| Objetivo

Capacitar profissionais para atuarem de forma estratégica na gestão da sustentabilidade e na Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG).

| Público Alvo

Profissionais graduados em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Engenharias e outras áreas afins que atuam ou desejam atuar com gestão socioambiental e de sustentabilidade, e que, para isso, precisam se aprimorar nas práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização (ESG).

| Justificativa

As organizações e a sociedade de forma geral necessitam de profissionais capacitados para encontrar soluções para as demandas da sustentabilidade, especialmente diante dos desafios da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Diante de um contexto de escassez de recursos naturais e crescimento populacional, cabe as organizações buscarem alternativas para minimizar os impactos das atividades empresariais, bem como cumprirem com atuação socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável, preconizada na cultura da governança ambiental, social e corporativa (ESG). Nos diversos segmentos e ramos empresariais apresentados pelo mercado, os gestores devem pensar em estratégias sustentáveis que resultem em diferenciais competitivos para as organizações. Assim, torna-se relevante a formação humana de profissionais que possam estabelecer a comunicação entre as práticas empresariais e a sociedade (consumidores, fornecedores, governo etc.), visando atingir os objetivos organizacionais e garantir a permanência no mercado, com posicionamento alinhado em ESG. No entanto, as organizações exigem dos profissionais de gestão estratégica uma formação abrangente e completa, voltada para os objetivos da sustentabilidade e os princípios da ESG. As competências e técnicas desenvolvidas pelos profissionais, são de extrema relevância no processo de decisões, onde são necessários o uso de metodologias e instrumentos eficazes para a evidenciação da sustentabilidade e da gestão em ESG. A utilização de instrumentos eficazes (relatórios, indicadores, controles, evidenciação etc.), certamente consagra a atuação dos profissionais que atuam em cargos de gestão dos negócios. Neste sentido, o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dos instrumentos e metodologias eficazes para o processo de gestão da sustentabilidade e da cultura voltada para a ESG, é o foco deste projeto que busca contribuir com a formação de profissionais para atuação no suporte, implementação e gestão da ESG. A especialização visa formar e preparar profissionais para agir de maneira eficaz na cultura ESG e nos processos de gestão da sustentabilidade corporativa, visando minimizar riscos e ampliar o posicionamento das empresas em ações e práticas alinhadas com os ODS e a Agenda 2030. Além de contribuir com a formação de novos profissionais, o curso visa aperfeiçoar e apresentar novas tendências a profissionais já inseridos no mercado de trabalho, que atuem no processo de gestão da sustentabilidade dos negócios.

| Perfil do Formando

As principais habilidades e competências potencializadas para o perfil do egresso são: ¿ Atuação ética e responsável nas relações empresariais voltadas para a sustentabilidade; ¿ Competência para analisar e interpretar aspectos sociais, ambientais e econômico-financeiros, para auxiliar o processo de elaboração de indicadores e relatórios de sustentabilidade; ¿ Habilidade e competência para fazer uso de controles, relatórios e indicadores, visando instituir e fortalecer a cultura voltada para a gestão em ESG; ¿ Habilidade e competência para promover melhorias de práticas e ações socioambientais nas organizações;

Professores do Curso

Conheça os professores do curso de Sustentabilidade e Gestão ESG

Antoninho Luiz Baldissera
Mestre