| Objetivo

Capacitar o profissional a atuar de forma estratégica na gestão de negócios e na controladoria.

| Público Alvo

Graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia e áreas afins. Profissionais que desejam atuar na gestão de negócios e controladoria nas organizações.

| Justificativa

As organizações necessitam de profissionais capacitados para encontrar soluções as demandas e necessidades de gestão e controles internos. Nos diversos ramos de atividade apresentados pelo mercado, os gestores devem pensar em estratégias que resultem em diferenciais competitivos para as organizações. Assim, as pessoas que atuam no setor de controladoria e gestão são fundamentais para a empresa atingir seus objetivos e perpetuar no mercado. No entanto, as organizações exigem dos profissionais de gestão estratégica uma formação abrangente e completa. As competências e técnicas desenvolvidas pelos profissionais, são de extrema relevância no processo de decisões, onde são necessários o uso de metodologias e instrumentos eficazes para a escolha das melhores alternativas. A utilização de instrumentos eficazes certamente consagra a atuação dos profissionais que atuam em cargos de controladoria e gestão dos negócios. Neste sentido, o desenvolvimento de instrumentos e metodologias eficazes para o processo de gestão dos negócios e controladoria, é o foco deste projeto que busca contribuir com a formação de profissionais de controladoria e gestão em diversos segmentos de atuação empresarial. A especialização visa formar e preparar profissionais para agir de maneira eficaz nos processos de gestão empresarial, administração de empresas, gerenciamento da informação contábil, análise das demonstrações contábeis, análise de mercado, entre outras. Além de contribuir com a formação de novos profissionais, o curso visa aperfeiçoar e apresentar novas tendências a profissionais já inseridos no mercado de trabalho, que atuem no processo de gestão dos negócios.

| Perfil do Formando

As principais habilidades e competências potencializadas para o perfil do egresso são: Atuação ética e responsável nas relações empresariais; Competência para analisar e interpretar aspectos econômico-financeiros para auxiliar o processo de gestão das organizações; Consciência da importância do conhecimento e do contínuo aperfeiçoamento profissional. Habilidade e competência para promover melhorias de qualidade e organização das funções e dos controles nas organizações; Habilidade e competência para fazer uso de artefatos de controladoria e instrumentos de gestão estratégica; Habilidades interpessoais e competências fundamentais para atuação no contexto das organizações modernas considerando a capacidade de trabalho em equipe multidisciplinares, Habilidade de comunicação interpessoal, liderança e criatividade no processo de tomada de decisões.

Professores do Curso

Conheça os professores do curso de Gestão de Negócios e Controladoria

Altair Borgert
Doutor

Graduação em Ciências Contábeis, Mestrado em Administração e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Antoninho Luis Baldissera
Mestre

Graduado em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. É diretor de regulação da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento - ARIS.

Douglas Roberto Festa
Mestre

Mestrado em Administração: Gestão Estratégica as Organizações, especialista em Contabilidade Gerencial e Finanças Graduado em Ciências Contábeis. Proprietário da empresa de assessoria: WISEFIN SOLUÇÕES EMPRESARIAS SS.

Édipo Vaccaro
Especialista

Desde 2015 desenvolve gestores e equipes através de treinamentos e desenvolvimento. Tem experiência de 12 anos em gestão de equipes, além de domínio em gestão de pessoas e planejamento estratégico. É Professor Universitário de pós-graduação na área de liderança e gestão de pessoas.

Evandro de Nez
Doutor

Bacharel em Ciências Contábeis pela Unioeste. Mestre em Ciências Contábeis pela FURB. Doutorado em Ciências Contábeis e Administração FURB. Coordenador e professor do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade REGES de Realeza.

Fabricia Silva da Rosa
Doutora

Mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado sanduíche em Contabilitad pela Universitat de València - Espanha. Pós-doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina por meio do programa CAPES/PNPD.

Jacqueline Vasconcelos Leoni
Mestra

Mestre em Direito Empresarial e Cidadania, Bacharel em Ciências Contábeis, Pós-graduada em Finanças com Certificações pelo Institute of Internal Auditor em Auditoria Interna - CIA, em Autoavaliação e Controles ¿ CCSA, certificada pela ACAMS EUA como especialista em Prevenção a Lavagem de Dinheiro.

João Luiz Merini Moser
Mestre

Administrador de Empresas, bacharel em Ciências Contábeis com MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria - FGV, Especialização em Finanças, Investimentos e Banking - PUC/RS e Mestrado em Gestão e Negócios Internacionais - Miami College.

João Roberto Figueiredo
Especialista

Economista pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, especialização em economia pela Universidade Mackenzie, Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios pelo INPG e em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP.

Luciana Patricia Rosa Dias
Doutora

Doutora em Ciência do Solo pela UDESC, Pesquisadora nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Sociais Aplicadas. Revisora de periódicos científicos e avaliadora de projetos nas área de Ciências Agrárias.

Narciso York Ferreira da Silva
Mestre

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarin, MBA em Comércio Internacional pela Celer Faculdades, MBA em Negócios Financeiros pela FIA/Unisinos, Mestre em Administração no Mestrado Profissional em Administração, pela Unoesc de Chapecó.

Paulo Roberto Pit
Mestre

Formado em Administração de Empresas; Pós-graduado em Marketing; Mestre em Administração Moderna de Negócios. Foi professor de Planejamento e Administração Estratégica na graduação e Pós-Graduação da UNOCHAPECÓ durante 13 anos.

Ricardo Titericz
Mestre

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e graduado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. É administrador de empresas e sócio na CLARIUS.

Rogerio Joao Lunkes
Doutor

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Mestrado (1999) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Pós-Doutorado pela Universidad de Valëncia-Espanha (2011) e pela Universitá di Macerata - Itália (2020).

Roberto Aurélio Merlo
Mestre

Graduação em Ciências Contábeis - UNOESC, Especialização em Auditoria e Custos - UFSC, Especialação em Contabilidade Gerencial - UFSC e Mestrado em Administração - UFSC. Atualmente é professor de Graduação e Pós Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina e diversas IES de SC e RS.

Thiago Martinelli Veiga
Mestre

Mestre em direito (UFSC). Advogado especialista em privacidade e proteção de dados, novas tecnologias e previdência. Professor de pós-graduação (UNIDAVI, UNIFEBE, UNESC, CESUSC). Membro da Comissão Nacional de Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB.

Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Gestão de Negócios e Controladoria

Introdução à Unidavi Digital

Introdução ao ensino a distância. Introdução ao uso das ferramentas educacionais digitais. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Material didático digital. Ambiente Virtual de Aprendizagem Unidavi Digital.


4h

Análise Das Demonstrações Contábeis

Análise das demonstrações contábeis voltada à tomada de decisões. Análise de indicadores do Balanço Patrimonial, da Demonstração de resultado; da demonstração dos Fluxos de Caixa, da Demonstração de Valor Adicionado. Técnicas de análise das demonstrações contábeis. Indicadores econômico-financeiros.


30h

Gestão De Custos E Formação De Preços

Metodologias de custeio. Conceitos de custos, despesas, investimentos e suas implicações econômicas para a precificação. Margem de contribuição, ponto de equilíbrio, mark-up. Estratégias mercadológicas da precificação. Relação custo-volume-lucro. Conceituações dos aspectos comportamentais na decisão de formação de preço.


30h

Análise Econômico-Financeira

Análise de investimentos como instrumento para o processo decisório. Métodos de análise econômico-financeira: payback, valor presente líquido, taxa interna de retorno. Aborda os aspectos da decisão de investimento em condições de incerteza. Discorre sobre elaboração do fluxo de caixa e previsões do tempo de retorno sobre investimentos. Técnicas de análise de projetos com o uso do Excel.


30h

Planejamento e Orçamento Consultivo

Introdução ao planejamento estratégico. Orçamento de capital (investimentos), orçamento estratégico. Elaboração do orçamento: de vendas, produção, estoques de produtos acabados, compras, de matérias-primas, custos de mão-de-obra, custos gerais de produção, despesas operacionais e de caixa. Indicadores de gestão, simulação e análise de sensibilidade, avaliação da execução do orçamento e análise das variações. Avaliação orçado versus realizado.


30h

Controladoria

Funções e o papel da controladoria no contexto dos negócios. Controles internos e suas funções. Responsabilidade e autoridade da controladoria e seu papel no processo de gestão empresarial. Controladoria, Contabilidade financeira e gerencial. Artefatos da controladoria. Elaboração de relatórios gerenciais e análises gerenciais.


15h

Planejamento e Gestão Tributária

Planejamento tributário como forma de reduzir a carga tributária. Gestão e administração dos principais aspectos tributários. Principais formas de tributação; Incentivos fiscais; Juros remuneratórios sobre o capital próprio; Reorganizações societárias e seus efeitos tributários. Planejamento tributário aplicável a gestão dos tributos sobre a produção e a circulação de mercadorias, serviços e sobre o faturamento. Planejamento tributário aplicável a gestão dos tributos com função regulatória (impostos sobre o comércio exterior, impostos sobre operações financeiras, etc.).


30h

Aspectos Gerais sobre a Proteção de Dados Pessoais

Conceito de dados pessoais. Conceito de dados pessoais sensíveis. Conceito de tratamentos de dados pessoais. Identificação das partes interessadas. Direitos dos titulares de dados. Identificação de incidentes informacionais. Risco e gerenciamento de risco informacional. Projeto de conformidade com a LGPD. Documentação básica exigida pela LGPD. Programa de atendimentoa direitos dos titulares de dados.


15h

Mercado Financeiro e Investimentos em Ações

Contexto do mercado financeiro e de investimento. Introdução ao Mercado de Capitais. Estrutura e Dinâmica do Mercado de Capitais: Investidores, Mercados primário e secundário, Bolsa de Valores no Brasil, Derivativos. Análise de Ações: Análise fundamentalista e análise técnica.


30h

Gestão de Riscos e Compliance

Aspectos introdutórios da gestão de riscos e desafios da função Compliance. O Risco como objeto de gestão. Governança corporativa e gestão de riscos. Controle internos como subsídio para a minimização dos riscos. Gestão de riscos em controladoria. Métodos de gerenciamento de riscos. Principais ações-chave de controles internos e Compliance. Política de Compliance. Escopo, responsabilidades e procedimentos de Compliance.


30h

Teoria dos Jogos

Simulações empresariais. Processo de tomada de decisões necessárias: análise gerencial e planejamento. Contexto do processo de gestão empresarial: dinâmica vivencial que se utiliza do jogo de papéis, coloca os participantes em papéis de gestão, criando diversos tipos de desafios técnicos (inteligência cognitiva) e comportamentais (inteligência afetivo-emocional).


30h

Valuation

Critérios de classificação de investimentos: VPL, TIR, Payback, ILL, Break Even. Análise de viabilidade econômica. Análise de sensibilidade. Árvore de decisão. Seleção de projetos. Valuation. Modelo de negócio e criação de valor ao acionista. Métodos de avaliação: fluxo de caixa descontado, múltiplos e dividendos. Projeção e perspectivas de fluxo de caixa. Custo e estrutura de capital. Gestão do capital de giro na gestão baseada em valor.


15h

Environmental, Social and Governance - ESG

Environmental, social and Governance ¿ ESG: abrangência e importância do tema no ambiente dos negócios. Evidenciação das práticas de responsabilidade social corporativa. Relato Integrado.


15h

Liderança e Gestão de Equipes

Liderança. Constituição de equipes. Adaptação técnica à estrutura de mercado. Quadro de colaboradores. Supervisão: metas e acompanhamento de equipes. O papel do líder na gestão de equipe. Comunicação interpessoal no contexto e gestão de equipes.


15h

Práticas de Gestão Estratégica

Métodos e ferramentas para análise de ambiente e realização de diagnóstico. Elaboração, execução e monitoramento do planejamento estratégico. Instrumentos e informações para subsidiar a gestão estratégica de negócios.


15h

Indicadores de Performance (Big Data)

Uso das tecnologias no ambiente dos negócios. Uso de dados para a tomada de decisão. Análise de Big Data. Uso da inteligência computacional e aprendizagem de máquina. Indicadores estratégicos. Avaliação de desempenho empresarial e o uso de indicadores de performance.


30h

Investimento

24 parcelas de R$ 590,00

Presencial

Capacitar o profissional a atuar de forma estratégica na gestão de negócios e na controladoria.

Matricule-se