fenômenos históricos e estéticos que fundamentam a compreensão das práticas artísticas e possibilitam a leitura de obras contemporâneas.

  • Introdução à Arquitetura e Urbanismo

    Presencial    30h

    Conceitos fundamentais de Arquitetura e Urbanismo: campo de atuação, o arquiteto frente a sociedade de compreensão de elementos construtivos da Arquitetura: função, estrutura e forma. Estudo de espaços e relações: aspectos socioculturais, físico-ambiental e estético-técnico; função, técnica e estética, produção e uso; Compreensão do processo de desenvolvimento de projeto: funções e etapas. Exercícios: leitura e percepções sobre a arquitetura e urbanismo. Relação Interdisciplinar: Ateliê de Modelos e Maquetes.

  • Linguagem e Métodos

    Disciplina Digital    60h

    A língua portuguesa e a comunicação oral e escrita. Adequação da linguagem aos diferentes níveis de linguagem. Aspectos linguístico-gramaticais aplicados aos textos orais e escritos. Linguagem oral: princípios da oratória, técnicas de apresentação pública, apresentações acadêmicas. Universidade: natureza do conhecimento, ensino, pesquisa e extensão. Ciência e método. Ética aplicada a pesquisa. Produção, normatização (ABNT) e estruturação dos gêneros textuais da esfera acadêmica.

2 ª fase

  • Cálculo I

    Presencial    60h

    Funções, Limites, Derivadas, Integrais indefinidas e definidas.

  • Desenho Arquitetônico

    Presencial    60h

    Introdução ao Desenho Arquitetônico; escala; simbologia, normatização, projeções cotadas, leitura e expressão gráfica da solução construtiva do objeto arquitetônico e do seu entorno. Técnicas de representação tridimensional: perspectivas isométrica, cavaleira e cônica, sombras. Elaboração de desenho arquitetônico de baixa complexidade.

  • Estudo da Forma II

    Presencial    60h

    Conceitos teórico-práticos: expressão e estudo dos objetos formais. Conceito da Forma: propriedades visuais, composição, decomposição, transformação, esquemas de ordenação, elementos definidores do espaço, formais e não-formais. Forma, estrutura e cor nas composições bi e tridimensionais. Exercícios práticos: aplicação dos conceitos e técnicas de desenho. Relação Interdisciplinar: Desenho Arquitetônico.

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos

    Disciplina Digital    60h

    Contexto histórico, sócio-político e Filosófico do surgimento da Nova Ciência; Indivíduo e Sociedade; As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores; Cultura, identidade e diversidade cultural; Direitos Humanos; Relações étnico- raciais e de gênero; Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

  • Modelagem dos Sistemas Estruturais

    Presencial    30h

    Contato com modelos: análise qualitativa do comportamento de barras, lâminas, blocos e diversos sistemas estruturais. Noções intuitivas de equilíbrio, vínculos e graus de liberdade esforços solicitantes básicos. Propriedades e comportamento elástico dos materiais; evolução histórica dos sistemas estruturais e observação de sistemas na natureza.

  • Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I

    Disciplina Digital    30h

    Compreensão das primeiras formações urbanas: desenvolvimento das cidades e da arquitetura percorrendo os períodos da Pré História, da Antiguidade Clássica do Egito, e a Idade Média. Estudo das formas arquitetônicas: edificações e monumentos representativos do período. Relação Interdisciplinar: Ateliê de Projeto Arq. e Urbanismo I; Fundamentos Antropológicos e Sociológicos.

3 ª fase

  • Ateliê de Projeto de Arquitetura e Urbanismo I

    Presencial    60h

    O contexto e suas relações: Leitura do Lugar. Noções de escala. Etapas do processo de projeto. Projeto em ambiente urbano consolidado: integração arquitetura, urbanismo, paisagismo e tecnologia. Proposta requalificadora do lugar. Anteprojeto Arquitetônico de baixa complexidade: usuário, programa de necessidades, conceito e partido. Relação Interdisciplinar: Desenho Arquitetônico por computador.

  • Desenho Arquitetônico por Computador

    Disciplina Digital    90h

    Introdução ao Desenho Arquitetônico; escala; simbologia, normatização, projeções cotadas;leitura e expressão gráfica da solução construtiva do objeto arquitetônico e do seu entorno. Técnicas de representação tridimensional: perspectivas isométrica, cavaleira e cônica, sombras. Elaboração de desenho arquitetônico de baixa complexidade para avaliação final. Relação Interdisciplinar: Ateliê de Arquitetura e Urbanismo I.

  • Geologia e Geotecnia

    Disciplina Digital    30h

    Compreender as questões relacionadas à formação geológicas do Planeta, à gênese e utilização dos solos, à ocupação urbana e preservação de ambientes geológicos críticos e vulneráveis: Conhecer as estruturas e características da Terra, tectônicas de placas, formação e transformações de rochas e dos solos, hidrologia, geologia do Brasil, de Santa Catarina e regional, com ênfase em ambientes geológicos críticos e vulneráveis. Métodos de investigação dos solos.

  • Mecânica Geral

    Presencial    60h

    Estática dos pontos materiais. Sistemas equivalentes de força. Equilíbrio dos corpos rígidos. Centroides e baricentros. Treliças. Forças em vigas e cabos. Atrito. Momento de inércia. Cinemática e dinâmica dos corpos rígidos.

  • Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo II

    Disciplina Digital    30h

    Compreensão da Idade Moderna: Renascimento científico e cultural e seus impactos na arquitetura e nas cidades. Reforma e Contra Reforma: Barroco, Rococó, e suas características na Europa e Brasil. Revolução Industrial: impactos na arquitetura, novos materiais e métodos de ensino. Estilos Historicistas: Neoclassicismo e Neogótico, a arquitetura do ferro, e o suas contribuições na Europa, no Brasil e nos EUA.Relação interdisciplinar: Ateliê de Arquitetura e Urbanismo I.

  • Topografia

    Presencial    60h

    Métodos de levantamentos planialtimétricos expeditos e regulares. Representação de relevo: solo, perfis, demarcação de lotes, cortes e aterros. Curvas e cálculos de volumes de terra. Demarcação com instrumentos. Noções de aerofotogrametria. Aplicação para projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo: enfoque no estudo de modelagem do terreno com emprego das curvas de nível. Relação Interdisciplinar: Ateliê de Projeto de Arquitetura e Urbanismo I.

4 ª fase

  • Ateliê de Projeto de Arquitetura e Urbanismo II

    Presencial    90h

    Estudo do Lote: Análise para a proposta de ocupação, relação com o entorno, paisagens, espaços públicos e privado. Conhecer Legislações aplicáveis; Elaboração de estudos de referenciais arquitetônicos para formação de repertório projetual, para elaboração de projeto arquitetônico residencial unifamiliar; Aplicabilidade de abordagens conceituais e metodológicas. Relação Interdisciplinar: Perspectiva e representação gráfica por computador, Conforto ambiental térmico, Materiais e Revestimentos.

  • Conforto Ambiental Térmico

    Disciplina Digital    60h

    Clima e arquitetura: relação entre as condicionantes climáticas e o ambiente construído; condições e fundamentos do conforto térmico no ambiente construído; evolução das tipologias arquitetônicas e sua relação com o condicionamento térmico; trocas térmicas entre a edificação e o meio; propriedades térmicas dos materiais de construção; estratégias bioclimáticas; forma e configuração das envoltórias. Clima e o meio urbano: Efeito ilhas de calor urbano; efeitos da vegetação sobre a climatização do meio urbano. 

  • Materiais e Revestimentos

    Presencial    60h

    Conhecimentos e técnicas aplicáveis ao processo construtivo; qualidade produção artesanal e produção industrial: materiais mais usuais para construção civil. Técnicas construtivas alternativas. Atividades de laboratório. Reconhecer e identificar aspectos importantes da locação de uma obra: prospecção geológica, sondagens, topografia; cortes, aterros e reaterros; taludes e meios de proteção de taludes e encostas; fundações e cortinas de contenção. Reconhecer e identificar: fundações; sistemas de alvenaria autoportante, estrutura de concreto armado como fôrmas, cimbramento e composição dos materiais. 

  • Perspectiva e Representação Gráfica 3D por Computador

    Disciplina Digital    60h

    Perspectiva arquitetônica: história, conceitos, princípios e aplicação de perspectivas cônicas e axonométricas de edificações e do meio urbano. Modelagem tridimensional do objeto arquitetônico e ambiente urbanizado utilizando ferramentas computadorizadas: utilização de softwares de modelagem paramétrica e não paramétrica para a produção de maquetes eletrônicas, imagens foto-realísticas e animações. Relação Interdisciplinar: Ateliê de Projeto de Arquitetura e Urb II, Conforto Ambiental Térmico, Ateliê de Planejamento Urbano I.

  • Resistência dos Materiais

    Presencial    60h

    Ações em estruturas. Vínculos e reações de apoio. Tensão. Deformação. Propriedades mecânicas dos materiais. Tração e compressão. Cisalhamento. Torção. Flexão simples. Flexão composta.

  • Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo III

    Presencial    30h

    Os movimentos de vanguarda que precedem o modernismo. O movimento moderno em arquitetura: o papel dos "mestres" (Le Corbusier, W. Gropius, Mies van der Rohe, Frank L. Wright), e a simultaneidade com o Brasil. Relação interdisciplinar: Ateliê de Projeto de Arquitetura e Urbanismo II.

5 ª fase

  • Ateliê de Planejamento Urbano I

    Presencial    90h

    Urbanismo e urbanização: Teorias e ideologias do Urbanismo. Projeto Urbano: teorias, processos, métodos e técnicas de obtenção, análise e interpretação de dados e informações para o planejamento urbano. A noção de escala do ambiente construído: percepção e leitura do espaço urbano e sua constituição morfológica. A cidade: concepções e processo de ocupação.. O parcelamento do solo: glebas e loteamentos. Plano Diretor Participativo: conceitos e métodos de elaboração, implantação e controle. Estatuto da Cidade: diretrizes gerais, instrumentos de Política Urbana, Parcelamento, edificação ou utilização compulsórios, Gestão Democrática. Relação interdisciplinar: e Ateliê de projeto Arquitetura e Urbanismo III.

  • Ateliê de Projeto de Arquitetura e Urbanismo III

    Presencial    90h

    Relação do objeto arquitetônico e o contexto urbano: escala; função social; inter-relação entre as edificações; inter-relação entre espaços públicos e privados, associação dos elementos materiais e imateriais constituintes da paisagem do lugar e o ambiente construído; Repertório arquitetônico: exemplos significativos de objetos arquitetônicos e urbanísticos. 

  • Ergonomia

    Disciplina Digital    30h

    Noções históricas. Conceito e campo de aplicação: na arquitetura social e relações entre atividade do usuário e ambiente físico. Apresentação de abordagens e métodos utilizados. Aplicabilidade em exercícios e estudos: projeto de interiores, análise de demandas, proposição de diagnóstico e soluções. Relação interdisciplinar: Ateliê de Projeto de Arq e Urb. III.

  • Introdução à Sustentabilidade na Arquitetura

    Disciplina Digital    30h

    Estudo dos ODS/ONU: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Discussão de conceitos fundamentais acerca da questão ambiental e a construção sustentável no papel do arquiteto: soluções, materiais e tecnologias sustentáveis, e ambientalmente viáveis. Análises sustentáveis aplicadas em cidades: qualidade de vida, mobilidade sustentável, resíduos, e noções de normas, certificações e avaliações da sustentabilidade em edificações. Relação interdisciplinar: Ateliê de projetos Arq Urb III e Ateliê de Planejamento Urbano I.

  • Teoria das Estruturas

    Presencial    60h

    Conceitos iniciais: morfologia das estruturas, classificação das estruturas, grau de estaticidade. Análise de estruturas isostáticas: análise de vigas simples pelo método das seções e superposição de efeitos, vigas Gerber, vigas inclinadas, pórticos simples, cabos, arcos e grelhas. Cargas móveis em estruturas isostáticas. Linhas de influência. Noções sobre combinações de ações e ações em estruturas em edificações.

  • Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo IV

    Disciplina Digital    60h

    A partir da conjuntura latino-americana pós-guerra, e movimentos de moradia frente à questão da habitação habitacional, desenvolve-se nesta disciplina a análise crítica e conceitual de projetos de habitação de interesse social. Estudo de políticas públicas inerentes ao tema e a regularização fundiária. Estudo de projetos de habitação de interesse social em áreas de ocupação irregular, de risco e degradadas. Aplicação de conceitos e sustentabilidade ambiental, social e econômica (ODS), e práticas projetuais a partir de repertório latino-americano. Relação interdisciplinar: Ateliê de Planejamento Urbano I, Ateliê de Projeto Arquitetônico III, Introdução a Sustentabilidade na Arquitetura, Ergonomia.

6 ª fase

  • Ateliê de Planejamento Urbano II

    Presencial    90h

    Conceitos em planejamento, urbanismo e ambiente: planos,objetivos, terminologias, teorias e instrumentos do planejamento urbano, sintaxe espacial. Plano Diretor Participativo e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estatuto da cidade. Mobilidade urbana: políticas públicas de deslocamento, sistema viário, trânsito, e transporte público coletivo. Organização da cidade: espaço urbano, aspectos morfológicos funcionais de centralidade, identidade e vocações de áreas da cidade, participação comunitária, prioridades de intervenção de acessibilidade e de crescimento urbano. Relação Interdisciplinar: Sustentabilidade na arquitetura e Ateliê de Projeto Arq. e Urb IV e Sistemas Construtivos.

  • Ateliê de Projeto de Arquitetura e Urbanismo IV

    Presencial    90h

    Relação do objeto arquitetônico e o contexto de um setor urbano: escala; função social; inter-relação entre as edificações; espaços públicos e privados, associação dos elementos materiais e imateriais constituintes da paisagem do lugar e o ambiente construído. 

  • Estruturas de Concreto Armado

    Presencial    60h

    Introdução ao concreto armado: histórico, vantagens e desvantagens e, normas. Materiais e suas propriedades. Concreto, aço e resistência dos elementos. Diretrizes e critérios para a durabilidade das estruturas de concreto armado: vida útil, agressividade ambiental, características do concreto, cobrimento das armaduras e altura útil. Segurança das estruturas de concreto armado: estados limites, ações nas estruturas e resistência de cálculo. Dimensionamento a flexão normal simples: armadura longitudinal. Estados limites de utilização: deformação e fissuração. Aderência: aderência entre concreto e aço, ancoragem das barras e barras com gancho. Emendas das barras da armadura. Dimensionamento ao cisalhamento: armadura transversal e verificação das bielas comprimidas. Punção. Dimensionamento e detalhamento de vigas. Dimensionamento e detalhamento de lajes: maciça, nervurada e treliçada. Problemas patológicos: vigas e lajes.

  • Instalações Elétricas

    Presencial    30h

    Normas; sistemas de alimentação e configuração de redes BT e AT; planejamento e projeto de uma instalação; cargas típicas; componentes de uma instalação; pontos de iluminação e tomadas; potência instalada; fator de demanda; fator de carga; diagrama unifilar; dimensionamentos dos condutores; dimensionamento da proteção; projeto residencial e predial; pára-raios; projeto telefônico; interfones; antenas, alarmes; luminotécnica; projeto de iluminação de interiores; iluminação de emergência; instalações elétricas industriais.

  • Sistemas Construtivos

    Presencial    60h

    Conhecer Técnicas construtivas convencionais e sistemas industrializados em madeira, concreto, aço e tenso-estruturas e os materiais aplicados. Argamassas, concreto, dosagem, produção e controle tecnológico, aditivos e durabilidade. Materiais de baixo impacto ambiental. Coordenação modular, compatibilização, pré-fabricação, avaliação de desempenho pré e pós ocupação de edificações. Lançamento de sistema construtivo e modularidade em projeto de média complexidade. Relação Interdisciplinar: de Projetos de arq e Urb III e Teoria das Estruturas.

  • Sociologia e Antropologia Urbana

    Disciplina Digital    30h

    Análise e interpretação: diversidade cultural e heterogeneidade social nas cidades; Análise de construção do espaço urbano: Nível cultural e simbólico. O fenômeno urbano como objeto de análise sociológica. Estudo das principais questões urbanas brasileiras: moradia, urbanização e industrialização. Estudos sobre movimentos sociais urbanos. Experiência de observação em campo: a construção do urbano como problema sociológico. Sociedades e metrópoles periféricas no sistema capitalista mundial. Estudo das teorias antropológicas; ênfase na construção do espaço urbano.estudo das teorias antropológicas; ênfase na construção do espaço urbano.

7 ª fase

  • Ateliê de Projeto Urbano

    Presencial    60h

    Morfologia urbana. Exercício de desenho urbano para apropriação, recuperação e revitalização de espaços urbanos e sua interface com as questões socioambientais, enfocando as relações entre espaços construídos e abertos, entre espaços públicos, privados e suas interfaces e, entre ocupação e oferta de serviços e infraestrutura pública. Implementação de intervenções no espaço urbano. Cidade e paisagem. Estruturação urbanística e paisagística de gleba. Desenho e estética urbanos. Revisão Plano Diretor.Iden ificar e contextualizar os componentes do sistema intraurbano e urbano. Estabelecer relações entre os componentes do sistema intra urbano e regional. 

  • Conforto Ambiental Lumínico e Acústico

    Disciplina Digital    60h

    Conforto lumínico e o ambiente construído: luz natural; propriedades da luz; geometria solar e sua relação com a iluminação natural; Elementos arquitetônicos para utilização e controle da luz natural nas edificações, iluminação artificial: importância da iluminação como parâmetro do espaço arquitetônico; efeitos cênico-luminosos da luz na arquitetura; projeto luminotécnico. Conforto acústico e o ambiente construído: fontes sonoras; propriedades do som; acústica e geometria acústica; propagação, transmissão, reflexão e absorção do som; exigências humanas de conforto acústico; materiais e suas propriedades acústicas; tratamento acústico dos ambientes para a qualidade do projeto de arquitetura.

  • Infraestrutura Urbana

    Presencial    30h

    Infraestrutura urbana e sua relação com o desenvolvimento das cidades: Tecnologia e sistemas utilizados; características físicas do espaço e sua relação com a implantação de infraestrutura; inter-relação dos sistemas que compõem a infraestrutura urbana; análise de inter-relação custo benefício e do interesse político-social dos espaços sob intervenção; interação entre espaço o urbano e o regional. Infraestrutura urbana e as políticas socioambientais: Políticas para a redução do impacto ambiental no meio urbano e adjacente; instrumentos de avaliação socioambiental; infraestrutura urbana como ferramenta para redução de desastres naturais.

  • Paisagismo I

    Disciplina Digital    60h

    Introdução ao Paisagismo: historicidade e vertentes paisagísticas. Paisagem Urbana: integração no tecido urbano, a legislação aplicada ao paisagismo. Elementos do Paisagismo: uso e funcionalidade dos grupos vegetais, dos elementos arquitetônico, dos elementos de composição, estética. Representações gráficas: aplicadas ao projeto de paisagem. Avaliar, conceber e acompanhar projetos de paisagismo com foco no urbanismo: Aplicar as técnicas paisagísticas no desenvolvimento de projeto de paisagismo com ênfase nos espaços urbanos públicos e privados. Relação interdisciplinar: Ateliê de Planejamento Urbano; Ateliê de Projetos e Arq. e Urb. V.

  • Patrimônio

    Presencial    30h

    Conceitos fundamentais vinculados ao a conservação e preservação do patrimônio histórico e cultural. Teorias da conservação e restauro: Compreensão do pensamento preservacionista ocidental ao longo da história. Estudo crítico (análise e síntese) das principais teorias da conservação e do restauro ocidentais. Legislação e documentos nacionais e internacionais de preservação do patrimônio. Relação interdisciplinar: Ateliê de Projetos e arquitetura e urbanismo V e Ateliê de planejamento urbano.

  • Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo V

    Disciplina Digital    30h

    Estudo das teorias e ideologias do Urbanismo Moderno. Estudo dos aspectos sociais e ambientais nas cidades após a revolução industrial. Origem, formação, e desenvolvimento das cidades brasileiras. Verificação da relação entre ciência do Urbanismo e a formação do espaço urbano. Relação interdisciplinar: Ateliê de Projeto de Arquitetura e Urbanismo V; Paisagismo I; Infraestrutura Urbana; Ateliê de Projeto Urbano.

  • Ateliê de Projeto de Arquitetura e Urbanismo V

    Presencial    90h

    Análise sob olhar do Urbanismo para proposta requalificadora de uma centralidade em nível municipal: Morfologia Urbana; Hierarquia dos espaços urbanos; Estudos e diagnóstico de centralidade e densidade; Paisagem urbana considerando elementos materiais e imateriais; Relação entre espaço privado, público e semipúblico; Repertório projetual; Placemaking e Gentrificação; Cidades e comunidades sustentáveis; Legislação rbana. Elaboração de Anteprojeto arquitetônico de média complexidade: Repertório Projetual; Usuário; Programa de Necessidades; Conceito; Partido Arquitetônico; Compatibilização sistemas estruturas e instalações técnicas. 

8 ª fase

  • Ateliê de Projeto de Arquitetura e Urbanismo VI

    Presencial    60h

    Análise sob olhar do urbanismo para proposta requalificadora de uma área com influência regional: Morfologia Urbana; Hierarquia dos espaços urbanos; Estudos e diagnóstico da região, fluxo e acessibilidade; Paisagem urbana considerando elementos materiais e imateriais; Relação entre público e semipúblico; Combate às alterações climáticas; Cidades e comunidades sustentáveis; Legislação urbana e regional. Elaboração de anteprojeto arquitetônico de alta complexidade: Repertório Projetual; Usuário; Programa de Necessidades; Conceito; Partido Arquitetônico; Compatibilização sistemas estruturas e instalações técnicas; Detalhamento Arquitetônico. 

  • Ateliê de Projeto Urbano e Regional

    Presencial    90h

    Estudar a cidade em sua região de influência sob aspectos relacionados à polarização, centralidade e funções urbanas, metropolização, aglomeração, periferização e conurbação. Destacar as interdependências e relações políticas, sociais, econômicas e ambientais existentes com vistas à interpretação das realidades regionais. Identificar e contextualizar os componentes do sistema urbano e regional embasado nos conceitos de planejamento e nas linhas de planejamento urbano e regional, nas interfaces do planejamento e no planejamento como processo de produção do espaço. Conhecer e compreender conceitos como: rede urbana, metropolização, conturbação governança metropolitana.

  • Estrutura de Aço

    Disciplina Digital    30h

    Aplicação do aço na arquitetura. Aço estrutural (propriedades físicas e mecânicas). Estados limites e critérios de segurança. Estabilidade e dimensionamento de elementos estruturais de aço. Condições gerais de projeto. Relação Interdisciplinar com Ateliê de Projetos de Arq. e UrbVI.

  • Infraestrutura Regional

    Presencial    30h

    Infraestrutura regional: Relações com o desenvolvimento regional e interregional;Tecnologias e sistemas. Caracterização Física: Espaços e relações com infraestrutura; inter-relação dos sistemas que compõem a infraestrutura regional; Análise custo benefício: Interesse político-social; espaços urbano e regional. Infraestrutura regional e as políticas socioambientais: Políticas para a redução do impacto ambiental regional e adjacentes; Instrumentos de avaliação socio-ambiental: licenciamento ambiental; infraestrutura regional como ferramenta para minimização de desastres naturais em áreas vulneráveis. Relação Interdisciplinar: Ateliê de Projeto Urbano, Ateliê de Planejamento Urbano e Regional, Ateliê de Projeto Arq e Urb VI e Paisagismo II.

  • Instalações Hidro-Sanitárias

    Presencial    30h

    Proporcionar o conhecimento técnico para dimensionamento e projeto de: instalações prediais hidráulicas, sanitárias e de águas pluviais. Aliar a compatibilização entre as instalações prediais hidráulicas, sanitárias e de águas pluviais, com os espaços e infraestruturas necessárias no projeto arquitetônico. Aplicação de sistemas estudados: projetos arquitetônicos multidisciplinares.

  • Paisagismo II

    Disciplina Digital    60h

    Paisagismo regional: contextos profissionais, sociais, culturais, políticos e econômicos. Meio Ambiente: ecologia, vegetação do País, Estado, com enfoque na região; Desmatamento e Restauração: análise, diagnóstico e aproveitamento de áreas degradadas, frágeis e/ou propensas a desastres ambientais regionais. Conhecer processos de intervenção, sistema homem/natureza. Avaliar, conceber e acompanhar projetos de paisagismo com enfoque regional em conjunto com o projeto regional integrado: técnicas de mitigação e/ou recuperação e aproveitamento de áreas, inclusive as frágeis e propensas a desastres ambientais regionais. Relação interdisciplinar: Ateliê de Planejamento Urbano e Regional, Ateliês de Projeto de Arq e Urb VI.

  • Sistema Preventivo de Incêndio

    Presencial    30h

    Conhecimento técnico: dimensionamento e projeto das instalações de prevenção contra incêndios em edificações. Compatibilização: entre as instalações prediais prevenção contra incêndios, com os espaços necessários, infra-estruturas e materiais de acabamento, para atender exigências normativas vigentes; Aplicação: sistemas e compatibilização dos mesmos em projetos arquitetônicos multidisciplinares.

  • Técnicas Retrospectivas

    Presencial    30h

    Política e programas de preservação em nível regional, nacional e internacional. Tecnologia aplicada à intervenção no patrimônio. Metodologias do projeto de intervenção contemporâneas sobre o patrimônio edificado: Levantamentos métricos e fotográficos, diagnóstico da edificação, agentes químicos e mecânicos agressores ao patrimônio, materiais contemporâneos, relações entre o antigo e novo, ,no seu contexto paisagístico-cultural. Relação interdisciplinar: Paisagismo Regional, Infraestrutura Regional II, Ateliê de Projetos e arquitetura e urbanismo VI e Ateliê de Planejamento Urbano Regional.

9 ª fase

  • Arquitetura de Interiores

    Presencial    30h

    Arquitetura de interiores residencial e comercial. Conceitos e princípios para concepção de espaços interiores: Proporção, escala, equilíbrio, harmonia, ritmo, ênfase, unidade. Estratégias de circulação e organização espacial do espaço interno. Técnicas de disposição do mobiliário e objetos. Materiais de acabamento e revestimento. Sustentabilidade e conforto ambiental do espaço interno. Ergonomia e a escala humana. Projeto pré executivo de arquitetura de interiores: Transformações de uso e adaptações (novo e reformas)..Detalhamento arquitetônico e de mobiliário. Relação interdisciplinar: Materiais e Revestimentos, Conforto acústico e lumínico, Conforto Térmico.

  • Estruturas de Madeira

    Presencial    30h

    Aplicação da madeira na arquitetura: propriedades físicas e mecânicas. Estados limites e critérios de segurança. Estabilidade e dimensionamento de elementos estruturais de madeira. Condições gerais de projeto.

  • Geoprocessamento

    Disciplina Digital    30h

    Aplicação de geoprocessamento no estudo da áreas em vulnerabilidade socioambiental. Análise técnico-científica a partir da produção empírica.

  • Gerenciamento de Projetos, Custos e Obras

    Presencial    90h

    Análise da viabilidade técnica e econômica de uma obra: Orçamento de obra de construção civil a partir da compatibilização de projeto arquitetônico e projetos complementares de engenharia, memoriais descritivos de obra e memorial do proprietário. Documentação técnica e legal para execução de obras de construção civil. Noções de contratos e propostas de honorários. Conhecimento para elaborar cronogramas físico-financeiros, equipamento para obra, histograma e PERT CPM. Conhecimento para acompanhamento da obra nos aspectos físico, financeiro e suprimento da obra. Projeto As Built. Licitações. Ética e legislação profissional. 

  • Optativa

    Presencial    60h

    .

  • Pesquisa Teórica para o Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC )

    Presencial    60h

    Fundamentação teórica-científica: (pesquisa empírica), a partir da problematização definida pelo acadêmico, abordando aspectos físicos, culturais e sociais do contexto estudado, com viés e relevância científica. Aplicação de procedimentos metodológicos baseados em pesquisa. Desenvolvimento de anteprojeto: resultado das técnicas aplicadas, a partir dos dados coletados.

  • Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo VI

    Disciplina Digital    30h

    Estudo da história Pós-Moderna e Contemporânea no mundo, e sua simultaneidade com o Brasil. Relação interdisciplinar: Pesquisa Teórica TCC.

10 ª fase

  • Eletiva

    Presencial    60h

    .

  • Estágio Supervisionado

    Presencial    150h

    Atividade prática: Na Área de Arquitetura e Urbanismo para o aperfeiçoamento técnico, cultural, científico do acadêmico. Troca de conhecimentos: entre especialista e aprendiz, considerando questões como relacionamento humano e postura crítica e autônoma frente aos problemas da prática profissional.

  • Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

    Presencial    225h

    Fundamentação teórica-científica: (pesquisa empírica), a partir da problematização definida pelo acadêmico, abordando aspectos físicos, culturais e sociais do contexto estudado, com viés e relevância científica. Aplicação de procedimentos metodológicos baseados em pesquisa. Desenvolvimento de anteprojeto: resultado das técnicas aplicadas, a partir dos dados coletados.

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION