Unidades Curriculares

Curso de Biomedicina

  • Empreendedorismo e Inovação

    Disciplina Digital    60h

    Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidades e competências necessárias aos empreendedores. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Plano Financeiro.

  • Biotecnologia e Bioinformática

    Disciplina Digital    60h

    Introdução à Biotecnologia. Fundamentos da Biotecnologia. Biotecnologia aplicada à área da saúde. Biotecnologia: bactérias, vírus e leveduras como carreadores de genes de interesse biotecnológico. Modelagem proteica. Técnicas de sequenciamento e montagem de genomas, conhecimento dos principais bancos de dados, análises genômicas e proteômicas realizada através de análises computacionais. Introdução e histórico da bioinformática e os principais avanços e descobertas na área.

  • Biossegurança e Radiobiologia

    Disciplina Digital    60h

    Noções e princípios de biossegurança no ambiente de trabalho. Histórico e legislação, internacional e nacional, sobre Biossegurança. Riscos em laboratórios: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Organismos geneticamente modificados. Nanotecnologia e biossegurança. Níveis de biossegurança: medidas de segurança, equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva.

  • Bioquímica

    Disciplina Digital    60h

    Química e a importância biológica de Aminoácidos, Proteínas, Enzimas, Vitaminas, Coenzimas, Lipídeos e Carboidratos. Bioenergética e Processos Metabólicos. Metabolismo de Carboidratos, Lipídeos, Aminoácidos e Proteínas. Regulação e Integração Metabólica.

  • Biologia Celular e Genética Molecular

    Disciplina Digital    60h

    Bases Estruturais, Moleculares e Fisiológicas das Células. Origem e evolução celular. Modelos Celulares. Métodos de estudo da célula. Interações da célula como unidade fundamental do ser vivo. Composição química da célula. Sistemas de endomembranas. Produção e utilização de energia. Núcleo Interfásico. Ciclo celular. Mitose e meiose. Ênfase morfofuncional e interdependência tecidual. Material Genético: Natureza, Estrutura, Expressão, Localização e Transmissão. Métodos de Diagnóstico Molecular de Doenças e Terapia Gênica. Caracterização e manipulação de técnicas moleculares avançadas em biologia molecular que visam a clonagem de fragmentos de DNA, isolamento, análise e expressão de genes, detectar variação, identificar sequências genômicas, bem como sua função celular. Exemplos da aplicação de técnicas moleculares em diagnóstico. Projetos genomas.

  • Anatomofisiologia Musculoesquelética

    Disciplina Digital    60h

    Planos e eixos de movimento. Fundamentos da Anatomia e Fisiologia Humana: circulatório e respiratório, musculoesquelético e articular.

  • Anatomofisiologia dos Sistemas

    Disciplina Digital    60h

    Fundamentos da Anatomia e Fisiologia Humana dos Sistemas: nervoso central, periférico e autônomo, tegumentar, digestório, endócrino, urinário e genital masculino e feminino.

  • Patologia Geral

    Disciplina Digital    60h

    Conceito de doença e homeostasia; radicais livres e lipoperoxidação; processos degenerativos reversíveis e irreversíveis; diferenciação celular; distúrbios circulatórios; inflamações e infecções; regeneração e cicatrização; neoplasias benigna e maligna; etiopatogenia e bases moleculares das neoplasias malignas. Alterações morfológicas macroscópicas, microscópicas e moleculares de doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos. Alterações circulatórias e hemodinâmicas. Imunopatologia. Alteração do crescimento e diferenciação celular.

  • Optativa

    Disciplina Digital    60h

    .

  • Métodos Científicos e Textos Acadêmicos

    Disciplina Digital    60h

    Universidade: natureza do conhecimento; Ensino, Pesquisa e extensão. Técnicas de pesquisa. Tipos e estrutura formal de trabalhos acadêmicos. Ciência e Método. Normas da ABNT. Orientação sobre estratégias de pesquisa. Elementos da comunicação. Comunicação escrita e oral e eficiência nos processos comunicativos. Gênero e tipo textual. Modos de organização do discurso. Produção textual como atividade interativa e estratégias de leitura. Coerência e coesão textual.

  • Imagenologia, Exames Contrastados, Tecnologia e Protocolo de Exames

    Disciplina Digital    60h

    Fundamentos tecnológicos de métodos de diagnóstico por imagem radiológicos e de tratamento utilizando radioatividade. Membros superiores, inferiores, crânio, coluna vertebral e tórax. Correlação clínico-radiológico-patológica. Identificação dos métodos de imagens para estudo dos diferentes órgãos anatômicos. Interpretação dos exames por imagem. Noções sobre exame radiográfico; Mamografia; Densitometria Óssea; Fluoroscopia e Hemodinâmica. Noções de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Ultrassonografia e Radioterapia. Protocolo de exames e Controle de Qualidade. Noções de Medicina Nuclear. Dosimetria: unidades de medidas radiológicas, dose, medidores de dose e exposição (dosímetros, dose profunda e órgão, dose superficial e equivalentes, fantomas, limites de dose, unidades. Noções sobre efeitos biológicos das radiações. Noções sobre proteção radiológica. Radioproteção em novas tecnologias de diagnóstico e terapia.

  • Histologia, Embriologia e Reprodução Humana

    Disciplina Digital    60h

    Introdução ao estudo da Histologia. Tecido conjuntivo. Tecido epitelial. Tecido nervoso. Tecido muscular. Tecido cartilaginoso. Tecido ósseo. Gametogênese; estudo da primeira a oitava semanas do desenvolvimento humano; Da nona semana ao nascimento. Placenta. Organogênese. Modelos de desenvolvimento embrionário da classe de vertebrados para discutir padrões morfofuncionais gerais do desenvolvimento embrionário fetal humano (Fertilização, Clivagem, Implantação, Gastrulação, Neurulação, Anexos embrionários e teratologia).

  • Estatística

    Disciplina Digital    60h

    Conceitos básicos: população, amostra, variáveis, dados, noções de amostragem. Apresentação de dados: séries estatísticas e gráficos. Estatística descritiva: medidas de tendência central, de dispersão, coeficientes de variabilidade, assimetria e curtose. Regressão linear e correlação. Probabilidades: regras de probabilidade, distribuições de probabilidade discretas e contínuas. Números índices.

  • Epidemiologia, Políticas Públicas e Saúde Ambiental

    Disciplina Digital    60h

    História, conceitos e uso da epidemiologia. Epidemiologia clínica e medicina baseada em evidências. História natural e prevenção da doença. Transição demográfica e epidemiológica. Epidemiologia descritiva. Medida de frequência. Desenhos de estudos analíticos e análise de dados epidemiológicos: medidas de associação e de risco. Métodos epidemiológicos empregados na investigação em saúde. Epidemiologia nos serviços de saúde. Vigilância epidemiológica e em saúde. Testes diagnósticos. Processo histórico da saúde pública. Sistema Único de Saúde: princípios e diretrizes. Programas e Políticas de Saúde Pública. Políticas de educação em saúde no SUS. Estratégias de organização das ações do sistema de saúde e implantação de programas de saúde nos municípios.

  • Cosmetologia e Procedimentos Injetáveis em Biomedicina Estética

    Disciplina Digital    60h

    Ingredientes cosméticos. Tipos de formulações. Análise sensorial de produtos cosméticos. Filtros solares químicos e físicos. Testes de eficácia. Legislação. Procedimentos invasivos não cirúrgicos. Revisão da legislação no que concerne a biomedicina estética; Microagulhamentos e peelings. Mecanismo de ação dos despigmentantes e clareadores. Metodologia da despigmentação. Técnicas de despigmentação mecânica. Aplicação de cosméticos antimelânicos. Hidratação, nutrição, rejuvenescimento e aplicação de ácidos. Acne. Rosácea. Hiperpigmentação. Procedimentos injetáveis em biomedicina estética, como: toxina botulínica, preenchedores, bioestimuladores, mesoterapia (intradermoterapia), PEIM. Insuficiência venosa.

  • Citopatologia Clínica

    Disciplina Digital    60h

    História e importância da citologia ginecológica. Caracterização das células escamosas e glandulares e sua relação com a histologia. Coleta de material cérvico-vaginal e suas técnicas de preparo. Componentes celulares normais e seus aspectos nas fases hormonais, alterações reativas benignas, agentes específicos; alterações pré-malignas e malignas do Trato Genital Feminino (HPV) - seus critérios e interpretação. Citologia oncótica. Laudos Citológicos e sua sistematização para a importância da clínica médica. Controles de qualidade.

  • Bacteriologia Geral e Clínica

    Presencial    60h

    Estrutura, fisiologia e crescimento bacteriano. Características gerais e patogênicas de bactérias fastidiosas. Cocos patogênicos gram negativos de interesse clínico. Cocos patogênicos gram positivos de interesse clínico. Metabolismo Bacteriano. Infecções bacterianas: técnicas de isolamento, diagnóstico clínico laboratorial dos principais gêneros de importância clínica; métodos de detecção laboratorial dos mecanismos de resistência bacteriana aos antibióticos e quimioterápicos. Normas para prevenção e controle de infecções em instituições de saúde. Interpretação antibiograma.

  • Análises Ambientais - Análise e Controle de Alimentos

    Disciplina Digital    60h

    Coleta para análises ambientais. Práticas de análise ambientais laboratoriais. Análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente. Análises de água, ar e esgoto. Comunidades microbianas. Introdução ao estudo da bromatologia. Métodos de análise e amostragem. Composição bromatológica: água, proteínas, lipídeos, carboidratos e cinzas, suas funções e importância nutricional. Vitaminas, minerais e aditivos. Alimentos funcionais. Introdução ao estudo da microbiologia de alimentos. Fatores que interferem na contaminação, sobrevivência e multiplicação de microrganismos nos alimentos. Bactérias e fungos aplicados na indústria alimentícia. Controle de qualidade microbiológica na indústria de alimentos. Legislação sanitária e biossegurança em microbiologia de alimentos.

  • Estética Básica e Avançada Facial e Corporal

    Disciplina Digital    60h

    Classificação da pele. Métodos e técnicas de avaliação facial e corporal. Reconhecimento dos distúrbios faciais (Acne e Foto-envelhecimento, Hipercromias, Bioquímica da Melanogênese, Despigmentantes e Clareadores) e corporais (Anamnese Estética, Perimetria, Avaliação Postural e Adipômetro. Consulta Clínica e Laserterapia. Conceito e Etiologia de Lipodistrofia Ginóide e Lipodistrofia Localizada. Flacidez cutânea e flacidez muscular (Estrias). Recursos estéticos no tratamento das disfunções estéticas corporais. Histórias e considerações gerais para o uso das técnicas de massagem. Descrição e execução das técnicas de massagem clássica. Descrição e execução das técnicas de massagem modeladora. Descrição e execução das técnicas de drenagem linfática. Conceito de relaxamento. Importância do relaxamento. Consciência corporal e relaxamento para alívio de tensões. Métodos e técnicas de relaxamento.

  • Ética, Deontologia e Legislação Biomédica

    Disciplina Digital    60h

    História da biomedicina. Normas e legislação biomédica. O Conselho Federal e Regional de Biomedicina. As atuações do biomédico e o mercado de trabalho. A Biomedicina no Brasil. Essência multidisciplinar na área de saúde. Atividade técnica e científica e o bem coletivo. Bioética e Biomedicina. Ética Profissional e o código de ética do biomédico. Ética nas pesquisas com seres humanos e animais: normas e diretrizes regulamentadoras. Comitê de Ética em Pesquisa.

  • Farmacologia

    Disciplina Digital    60h

    Farmacologia geral. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Farmacologia especial (Farmacologia Médica): sistema respiratório, sistema digestório, sistema nervoso, periférico e central, sistema endócrino, sistema renal, e cardiovascular. Antibióticos e quimioterápicos. Drogas analgésicas e anti-inflamatórias. Modo de ação de fármacos, receptores farmacológicos e sistemas de transdução. Interações Medicamentosas. Classes medicamentosas. Noções básicas de métodos de validação biológicas de extratos de plantas medicinais e compostos sintéticos.

  • Hematologia e Banco de Sangue

    Disciplina Digital    60h

    Introdução à hematologia. Sangue e Hemocitopoese. Tecido sanguíneo: origem, componentes e funções. Diagnóstico sorológico das doenças infecciosas (sífilis, toxoplasmose, AIDS, Doença de Chagas e outros). Diagnóstico sorológico da incompatibilidade sanguínea, doença hemolítica do recém-nascido, artrite reumatóide, febre reumática e proteínas de fase aguda e outros. Anemias, leucemias e coagulopatias; Série eritrocitária; Série leucocitária; Hemostasia e coagulação.

  • Imunologia

    Disciplina Digital    60h

    Fundamentos de Imunologia. Sistema imunológico. Sistema imune das mucosas. Interação, estrutura e função do antígeno-anticorpo. Hipersensibilidade do tipo I, II, III e IV. Imunodeficiências. Autoimunidade. Transplantes. Imunoprofilaxia e imunoterapia. Vacinas. Complexo de Histocompatibilidade Principal. Cooperação celular e mecanismos efetores na resposta imune humoral e celular. Imunidade Inata e adaptativa. Imunohematologia.

  • Microbiologia Geral e Clínica

    Disciplina Digital    60h

    Introdução à Microbiologia geral e clínica. Estudo de vírus, bactérias e fungos, abrangendo seus aspectos gerais de morfologia, citologia, metabolismo, genética microbiana, relação hospedeiro/parasita. Interação com o ser humano e mecanismos de virulência. Controle microbiano: crescimento, esterilização e desinfecção. Nutrição, crescimento e cultivo de micro-organismos. Antimicrobianos e bases genéticas da resistência. Antimicrobianos. Coleta, transporte e processamento de amostras biológicas para exames microbiológicos - Microscopia e exame a fresco utilizados em Microbiologia Clínica. Diagnóstico laboratorial das DSTs. Diagnóstico laboratorial das infecções trato urinário. Diagnóstico laboratorial das infecções trato gastrointestinal. Diagnóstico laboratorial de microrganismos fastidiosos. Teste de susceptibilidade aos antimicrobianos e padronização CLSI.

  • Parasitologia Geral e Clínica

    Disciplina Digital    60h

    Considerações gerais sobre parasitismo. Relações Parasito-hospedeiro e fatores capazes de alterá-las. Ações dos parasitos sobre os hospedeiros. Defesas do hospedeiro frente à agressão parasitária. Mecanismos básicos de transmissão das infecções parasitárias. Infecções parasitárias sanguíneas e infestações sanguíneas. Infecções parasitárias intestinais e infestações intestinais. Estudo dos Artrópodes, Protozoários e Helmintos de interesse médico: morfologia; biologia; evolução; diagnóstico; profilaxia e ecossistemas. Principais zoonoses e antroponoses causados por protozoários e helmintos. Parasitoses em pacientes imunodeprimidos. Aspectos básicos para diagnóstico e prevenção.Testes parasitológicos realizados no laboratório de análises clínicas (Hoffmann ou Lutz, Faust, MIFC, Ritchie, Coprotest, Willis, Baermann-Moraes, Rugai e Kato-Katz). Coprológico funcional.

  • Princípios Físico-Químicos Laboratoriais, Instrumentação Biomédica e Controle de Qualidade

    Disciplina Digital    60h

    Cálculos de soluções, diluições e molaridade. Membranas celulares, transporte através de membranas celulares. Apresentação de laboratórios de Bioquímica e Parasitologia. pH e sistema tampão, potencial de ação e transmissão do impulso nervoso. Eletrocardiograma e eletroencefalograma. Instrumentação biomédica aplicada às análises clínicas. Materiais de laboratório; técnicas básicas de laboratório; ensaios na chama, propriedades das funções inorgânicas. Controle da qualidade. Precisão de procedimentos e resultados laboratoriais.

  • Química Geral e Analítica

    Disciplina Digital    60h

    Fundamentos de química geral: estrutura atômica, elementos químicos, ligações químicas, estados físicos da matéria, separação de misturas. Matéria e medidas. Funções dos Compostos Químicos. Reações químicas e soluções. Termodinâmica Química. Equilíbrio Químico. Propriedades das substâncias, Eletroquímica. Reações e Estequiometria de reagentes. Noções de química orgânica. Nomenclatura dos compostos orgânicos. Envolve separação, identificação e determinação das quantidades relativas dos componentes de uma amostra. Absorção atômica e emissão atômica.

  • Toxicologia e Análises Forenses

    Disciplina Digital    60h

    Introdução à Toxicologia. Fases da intoxicação: exposição, toxicocinética e toxicodinâmica Toxicologia Social e de medicamentos. Toxicologia ocupacional. Toxicologia ambiental e de alimentos. Detectar e/ou quantificar em amostras biológicas ante mortem ou post mortem, voltadas a substâncias nocivas ao organismo em análises forense.

  • Urinálise e Líquidos Corporais

    Disciplina Digital    60h

    Urinálises. Punção aspirativa por agulha fina (PAAF) tireóide e mama. Aspectos clínicos e laboratoriais de urinálise e dos demais líquidos corporais: líquido cefalorraquidiano (LCR), líquido pleural, líquido peritoneal, líquido amniótico, sêmen, soro, plasma e saliva.

  • Virologia e Micologia Clínica

    Disciplina Digital    60h

    Infecções virais em humanos, estudo de suas propriedades gerais, replicação, patogenia, transmissão, diagnóstico laboratorial, epidemiologia, prevenção e controle. Principais vírus de importância clínica. Diagnóstico laboratorial e profilaxia das infecções virais. Introdução à biologia dos fungos. Fungos filamentosos. Leveduras. Mecanismo de patogenicidade. Classificação das micoses. Micoses superficiais e cutâneas. Micoses subcutâneas. Micoses Profundas. Micoses Oportunistas. Diagnóstico laboratorial das patologias causadas por fungos (leveduras). Conceitos básicos de virologia. Antifúngicos utilizados na terapia destas infecções.

  • Extensão em Temas Transversais I

    Disciplina Digital    90h

    Desenvolvimento de temas como educação ambiental, sustentabilidade, síndrome do espectro autista; educação em direitos humanos; educação das relações étnico-raciais; história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Proximidade com a sociedade através de trabalhos desenvolvidos com abordagem socioambiental. Produção de relatório de contextualização dos trabalhos desenvolvidos.

  • Extensão em Temas Transversais II

    Disciplina Digital    90h

    Desenvolvimento de temas como educação ambiental, sustentabilidade, síndrome do espectro autista; educação em direitos humanos; educação das relações étnico-raciais; história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Proximidade com a sociedade através de trabalhos desenvolvidos com abordagem socioambiental. Produção de relatório e vídeos de contextualização dos trabalhos desenvolvidos.

  • Extensão em Temas Transversais III

    Disciplina Digital    90h

    Desenvolvimento de temas como educação ambiental, sustentabilidade, síndrome do espectro autista; educação em direitos humanos; educação das relações étnico-raciais; história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Proximidade com a sociedade através de trabalhos desenvolvidos com abordagem socioambiental. Produção de relatório e vídeos de contextualização dos trabalhos desenvolvidos.

  • Extensão em Temas Transversais IV

    Disciplina Digital    90h

    Desenvolvimento de temas como educação ambiental, sustentabilidade, síndrome do espectro autista; educação em direitos humanos; educação das relações étnico-raciais; história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Proximidade com a sociedade através de trabalhos desenvolvidos com abordagem socioambiental. Produção de relatório e vídeos de contextualização dos trabalhos desenvolvidos.

  • Estágio Supervisionado I - Análises Clínicas e Rotinas Laboratoriais

    Presencial    510h

    Apresentação do Regulamento de Estágio. Orientações relacionadas ao exercício em análises clínicas e rotinas laboratoriais. Orientações relacionadas à intervenção em análises clínicas e rotinas laboratoriais. Orientações relacionadas às análises clínicas e às rotinas laboratoriais.

  • Estágio Supervisionado II - Campos da Biomedicina

    Presencial    510h

    Apresentação do Regulamento de Estágio.

  • Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

    Disciplina Digital    60h

    Modalidades de Trabalhos de Conclusão de Curso. Artigo. Apresentação.

  • Práticas Orientadas

    Disciplina Digital    160h

    .

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION