| Objetivo

Desenvolver competências em profissionais que atuam ou irão atuar com gestão do trabalho, de organizações e de pessoas, estimulando práticas saudáveis no ambiente corporativo.

| Público Alvo

Portadores de diploma de curso superior que tenham interesse na temática e que desejem desenvolver e aplicar a Psicologia Organizacional e do Trabalho nas relações de trabalho, na gestão de pessoas e nos processos de trabalho.

| Justificativa

Não é raro nos apresentarmos aos desconhecidos pela nossa profissão e não pelas outras atividades da vida que realizamos que não o trabalho. Assim percebe-se o quanto o trabalho é central na vida das pessoas e é visto como dignificador de um ser. Ao longo dos anos as relações e processos de trabalho vêm se modificando, devido à novas tecnologias, modificações dos espaços, mudanças sociais e econômicas, e mais recentemente devido à pandemia do novo Coronavírus que assolou o mundo. Quando uma organização é fundada seu objetivo principal é o lucro por meio da produtividade. Porém, visualizar somente esses fatores podem impedir que o negócio se expanda e se alcance os objetivos. Por muitos anos o trabalho era sinônimo de sofrimento, tanto que a origem de seu nome vem do latim da palavra Tripalium, a qual se refere à um instrumento romano de tortura. Nos últimos tempos o trabalho tem sido considerado uma possibilidade de desenvolvimento, de estabelecer relações interpessoais saudáveis, um ambiente onde possa se ter um propósito, que traga bem-estar. Mas para que o trabalho proporcione esses benefícios, as organizações estão percebendo a necessidade de humanizar seus processos, treinar adequadamente os colaboradores, investir em práticas saudáveis e em ambientes acolhedores. Para assim, reter seus talentos, motivar as equipes e então, alcançar a produtividade desejada. Devido à necessidade de se pensar em ações voltadas ao desenvolvimento dos colaboradores, líderes e equipes, assim como, melhorar os processos de trabalho, elaborou-se o presente projeto de Pós-Graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho. O curso será voltado para atender as necessidades não somente de psicólogos que atuam em Gestão de Pessoas, mas como os demais profissionais da área, gestores, diretores, líderes de equipes, enfim, qualquer profissional que deseja se desenvolver e desenvolver sua equipe.

| Perfil do Formando

A Pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho capacitará os profissionais de Recursos Humanos, líderes, gestores e demais profissionais, na habilidade de lidar, gerir, coordenar e se relacionar com pessoas. Por meio dos conhecimentos adquiridos no curso, os alunos poderão melhorar as condições e processos de trabalho, por meio de programas e ferramentas atualizados, focados na saúde e bem-estar nos trabalhadores e da organização como um todo.

Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Psicologia Organizacional e do Trabalho: contextos, perspectivas e desafios

Contexto da Psicologia Organizacional no Brasil e no mundo; perspectivas de atuação da psicologia no ambiente de trabalho; desafios para gestão comportamental nas organizações; atitude, mudança de atitude e resistência à mudança de atitude; fenômenos psicológicos relacionados ao contexto do trabalho.


12h

Cultura Organizacional e Gestão de Mudança

Cultura brasileira e organizacional. Diagnóstico e gestão de cultura nas organizações. Mudança nas organizações. Gestão de mudança nas organizações.


24h

Clima organizacional

Conceito de clima organizacional; relações entre clima e cultura; influência do clima organizacional em variáveis individuais, grupais e organizacionais (motivação, satisfação, bem-estar, etc.); gerenciamento do clima, abordagens metodolo¿gicas para estudo de clima, sistemas atuais para mensuração do clima organizacional.


12h

Processos grupais nas organizações e no trabalho

Conceitos fundamentais em processos grupais nas organizações e no trabalho; Fenômenos grupais; Grupos e equipes; Técnicas de intervenção em grupos e equipes; Temas em processos grupais: comunicação interpessoal, trabalho em equipe, transformações no mundo do trabalho, sentidos e significados do trabalho.


12h

Sistemas de Educação Corporativa para desenvolvimento e inovação

Sistemas de educação corporativa (SECs). Sistemas de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E). Sistema de gestão do conhecimento (GC). Aprendizagens individuais e organizacionais.


24h

Liderança e desenvolvimento de gestores

Aspectos conceituais de liderança. Teorias em Liderança. Liderança e influência nas Organizações. Competência da liderança. Liderança e Gestão. Desenvolvimento de gestores.


12h

Desenvolvimento de Equipes de Alta performance

Cultura e Clima Organizacional de Alta Performance e Engajamento. Autoconhecimento, Autogestão, Inteligência Emocional e Resiliência. Soft Skills para Gestão de Pessoas em Trabalho Remoto. Liderança e Gestão de Equipes Ágeis e Remotas. Coaching, Mentoring e Assessments. Team Building.


12h

Saúde mental no trabalho

Conceito de saúde mental e transtorno mental. Adoecimento mental no trabalho. Transtornos mentais comuns. Promoção da saúde mental no ambiente laboral. Capacitação da gestão para lidar com o tema.


12h

Intervenções em Assédio Moral no Trabalho

Fenômeno ¿Assédio Moral no Trabalho¿: histórico, definição e caracterização. Intervenções sobre assédio moral no trabalho: prevenção, diagnóstico e tratamento. Possibilidades de atuação diante do fenômeno.


12h

Gamificação e Metodologias Ativas de aprendizagem

Metodologias de ensino-aprendizagem nas organizações. Teorias de ensino andragógico. Blended Learning: suas aplicações, necessidades e desafios. Professor como facilitador. Implicações teórico-práticas da utilização da gamificação e outras metodologias ativas.


12h

Gestão e desenvolvimento de carreira

Transformações no mundo do trabalho. Carreira tradicional versus carreira na atualidade. Gestão estratégica de carreira. Intervenção de carreira nas organizações.


24h

Gestão dos Programas de Estágio e Jovens Aprendizes

Gestão dos programas de estágio e jovens aprendizes.Contrato de trabalho no ordenamento jurídico brasileiro. Disposição geral sobre o estágio de estudantes com base na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Disposição geral sobre a Lei 10.097/2000 ou Lei da Aprendizage.


12h

Orientação para a Aposentadoria

Bem-estar nos ambientes organizacionais no processo de envelhecer. Orientação para a Aposentadoria.


12h

Gestão de cargos, salários e carreiras

Fatores determinantes da remuneração, motivação e benefícios. Plano de cargos, salários e carreiras (PCSC): Descrição, análise e avaliação de cargos. pesquisa salarial. Estrutura salarial. Política salarial e planejamento de carreiras.


12h

Psicologia Positiva nas Organizações

Histórico da Psicologia Positiva. Psicologia Positiva: conceitos fundamentais. Aplicações da Psicologia Positiva nas organizações.


12h

Mindfulness nas organizações

Mindfulness e seus benefícios. Mindfulness nas organizações. Organizações e produtividade.


12h

Habilidades socioemocionais para o trabalho

Habilidades socioemocionais e sua importância no trabalho. Softskills. Inteligência emocional. Relacionamentos interpessoais. Intervenções em psicologia organizacional para o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais no trabalho.


12h

Comunicação e feedback

Comunicação, conceitos e manejos. Técnicas de oratória. Comportamento Organizacional e relações interpessoais. Feedback como recurso de gestão. Técnicas de feedback em gestão de pessoas.


12h

Gestão por competências

Gestão estratégica de pessoas. Competências organizacionais versus Competências pessoais. Etapas da Gestão por Competências. Mapeamento de competências.


24h

Recrutamento e Seleção

Atração de candidatos. Técnicas de avaliação para seleção de pessoas. Processo de escolha para a contratação dos candidatos.


12h

Consultoria Em Gestão De Pessoas

Consultoria em Organizações; Consultoria Interna e Externa: diferenças e semelhanças; papel do consultor; Competências de Recursos Humanos na modelagem business partner; Psicodinâmica da relação de ajuda; Perspectivas atuais em consultoria em gestão de pessoas.


12h

Neurociência aplicada ao contexto organizacional

Neurociência. O modelo baseado em evidências. Padrões de comportamento e neurofeedback.


12h

Interface Trabalho-família

A interface trabalho-família. Conflito e enriquecimento trabalho-família. Intervenções organizacionais com foco no equilíbrio trabalho-família.


12h

Gestão Estratégica de Pessoas em Empresas Familiares

Empresas familiares: definições e caracterização. Gestão estratégica de pessoas em empresas familiares: cultura organizacional; liderança; capacitação e desenvolvimento de pessoas.


12h

Design Thinking e Sustentabilidade

Sustentabilidade. Design sustentável. Design Thinking.


12h

Diversidade e inclusão social nas organizações

Gestão da diversidade e inclusão nas organizações. Responsabilidade social das organizações. Preconceito no ambiente de trabalho. Programas de diversidade e inclusão.


12h

Investimento

24 parcelas de R$ 585,00

Presencial

Desenvolver competências em profissionais que atuam ou irão atuar com gestão do trabalho, de organizações e de pessoas, estimulando práticas saudáveis no ambiente corporativo.

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