Unidades Curriculares

Curso de Radiologia

  • Anatomofisiologia dos Sistemas

    Disciplina Digital    60h

    Fundamentos da Anatomia e Fisiologia Humana dos Sistemas: nervoso central, periférico e autônomo, tegumentar, digestório, endócrino, urinário e genital masculino e feminino.

  • Patologia Geral

    Disciplina Digital    60h

    Conceito de doença e homeostasia; radicais livres e lipoperoxidação; processos degenerativos reversíveis e irreversíveis; diferenciação celular; distúrbios circulatórios; inflamações e infecções; regeneração e cicatrização; neoplasias benigna e maligna; etiopatogenia e bases moleculares das neoplasias malignas. Alterações morfológicas macroscópicas, microscópicas e moleculares de doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos. Alterações circulatórias e hemodinâmicas. Imunopatologia. Alteração do crescimento e diferenciação celular.

  • Optativa

    Disciplina Digital    60h

    .

  • Métodos Científicos e Textos Acadêmicos

    Disciplina Digital    60h

    Universidade: natureza do conhecimento; Ensino, Pesquisa e Extensão. Técnicas de Pesquisa. Tipos e estrutura formal de trabalhos acadêmicos. Ciência e Método. Normas da ABNT. Orientação sobre estratégias de pesquisa. Elementos da comunicação. Comunicação escrita e oral e eficiência nos processos comunicativos. Gênero e tipo textual. Modos de organização do discurso. Produção textual como atividade interativa e estratégias de leitura. Coerência e coesão textual.

  • Marketing Digital e E-commerce

    Disciplina Digital    60h

    Conceito evolução do marketing tempo real, ambiente de marketing digital, comportamento consumidor na era digital, revolução digital do marketing, comércio eletrônico, propaganda on-line, ações de comunicação, domínio do mercado digital, plano e estratégia para o mercado digital, tendências.

  • Imagenologia, Exames Constrastados, Tecnologia e Protocolo de Exames

    Disciplina Digital    105h

    Fundamentos tecnológicos de métodos de diagnóstico por imagem radiológicos e de tratamento utilizando radioatividade. Membros superiores, inferiores, crânio, coluna vertebral e tórax. Correlação clínico-radiológico-patológica. Identificação dos métodos de imagens para estudo dos diferentes órgãos anatômicos. Interpretação dos exames por imagem. Noções sobre Exame radiográfico; Mamografia; Densitometria Óssea; Fluoroscopia e Hemodinâmica. Noções de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Ultrassonografia e Radioterapia. Protocolo de exames e Controle de Qualidade. Noções de medicina nuclear.

  • Histologia, Embriologia e Reprodução Humana

    Disciplina Digital    60h

    Introdução ao estudo da Histologia. Tecido conjuntivo. Tecido epitelial. Tecido nervoso. Tecido muscular. Tecido cartilaginoso. Tecido ósseo. Gametogênese; estudo da primeira a oitava semanas do desenvolvimento humano; da nona semana ao nascimento. Placenta. Organogênese. Modelos de desenvolvimento embrionário da classe de vertebrados para discutir padrões morfofuncionais gerais do desenvolvimento embrionário fetal humano (Fertilização, Clivagem, Implantação, Gastrulação, Neurulação, Anexos embrionários e teratologia).

  • Fundamentos Filosóficos e Sociológicos

    Disciplina Digital    60h

    Contexto histórico, sociopolítico e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e Sociedade; as principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico-raciais e de gênero. Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

  • Física das Radiações

    Disciplina Digital    60h

    Estruturas atômicas e nucleares. Decaimento radioativo: modos e leis de transições nucleares, radioatividade natural e artificial. Radiações ionizantes: tipos e características. Interações das radiações ionizantes com a matéria: partículas carregadas, nêutrons, raios X e gama. Produção de raios X. Radiações não ionizantes: tipos, características e interações com a matéria. Fontes e produção das radiações ultravioleta, infravermelho, laser, micro-ondas e radiofrequências.

  • Epidemiologia, Políticas Públicas e Saúde Ambiental

    Disciplina Digital    105h

    História, conceitos e uso da epidemiologia. Epidemiologia clínica e medicina baseada em evidências. História natural e prevenção da doença. Transição demográfica e epidemiológica. Epidemiologia descritiva. Medida de frequência. Desenhos de estudos analíticos e análise de dados epidemiológicos: medidas de associação e de risco. Métodos epidemiológicos empregados na investigação em saúde. Epidemiologia nos serviços de saúde. Vigilância epidemiológica e em saúde. Testes diagnósticos. Processo histórico da saúde pública. Sistema Único de Saúde: princípios e diretrizes. Programas e Políticas de Saúde Pública. Políticas de educação em saúde no SUS. Estratégias de organização das ações do sistema de saúde e implantação de programas de saúde nos municípios.

  • Empreendedorismo e Inovação

    Disciplina Digital    105h

    Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidade e competências necessárias aos empreendedores. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios Inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Plano Financeiro.

  • Biotecnologia e Bioinformática

    Disciplina Digital    60h

    Introdução à Biotecnologia. Fundamentos da biotecnologia. Biotecnologia aplicada à área da saúde. Biotecnologia: bactérias, vírus e leveduras como carreadores de genes de interesse biotecnológico. Modelagem proteica. Técnicas de sequenciamento e montagem de genomas, conhecimento dos principais bancos de dados, análises genômicas e proteômicas realizada através de análises computacionais. Introdução e histórico da bioinformática e os principais avanços e descobertas na área.

  • Biossegurança e Radiobiologia

    Disciplina Digital    60h

    Noções e princípios de biossegurança no ambiente de trabalho. Histórico e legislação, internacional e nacional, sobre Biossegurança. Riscos em laboratórios: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Organismos geneticamente modificados. Nanotecnologia e biossegurança. Níveis de biossegurança: medidas de segurança, equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva. Dosimetria: unidades de medidas radiológicas, dose, medidores de dose e exposição (dosímetros, dose profunda e órgão, dose superficial e equivalentes, fantomas, limites de dose, unidades. Noções sobre efeitos biológicos das radiações. Noções sobre proteção radiológica. Radioproteção em novas tecnologias de diagnóstico e terapia.

  • Bioquímica

    Disciplina Digital    60h

    Química e a importância biológica de Aminoácidos, Proteínas, Enzimas, Vitaminas, Coenzimas, Lipídeos e Carboidratos. Bioenergética e Processos Metabólicos. Metabolismo de Carboidratos, Lipídeos, Aminoácidos e Proteínas. Regulação e Integração metabólica.

  • Biologia Celular e Genética Molecular

    Disciplina Digital    60h

    Bases Estruturais, Moleculares e Fisiológicas das Células. Origem e evolução celular. Modelos Celulares. Métodos de estudo da célula. Interações da célula como unidade fundamental do ser vivo. Composição química da célula. Sistemas de endomembranas. Produção e utilização de energia. Núcleo Interfásico. Ciclo celular. Mitose e meiose. Ênfase morfofuncional e interdependência tecidual. Material Genético: Natureza, Estrutura, Expressão, Localização e Transmissão. Métodos de Diagnóstico Molecular de Doenças e Terapia Gênica. Caracterização e manipulação de técnicas moleculares avançadas em biologia molecular que visam a clonagem de fragmentos de DNA, isolamento, análise e expressão de genes, detectar variação, identificar sequências genômicas, bem como sua função celular. Exemplos da aplicação de técnicas moleculares em diagnóstico. Projetos genomas.

  • Bioestatística

    Disciplina Digital    60h

    Tipos e Técnicas de Amostragem. Elaboração de Banco de Dados. Análise Estatística Descritiva e Inferencial. Discussão de Testes Estatísticos Fundamentais para as Ciências da Saúde. Entendimento de Análise de Dados e dos Resultados.

  • Anatomofisiologia Musculoesquelética

    Disciplina Digital    60h

    Planos e eixos de movimento. Fundamentos da Anatomia e Fisiologia Humana: circulatório e respiratório, musculoesquelético e articular.

  • Medicina Nuclear e PET, SPECT e PET-SCAN

    Disciplina Digital    60h

    Conhecimento dos princípios técnicos e clínicos nos quais se baseia a medicina nuclear com desenvolvimento da capacidade de realizar as diferentes técnicas, manejando e identificando os conceitos, métodos e critérios empregados na especialidade. Diagnóstico. História; equipamentos utilizados em Medicina Nuclear e os exames realizados nesta modalidade. Instrumentação; Aquisição de imagens. Radioisótopos: efeitos biológicos das radiações ionizantes em Medicina Nuclear; utilização de Radioisótopos na Medicina (isotopodiagnose, isotopoterapia, etc.). Manuseio de radioisótopos de níveis baixos e intermediários. Resíduos sólidos e líquidos. Descontaminação. Proteção de pacientes e barreiras de proteção, para Medicina Nuclear. Exames realizados na área de Cardiologia, Endocrinologia ¿ Radioiodoterapia, Samarioterapia e Oncologia, Ortopedia, Gastroenterologia, Urologia, Pneumologia, Mastologia. PET CT: Técnicas de Obtenção de imagem, Farmacologia do FDG e protocolos utilizados. Legislação aplicada à Medicina Nuclear: Normas CNEN e ANVISA.

  • Mamografia e Densitometria Óssea

    Disciplina Digital    105h

    Recepção e instrução dos pacientes com relação ao exame. Conhecimentos básicos, teóricos e práticos das incidências realizadas nos estudos mamográficos fazendo uso da radiação ionizante. Técnicas de mamografia. Revelação de filmes mamográficos. Técnicas de estereotaxia para biópsia da mama. Classificações e posicionamento das mamas. Conhecimento sobre a osteoporose, causas e consequências, bem como a compreensão da aquisição da imagem densitométrica. Protocolo de exames e Controle de Qualidade. Classificação da osteoporose e fatores de risco para osteoporose primária. Etiologia da osteoporose secundária. Técnicas de densitometria. Compreensão das técnicas de posicionamento por meio do conhecimento de anatomia.

  • Ética, Deontologia e Legislação Radiológica

    Disciplina Digital    105h

    História da radiologia. Normas e legislação radiológicas. O Conselho Federal e Regional de Radiologia. As atuações do radiólogo e o mercado de trabalho. A Radiologia no Brasil. Essência multidisciplinar na área de saúde. Atividade técnica e científica e o bem coletivo. Bioética e Radiologia. Ética Profissional e o código de ética do Radiologista. Ética nas pesquisas com seres humanos e animais: normas e diretrizes regulamentadoras. Comitê de Ética em Pesquisa.

  • Eletiva

    Disciplina Digital    60h

    .

  • Radiologia Convencional Aplicada

    Disciplina Digital    105h

    Estudos e tipos de exames radiológicos. Técnicas radiológicas (abdome, corpo estranho, urgências, traumatismo, pediatria, etc). Estudos de exames contrastados e os meios de contraste (baritados e iodados). Dosagem dos meios de contrastes. Radiologia intervencionista. Noções sobre Radiologia Digital. Sistema de arquivamento e distribuição de imagens (PACS). Protocolo de exames e Controle de Qualidade.

  • Radiologia Industrial e Veterinária

    Disciplina Digital    105h

    Histórico. Conceitos, princípios e técnicas utilizadas na obtenção de imagens radiográficas na área industrial, como ensaios radiográficos, reatores nucleares, irradiadores industriais e técnicas analíticas. Equipamentos e aplicações. Diagnóstico e ensaios não destrutivos em meios líquidos, sólidos e gasosos. Radiologia de Alimentos, indústria farmacêutica. Armazenamento de fontes. Gerência de rejeitos radioativos. Transporte de material radioativo. Procedimentos de emergência. Acidentes radiológicos. Outras aplicações de radiologia industrial. Introdução e técnicas radiológicas em medicina veterinária. Equipamentos de radiologia veterinária. Manejo seguro com animais. Posicionamento dos animais para diferentes tipos de exames de imagens, anatomia e patologias relacionadas ao Sistema Ósseo. Radiodiagnóstico do Esqueleto Axial. Exames especiais. Radiologia do sistema ósteo-articular. Radiologia dos sistemas digestivo, linfático, respiratório, circulatório, urinário e genital. Proteção radiológica em radiologia veterinária. Protocolo de exames e Controle de Qualidade.

  • Radiologia Odontológica

    Disciplina Digital    105h

    Estudo dos equipamentos e materiais para a obtenção de imagens radiográficas odontológicas. Processamento de filmes radiográficos. Exames radiológicos odontológicos. Protocolo de exames e Controle de Qualidade. Estudo da anatomia e conhecimentos de técnicas de aquisição de exames em radiologia odontológica. Técnicas radiográficas intrabucais e extrabucais, exame de tomografia computadorizada de feixe cônico (Cone beam). Princípios de interpretação radiográfica. Análise da qualidade odontológica.

  • Radioterapia

    Disciplina Digital    105h

    Estudo dos princípios de funcionamento dos equipamentos de radioterapia. Qualidade dos raios X de tratamento por ortovoltagem. Curvas de isodose e parâmetros físicos de cálculo de dose. Formas de simulações no tratamento radioterápico. Radioterapia guiada por imagem. Radioterapia baseada na Tomoterapia. Radioterapia com feixe de Prótons. Estudo dos tipos de radiações utilizadas. Aspectos relacionados à radioproteção do paciente e do profissional incluindo o descarte dos rejeitos radioativos. Farmacologia Aplicada. Efeito do tratamento em nível celular e principais exames. Protocolo de exames e Controle de Qualidade.

  • Tomografia Computadorizada

    Disciplina Digital    105h

    Introdução ao estudo da Tomografia Computadorizada. Equipamentos de Tomografia Computadorizada, particularidades estruturais dos equipamentos, cuidados com o aparelho e funcionamento. Geração e tipos de Tomógrafos. Formação de imagens. Meios de Contraste e Reações. Planos de corte. Reconstruções de exames. Manipulação de Imagens. Doses de Radiação em Tomografia. Protocolo de exames e Controle de Qualidade. Bomba Injetora. Técnicas de exame: do crânio, da face, do pescoço, da coluna, do tórax, do abdômen, dos membros superiores e inferiores, nos procedimentos intervencionais.

  • Ultrassonografia e Ressonância Magnética

    Disciplina Digital    60h

    Características do som e do ultrassom. Introdução e histórico. O equipamento diagnóstico de ultrassom. A geração de imagem. As aplicações e restrições do exame diagnóstico. Características atômicas. Os spins atômicos e o movimento de precessão. A ressonância do átomo de hidrogênio. O equipamento diagnóstico de RMN. A geração da imagem. Sistema computacional. As aplicações e restrições do exame diagnóstico. Preparação do paciente. Física da ressonância. Contrastes de RM. Segurança em EM. Protocolo de exames e Controle de Qualidade.

  • Práticas Orientadas

    Disciplina Digital    160h

    .

Galeria de
Vídeos

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION