Unidades Curriculares
Conheça as Unidades Curriculares do curso de Psicologia
Disciplinas do Curso
Conheça as disciplinas do curso de Psicologia
1 ª fase
Tipos e técnicas de amostragem. Elaboração de banco de dados. Análise Estatística descritiva e inferencial. Discussão de testes estatísticos fundamentais para as ciências da saúde. Entendimento de análise de dados e dos resultados.
Bases estruturais, moleculares e fisiológicas das células. Material genético: natureza, estrutura, expressão, localização e transmissão. Métodos de diagnóstico molecular de doenças e terapia gênica.
Delimitação entre ciência e senso comum. Contextualização histórica da Psicologia. Constituição e consolidação da Psicologia como ciência e profissão. A psicologia no Brasil: processo histórico de constituição. Matrizes estruturalistas e funcionalistas na formação do pensamento psicológico. Bases epistemológicas, ontológicas e antropológicas da Psicologia. Epistemologia e construção de teorias psicológicas.
Contexto histórico, sociopolítico e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico-raciais e de gênero. Etnia e história da cultura afrobrasileira e indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.
A Língua Portuguesa e a comunicação oral e escrita. Adequação da linguagem aos seus diferentes níveis. Aspectos linguístico-gramaticais aplicados aos textos orais e escritos. Linguagem oral: princípios da oratória, técnicas de presentação pública, apresentações acadêmicas. Universidade: natureza do conhecimento, Ensino, Pesquisa e Extensão. Ciência e Método. Ética aplicada à Pesquisa. Produção, normatização (ABNT) e estruturação dos gêneros textuais da esfera acadêmica.
Definição de senso comum e ciência. A ciência psicológica. Objetos e métodos da Psicologia. Áreas do conhecimento e campos de atuação da Psicologia. Abordagens teóricas e metodológicas da Psicologia. Campo e mercado de trabalho do psicólogo. Princípios éticos da profissão.
2 ª fase
Conhecimento filosófico: mito, senso comum, razão. Argumento lógico: conceito, lógica. Fases históricas: antiga, medieval, moderna, contemporânea. Epistemologia e ciências humanas: dualismo cartesiano, subjetivismo. Metafísica: dogmatismo, criticismo. Ética: moral, responsabilidade.
Formação do sistema nervoso: embriologia do sistema nervoso. Sistema nervoso central e periférico: localização, função e interação com outros sistemas. Alterações morfológicas do sistema nervoso em determinadas patologias: Acidente vascular encefálico (AVE), Parkinson, Alzheimer, Epilepsia, Autismo, entre outras. Memória e aprendizagem.
Definições, teorias e conceitos principais relacionados com: sensação, percepção, estados de consciência, memória, pensamento, linguagem, inteligência, motivação e emoção. Relação entre os processos psicológicos básicos e atividade cerebral.
Psicologia do Desenvolvimento: conceitos básicos, oito períodos do ciclo de vida, aspectos e principais influências ao desenvolvimento (biológicas e ambientais), com ênfase na primeira infância. Fundamentos de teorias do desenvolvimento: quatro perspectivas: psicanalítica, aprendizagem, cognitiva e etológica. A teoria do apego de John Bolwby e Ainsworth. Desenvolvimento da personalidade. Porque o amor é importante: como o afeto molda o cérebro do bebê. O cérebro da criança: pilares da autorregulação e da inteligência emocional a partir da neurociência.
3 ª fase
História da Psicologia Social Comunitária na América Latina. Categorias fundantes da Psicologia Social Comunitária: identidade, atividade, consciência. Pesquisa em Psicologia Social: Teoria das Representações Sociais, pesquisa-ação. Sofrimento éticopolítico: a dialética exclusão/inclusão. Relações étnico-raciais. Processos grupais. Comunidade.
A descoberta da infância como fase do ciclo de vida. O normal e o patológico na infância e adolescência. Transtornos psicopatológicos: categorias, dimensões e construção social. Transtornos infanto-juvenis prevalentes na contemporaneidade e sua descrição no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5): Transtornos neurodesenvolvimentais; Transtornos do comportamento; Transtornos do humor; Transtornos da ansiedade; Transtornos alimentares. A esquizofrenia: campo complexo.
Inserção na comunidade: diagnóstico comunitário, instrumentos para levantamento de necessidades, elaboração e execução de projeto psicossocial.
Homeostasia. Sistema: tegumentar, nervoso, músculo esquelético, digestivo, cardiovascular, respiratório, renal, reprodutor, imunológico.
Métodos de pesquisa em Psicologia. Pesquisa básica, aplicada e correlacional. Formulação do problema de pesquisa. Construção de hipóteses. Técnicas de pesquisa. Instrumentos e técnicas de coleta de dados. Amostragens. Abordagem empírica, qualitativa, quantitativa e multimétodo. As principais abordagens qualitativas: Narrativa, Fenomenológica, Etnográfica, Teoria Fundamentada e Estudo de Caso. Análise e interpretação de dados. Normas e etapas para elaboração de projetos de pesquisa.
Histórico da aprendizagem: Sócrates, Platão e Aristóteles. Concepções de aprendizagem: inatismo, empirismo, construtivismo e histórico-cultural. Concepção histórica e surgimento da infância. O processo de humanização-educação: crianças selvagens. Vigotski: vida, obra, periodização do desenvolvimento, zona de desenvolvimento iminente, criatividade e brincadeira. Motivação e os processos de ensino e aprendizagem. As diferentes perspectivas de aprendizagem: Psicanálise, Piaget, Wallon, Gestalt, Freinet, Montessori, Rogers, Emília Ferreiro, Cognitiva e Comportamental. Transtornos de aprendizagem.
4 ª fase
A prática de atuação do Psicólogo Escolar. Primeiro contato com a instituição educacional. Diagnóstico da organização educacional. Elaboração de projeto de atuação e intervenção na organização educacional. Execução e controle do projeto. Avaliação dos resultados de projeto.
Transmissão sináptica e potencial de ação; neurotransmissores. Base biológica da ansiedade e depressão. Neurociência do aprendizado. Bases neurais do comportamento. Neurofisiologia clínica experimental. Análise neuropsicofisiológica da comunicação não verbal.
O campo de atuação da Psicologia Educacional: documentos de referência e prática. Pesquisa em Educação. Diferenciação da Psicologia Escolar e Psicologia Educacional. A estrutura e funcionamento dos sistemas educacionais no Brasil. LDB. Contribuições das correntes psicológicas para a compreensão do contexto, do cotidiano, das relações e dos problemas nas instituições educacionais. Formação docente. Preconceito na escola. Aspectos éticos da atuação em psicologia educacional. O trabalho com a educação inclusiva e deficiências.
Psicopatologia: evolução histórica e conceitual. O normal e o patológico: critérios para definição. Entrevista e avaliação do estado mental, processos psicológicos básicos. Classificação e descrição psicopatológica na vida adulta e velhice. Transtornos prevalentes na contemporaneidade e sua descrição no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5): transtornos da ansiedade; transtornos obsessivocompulsivos; transtornos relacionados ao trauma e estressores. Transtornos depressivos. Transtorno bipolar e relacionados. Transtornos da personalidade. Espectro da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos. Transtornos relacionados a substâncias/aditivos. Alzheimer, Parkinson e outros.
Conceitos básicos das abordagens cognitivas: racionalistas e construtivistas. Fundamentos teóricos da terapia cognitivo-comportamental: modelo cognitivo e estruturas de pensamento. Neurociências e terapia cognitivo-comportamental. Emoções e Cognição. Modelo cognitivo das psicopatologias: transtornos de ansiedade, de humor e personalidade; transtornos alimentares e dependência química. Psicoterapia cognitivocomportamental com crianças e adolescentes, casais e grupos. Conceitos básicos das Terapias/Estratégias cognitivas de terceira onda.
O pensamento sistêmico e seus pressupostos epistemológicos: o novo paradigma da ciência. Principais autores e escolas da terapia sistêmica: precursores e pós-modernos. Conceitos fundamentais da abordagem. Estrutura, papéis, funções, mitos, ritos, segredos, lealdades, legados e valores familiares: sua transmissão transgeracional. História da família brasileira e configurações familiares na contemporaneidade. Os subsistemas familiares. Ciclo de vida familiar.
5 ª fase
Terapia sistêmica individual. Terapia sistêmica de casal. Terapia sistêmica sexual. Terapia sistêmica de família. Técnicas psicoterápicas sistêmicas. Temas emergentes em terapia sistêmica: divórcio e recasamento, doença crônica/grave, violência, adoção, morte e luto, deficiências, dimensões culturais e espirituais, parentalidade e coparentalidade. O uso de perguntas reflexivas e metáforas. Resiliência familiar. Metodologia de pesquisa com famílias.
Inserção em contextos diversos para realização de plantão psicológico. Elaboração de estratégias em situações de crises e desastres.
Noções de grupo. Histórico, fundamento e desenvolvimento teórico e técnico da psicoterapia de grupo. Identificação das principais concepções sobre os processos e os organizadores dos pequenos grupos nas diferentes abordagens psicológicas. As configurações vinculares no grupo terapia. Sociedade atual e os conflitos grupais. Modalidades grupais: grupo operativo, grupo de autoajuda e grupo psicoterapêutico. Os contextos de atuação no trabalho em grupos.
Aspectos históricos da aproximação entre Psicologia e área de emergências e desastres. Fundamentos teóricos da psicologia das emergências e desastres: psicologia social, psicologia ambiental. O homem e o ambiente. O fazer psicológico em cenários de emergências, desastres, crises. Contribuições da Atenção Psicossocial e Saúde Mental em situações de desastres. Plantão psicológico e atendimentos em situações de emergência. Luto por desastres. A psicologia das emergências e desastres nas políticas públicas.
Princípios básicos da Terapia Cognitivo-Comportamental. Avaliação e Conceitualização do caso em Terapia Cognitivo-Comportamental. Relação terapêutica e o empirismo colaborativo. Psicoeducação. Estrutura das sessões terapêuticas. Principais técnicas e estratégias cognitivas, emocionais, comportamentais e vivenciais utilizadas no atendimento de crianças, adultos, casais e grupos. Aplicação prática da abordagem cognitivo-comportamental em diferentes contextos: educacional, hospitalar, organizacional.
A Psicologia Humanista como terceira força. Fenomenologia: suas origens e contexto histórico. Redução fenomenológica. Intencionalidade. Temporalidade. Pesquisa fenomenológica. Entrevista e observação fenomenológica. Psicopatologia fenomenológica. Buber e a Abordagem dialógica. Temas existenciais.
6 ª fase
A preparação das etapas do encontro grupal. A seleção e uso de técnicas coerentes com o público, objetivo e contexto de atuação grupal. Práticas enquanto coordenador, cocordenador, observante e participante, dos processos grupais.
Os papeis comuns nos grupos. Atributos do coordenador (grupo terapeuta): tarefas básicas. A criação do grupo: local, tempo, tamanho, participantes. As etapas do encontro grupal: aquecimento, desenvolvimento, encerramento/compartilhamento. Estratégias terapêuticas grupais. A utilização dos grupos em pesquisa. Soluções de problemas comuns nos grupos. A ética no trabalho com grupos.
Definição de Política Pública, controle e participação social. Democracia e Psicologia. O compromisso social da Psicologia e políticas públicas. Histórico da inserção da Psicologia no campo das políticas públicas. Intervenções da Psicologia em contextos, públicos e temas diversos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, exercício da cidadania e a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades. Legislações: Estatuto da Criança e Adolescente, Lei Maria da Penha, Estatuto da Pessoa com Deficiência, Estatuto da Pessoa Idosa.
Behaviorismo metodológico: autores I. Pavlov e J. B. Watson. Behaviorismo Radical: comportamento inato, comportamento respondente, comportamento condicionado. Comportamento operante: reforço, punição e extinção. Esquemas de Reforçamento: contínuo, razão fixa, razão variável, intervalo fixo e intervalo variável. Discriminação e generalização. Comportamento verbal. Comportamento governado por regras. Agências de controle: religião, governo e lei, psicoterapia, economia, educação. Cultura.
Psicologia da Gestalt: todo e partes, figura e fundo, aqui e agora. Teoria de Campo de Kurt Lewin. Teoria Organísmica de Kurt Goldstein. Pensamento Holístico de Jan Smuts. Conceitos fundamentais da clínica Gestáltica: awareness, contato, ajustamento criativo e neurose. Diagnóstico clínico. Gestalt-terapia com crianças: funcionamento saudável e disfuncional, família e responsáveis, processo diagnóstico, término do processo terapêutico. O terapeuta como instrumento. Técnicas gestálticas.
A invenção da Psicanálise e sua importância para o desenvolvimento da Psicologia. Psicologia e Psicanálise: diferenças e semelhanças. A histeria e a descoberta do inconsciente. A primeira teoria do Aparelho Psíquico. Os 4 conceitos fundamentais em Psicanálise: Inconsciente, Pulsão, Repetição e Transferência. A sexualidade infantil e a psicossexualidade na obra freudiana. O Complexo de Édipo. Segunda teoria do aparelho psíquico. O circuito pulsional e as estruturas clínicas em Psicanálise - Introdução a Lacan.
7 ª fase
Avaliação psicológica: conceituação; aspectos históricos, campos de aplicação. Psicodiagnóstico: definição e etapas do processo. Testes psicológicos: conceito, tipos de testes, validade, fidedignidade/precisão e padronização. Fundamentos em uso dos testes psicológicos: critérios para a escolha de testes psicológicos, aspectos essenciais para a administração dos testes e postura do profissional. Aspectos éticos: competências para administração de testes e técnicas, sobre o sigilo, o compartilhamento de informações, os direitos dos avaliados, na elaboração de documentos. Observação. Entrevista psicológica: de anamnese, de devolutiva. Avaliação psicológica de crianças, adultos e idosos: especificidades, técnicas, instrumentos e contextos de aplicação.
Processo Saúde/Doença: análise e representações sociais. A Psicologia no campo da saúde. Prevenção de doenças e Promoção de saúde. Ações de Educação em Saúde.
Conceitos e princípios básicos da terapia farmacológica. Vias de administração de fármacos e farmacocinética. Interações fármaco-receptor e farmacodinâmica. Transmissão química e ação de fármacos no sistema nervoso central. Ansiolíticos e hipnóticos. Antidepressivos. Antipsicóticos. Antiepilépticos. Farmacoterapia na doença de Alzheimer e Parkinson. Anestésicos e Opióides. Drogas de abuso e estimulantes do sistema nervoso central.
Processo Saúde/Doença: análise e representações sociais. Movimento sanitário, história da saúde pública e do Sistema de Saúde no Brasil (SUS). A Psicologia no campo da saúde. Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde. Estratégias da organização das ações do sistema de saúde nos municípios. Gestão e política do sistema de saúde e participação popular. Práticas integrativas e complementares no SUS.
O contexto clínico do analista do comportamento: entrevista inicial adulto. Construção do caso clínico: dados iniciais, queixas terapêuticas, análises funcionais e propostas terapêuticas. Abordagens terapêuticas de terceira onda: Terapia Analítico-Funcional (FAP), Terapia Dialética-comportamental (DBT) e Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Intervenções e Técnicas em análise do comportamento: treino de habilidades sociais, treino parental, dessensibilização sistemática, respiração diafragmática, dentre outras.
A Psicanálise aplicada. A importância das primeiras relações para a constituição psíquica - Especificidades da Clínica Infantil: Winnicott, Françoise Dolto. Como trabalha um clínica em psicanálise - fragmentos clínicos e a construção de Caso Clínico em Psicanálise. Outras correntes em psicanálise: Jung e a Psicologia Analítica; Reich e a Psicologia do Corpo. psicanalista. A associação Livre e outras técnicas em psicanálise. Transferência - Entrevistas Preliminares e sua tríplice articulação. As formações do inconsciente: a língua (discurso) - a linguística e a psicanálise, os chistes, atos falhos, esquecimentos, os sonhos e os sintomas. Os novos sintomas da contemporaneidade. O dia a dia da atuação
8 ª fase
Conceito de trabalho e organização. Contextualização e evolução da Psicologia Organizacional. Comportamento e Psicologia Organizacional: comportamento individual, motivação e satisfação, comportamento de grupo, comunicação, liderança. Psicologia do trabalho, políticas e práticas de gestão de pessoas. Cultura, clima e comportamento organizacional. Saúde e bem-estar no trabalho. Atuação do psicólogo em diferentes tipos de organizações.
História e desenvolvimento da sexualidade. Dimensões da sexualidade: sexo, gênero (expressão e identidade) e orientação. Diversidade sexual. Corporeidade. Preconceito e a construção da heteronormatividade. Atualidades: legislação, terminologia e ética. Novas composições familiares. Sexualidade na Escola.
Dimensões da sexualidade: sexo, gênero (expressão e identidade) e orientação. Diversidade sexual. Preconceito e a construção da heteronormatividade. Atualidades: legislação, terminologia e ética. Elaboração de projeto de atuação e intervenção na temática de sexualidade. Sexualidade nos diversos contextos: educacional, social e saúde.
Avaliação psicológica em diagnósticos específicos: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista, transtorno do desenvolvimento intelectual. Etapas iniciais do processo de avaliação psicológica: identificação da demanda, elaboração das hipóteses, escolha dos instrumentos e técnicas, coleta e armazenamentos de dados. Raciocínio clínico: análise e significação dos dados coletados, conclusões. Testes psicológicos: aplicação, correção e interpretação. Documentos decorrentes do processo de avaliação: laudo psicológico e atestado psicológico.
História da orientação profissional e de carreira (OPC). Importância da OPC na contemporaneidade e categorias para seu estudo: carreira, trabalho, identidade, escolha e projeto. O papel da(o) orientadora(o) profissional. Modelos teóricos sobre OPC. Modalidades de intervenção em OPC. Métodos e técnicas para intervenções em OPC: etapas e recursos.
9 ª fase
Entrevista psicológica inicial. Compreensão do estado mental. Atendimento psicológicos individuais, casais e famílias do público infantil, adolescente, adulto e idoso. Prática de elaboração de documentos psicológicos.
Inserção, acompanhamento e atuações profissionais da Psicologia em diferentes campos de atuação. Planejamento, execução e avaliação de intervenções individuais, grupais, comunitárias e institucionais.
Ética, moral e direito: conceitos, aproximações e distanciamentos. Deontologia e responsabilidade profissional e civil do Psicólogo: deveres e obrigações profissionais. O código de ética do profissional psicólogo: princípios fundamentais; das responsabilidades dos psicólogos (deveres, vedações, remuneração, relacionamentos profissionais, paralisações, sigilo, depoimento em juízo, pesquisa e ensino, divulgação e publicização de seu trabalho etc.). Resoluções do Conselho Federal de Psicologia. A atuação ética de psicólogos em diferentes campos de atuação. Reflexões éticas e preocupações do recém-formado. Temas éticos, bioéticos e polêmicos em Psicologia.
Delimitação de objeto de estudo. Formulação do problema de pesquisa. Formulação do objetivo de pesquisa. Construção de hipóteses. Escolha de métodos adequados em psicologia. Fundamentação teórica para projetos de pesquisa. Normas e etapas para elaboração de projetos de pesquisa.
10 ª fase
Entrevista psicológica inicial. Compreensão do estado mental. Atendimento psicológicos individuais, casais e famílias do público infantil, adolescente, adulto e idoso. Prática de elaboração de documentos psicológicos.
Inserção, acompanhamento e atuações profissionais da psicologia em diferentes campos de atuação. Planejamento, execução e avaliação de intervenções individuais, grupais, comunitárias e institucionais.
Exploração da amplitude de aplicabilidade dos conhecimentos psicológicos às demandas emergentes da sociedade. Tendências, tensões e temas emergentes. Aprofundamento e planejamento do processo de investigação científica e da problematização de emergências e crises contemporâneas. Questões teóricas em psicologia na intersecção de temas emergentes nas ciências humanas, bem como discussão dos aspectos éticos envolvendo: gênero, questões étnico-raciais, política, pessoa com deficiência, movimentos sociais e democracia, direitos humanos, religião e espiritualidade, dentre outros.
Entrevista psicológica inicial. Compreensão do estado mental. Atendimento psicológicos individuais, casais e famílias do público infantil, adolescente, adulto e idoso. Prática de elaboração de documentos psicológicos.