| Objetivo

O Programa do curso foi estruturado no intuito de fornecer instrumentos ao aluno/ pós-graduando para se capacitar profissionalmente na área específica de Reabilitação Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica a nível Ambulatorial e Domiciliar e criar subsídios para exercer uma análise crítica, diante da prática baseada em problemas, e exercer a prática clínica real em consonância com o conhecimento adquirido.

| Público Alvo

Profissionais com formação superior em Fisioterapia em busca de aperfeiçoamento do seu conhecimento com relação às ferramentas e técnicas disponíveis para avaliação, interpretação de testes, prescrição e monitoramento disponíveis na área de Reabilitação Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica para atendimentos em nível ambulatorial e domiciliar.

| Justificativa

A necessidade de Curso de Pós-graduação Lato Sensu REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR, PULMONAR E METABÓLICA A NÍVEL AMBULATORIAL E DOMICILIAR se faz a fim de qualificar e capacitar profissionais fisioterapeutas para atendimento de pacientes com doenças cardiovasculares, pulmonares e metabólicas. É evidente o aumento em exponencial a cada ano das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), em que as doenças cardiovasculares, respiratórias e metabólicas se configuram como as principais DCNT, de maior prevalência e elevado índice de morbidade e mortalidade a nível mundial e no Brasil. Neste sentido, há a necessidade evidente de preparar os profissionais de fisioterapia, para que sejam aptos a proporcionar o tratamento adequado a este grupo de pacientes, com prática baseada em evidências de alto nível, de forma ética e segura e condizente com o quadro clínico apresentado após descompensação, alta hospitalar ou diagnóstico da doença.  Ainda, a presença de professores altamente capacitados na área e a realização de estágio no final do curso, será capaz de oferecer aos acadêmicos do curso de pós-graduação para que possam aprender e colocar em prática o conhecimento adquirido junto aos pacientes com doenças cardiovasculares, pulmonares e metabólicas, o que possibilita a aplicação da prática clínica baseada em evidências.

| Perfil do Formando

O egresso do curso de pós-graduação em Reabilitação Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica Nível Ambulatorial e Domiciliar terá habilidades e competências para desenvolver um protocolo de tratamento fisioterápico embasado em evidências. Ainda, o programa prioriza a especialização e atualização do profissional dentro de uma nova compreensão sobre o papel do profissional de saúde no manejo de pacientes com doenças cardiopulmonares e metabólicas em nível ambulatorial e domiciliar.

Professores do Curso

Conheça os professores do curso de Reabilitação Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica a Nível Ambulatorial e Domiciliar

Adolfo Haruo Koga
Mestre
Ana Ines Gonzales
Doutora
Cardine Martins dos Reis
Doutora
Christiani Decker Batista Bonin
Doutor
Flávia Roberta Rocha de Oliveira
Mestra
Luis Otavio Matsuda
Mestre
Mark William Lopes
Doutor
Moacir Pereira Junior
Mestre
Rafaela Zulianello dos Santos
Doutor
Renato Claudino
Mestre
Sabrina Weiss Sties
Doutora
Taina de Souza Lopes
Especialista

Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Reabilitação Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica a Nível Ambulatorial e Domiciliar

Fisiopatologia das Doenças Cardiovasculares e Metabólicas

Epidemiologia e Definição das principais doenças cardiovasculares e metabólicas. Fisiopatologia das principais doenças cardiovasculares e metabólicas. Disfunções hemodinâmicas, cardiovasculares e endócrinas ocasionadas pelas doenças cardiovasculares e metabólicas.


30h

Fisiopatologia das Doenças Pulmonares

Definição das principais doenças pulmonares. Fisiopatologia das principais doenças pulmonares. Disfunções de ventilação e de troca gasosa ocasionadas pelas doenças pulmonares. Distúrbio restritivos e obstrutivos. Disfunção muscular respiratória nas doenças pulmonares. Manifestações sistêmicas das doenças pulmonares. Limitação ao exercício nas doenças pulmonares.


30h

Interpretação de Exames Laboratoriais e Bioquímica

Interpretação dos principais exames laboratoriais relacionadas aos distúrbios da coagulação, dosagens eletrolíticas, distúrbios cardiovasculares, metabolismo dos carboidratos e provas das funções renal. Realizar a correlação clínico laboratorial dos exames.


15h

Interpretação de Exames Complementares: Cardiovascular, Pulmonar e Metabólico

Radiações não ionizantes e ionizantes: proteção radiológica e segurança ambiental. Mecanismos relacionados a formação de imagens: exames de radiodiagnóstico cardiovascular e pulmonar (radiografia, tomografia computadorizada e cintilografia), ultrassonografia, ressonância magnética. Eletrocardiograma, Holter, MAPA, Espirometria.


15h

Farmacologia Clínica

Princípios da terapia farmacológica. Fármacos que afetam o sistema cardiovascular. Fármacos que afetam o sistema respiratório. Fármacos que agem no sistema endócrino.


15h

Avaliação clínica: Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica e gasometria arterial

Avaliação clínica cardiovascular, metabólica e pulmonar, e gasometria arterial como ponto essencial para a qualidade da reabilitação cardiovascular, pulmonar e metabólica. Tomada de decisão informada com base na anamnese, sinais e sintomas e exame físico para a avaliação funcional, início, acompanhamento e progressão da reabilitação.


15h

Avaliação clínica: Avaliação de parâmetros de função Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica e medidas de monitorização

Avaliação clínica nos parâmetros de função cardiovascular, pulmonar e metabólica e medidas de monitorização: atendimento de pacientes com doenças cardiovasculares e pulmonares e pacientes com fatores de risco de desenvolver disfunção cardiovascular e respiratória. Funcionamento dos sistemas, correlação com gravidade e progressão das doenças cardiovasculares e pulmonares. Avaliação e a prescrição do tratamento de pacientes participantes de programas de reabilitação cardiopulmonar e metabólica.


15h

Avaliação clínica: Testes de Desempenho Físico-Funcional Cardiovascular, Pulmonar e Metabólico

Introdução aos testes físico-funcionais para avaliação cardiovascular, pulmonar e metabólica. Propósito e utilização de cada teste na avaliação funcional cardiovascular, pulmonar e metabólica. Planejamento, organização, execução e interpretação dos testes físico-funcionais.


15h

Urgência e Emergência

Introdução à urgência e emergência. Primeiros socorros em: crise hipertensiva, hipotensão. Identificação e procedimentos em: obstrução das vias aéreas, asfixia, crise asmática, exacerbação da DPOC ( Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Reconhecimento e protocolos de atendimento em: hipoglicemia, hiperglicemia, convulsão, acidente vascular cerebral. Reconhecimento e procedimentos no infarto agudo do miocárdio, parada cardiorrespiratória, insuficiência cardíaca descompensada, e choque.


15h

Fisiologia Clínica do Exercício

Introdução à Fisiologia Clínica do Exercício; Nutrientes,Metabolismo e Estado Estável; Bioenergética; EPOC ( Consumo Excessivo do Oxigênio após exercício); Lactato; Gasto energético Total; Stress metabólico; Recursos Ergogênicos aplicados à saúde; Reabilitação Metabólica e Exercícios.


30h

Adaptações Agudas e Crônicas ao Exercício nas doenças Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica

Impacto do sedentarismo no contexto das doenças cardiopulmonares e metabólicas. Exercício Físico como agente de prevenção e reabilitação do doenças cardiopulmonares e metabólicas. Adaptações agudas e crônicas do exercício aeróbio e resistido nas principais doenças cardiovasculares, metabólicas e pulmonares.


15h

Princípios Gerais para Prescrição de Exercícios com Predominância Aeróbia e Anaeróbia

Introdução a Fisiologia do Exercícios, Metabolismo exergético, Conceitos bioquímicos relacionados ao exercício com predominância aeróbia, Exercícios com predominância anaeróbia, Diretrizes ACSM, estresse metabólico e reabilitação


15h

Princípios Gerais para Prescrição de Exercícios Resistidos

Introdução e aperfeiçoamento teórico e prático sobre a prescrição do treinamento de força para a população em geral. Planejamento e organização das sessões de treinamento físico, princípios do treinamento e variáveis de manipulação do treinamento.


15h

Métodos de Tratamento Complementares

Introdução ao Método Pilates. Pilates Solo (Mat Pilates), com acessórios e em equipamentos para tratamento complementar nas doenças cardiovasculares pulmonares e metabólicas. Introdução ao Treinamento Funcional. Treinamento Funcional como técnica para aprimoramento da funcionalidade nas doenças cardiovasculares pulmonares e metabólicas Planejamento e organização das sessões de treinamento baseado no método Pilates e Treinamento Funcional.


15h

Reabilitação Cardiovascular e Metabólica Ambulatorial

Reabilitação das enfermidades cardiovasculares e metabólicas condições clínicas tratáveis com base no exercício físico e cirurgicamente tratáveis pós alta hospitalar. Métodos para o programa de condicionamento e/ou reabilitação cardiovascular e metabólica. Orientação e Prescrição de Exercícios em reabilitação cardiovascular e metabólica.


15h

Reabilitação Pulmonar Ambulatorial

Introdução a um programa de reabilitação pulmonar. Conhecimento dos componentes da reabilitação pulmonar e dos profissionais necessários. Conhecimento dos guidelines para planejamento, organização e implementação de um programa de reabilitação pulmonar. Papel do fisioterapeuta na reabilitação pulmonar.


15h

Reabilitação Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica Domiciliar e por Teleatendimento

Componentes, bases fisiológicas e os efeitos de um programa de reabilitação cardiovascular, pulmonar e metabólica.


15h

Oxigenoterapia, Inaloterapia, Ventilação Não Invasiva

Introdução às bases fisiopatológicas da hipoxemia nas doenças cardiovasculares e pulmonares. Efeitos da hipoxemia durante o exercício físico. Sistemas de oxigenoterapia em ambiente de reabilitação cardiovascular, metabólica e pulmonar. Introdução à inaloterapia. Importância da inaloterapia nas doenças cardiovasculares e pulmonares e seu efeito na reabilitação cardiovascular, pulmonar e metabólica. Introdução à VNI pelos modos e parâmetros ventilatórios, e interfaces utilizadas. Prescrição da VNI na reabilitação cardiovascular, pulmonar e metabólica;


15h

Prática Baseada em Evidência, Emissão de laudos, preparação para prova de especialidades

Desenvolvimento das habilidades que permitam o raciocínio crítico, análise e a classificação dos diferentes níveis de evidência científica, bem como seus respectivos métodos frente a construção científica de pesquisas clínicas em Fisioterapia, além, da construção de: atestados relatórios técnicos, pareceres e preparação de títulos de especialista de acordo com resolução própria da profissão.


15h

Estágio Curricular: Prática Supervisionada

Avaliação, planejamento e execução da assistência fisioterapêutica voltada ao paciente com disfunções cardiorrespiratórias em nível ambulatorial e domiciliar.


30h

Investimento

20 parcelas de R$ 540,00

Presencial

Capacitar profissionais para atuarem na área de Reabilitação Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica. oferecendo conhecimento diante da prática baseada em evidência, princípios de bioética e métodos de gerenciamento e atendimento a nível ambulatorial e domiciliar.

Matricule-se