Ferramentas Gráficas
Presencial 60h
Softwares aplicados ao design gráfico: Adobe Ilustrador e Photoshop. Conceitos, ferramentas, exercícios e aplicabilidade.
Curso de Produção Multimídia
Softwares aplicados ao design gráfico: Adobe Ilustrador e Photoshop. Conceitos, ferramentas, exercícios e aplicabilidade.
História da fotografia. Fotografia artística. Noções teóricas e práticas sobre aspectos técnicos da câmera e objetivas. Recursos e formatos de arquivos. Técnica fotográfica enquadramentos, luz, forma, contraste, profundidade de campo. Planejamento e construção da imagem fotográfica. Tratamento e manipulação de imagens. Exposição fotográfica.
Contexto histórico, sócio-político e Filosófico do surgimento da Nova Ciência; Indivíduo e Sociedade; As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores; Cultura, identidade e diversidade cultural; Direitos Humanos; Relações étnico- raciais e de gênero; Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Sociedade, inclusão e responsabilidade social.
Multimídia e abordagem histórica; Tipos de produtos de multimídia; Mercado de trabalho, áreas de atuação, profissões e funções na produção de multimídia no Brasil e no mundo.
História da Arte e correntes artísticas a partir do século XX. Conceitos de estética e elementos da comunicação visual. História do design. Design digital: histórico e tendências.Noções básicas de Semiótica.Princípios da Gestalt. Teoria e psicologia das cores.
Softwares aplicados à produção audiovisual: Adobe After Effects e Adobe Premiere. Conceitos, ferramentas, exercícios e aplicabilidade.
Fotografia digital aplicada: captação, manipulação e layout. Produção conceitual de fotografias e suas possíveis utilizações na comunicação. Planejamento, orçamento e execução de campanhas fotográficas. Produção fotográfica eletrônica de moda e produto. Exposição fotográfica comercial. Referências de mercado.
Movimentos do Design, relacionados ao design Gráfico; Princípios Básicos do Design; Design Editorial, Layout, Diagramação, Grids; Tipografia; Projeto Gráfico.
Metodologia para projetos multimídia. Briefing, pesquisa, conceitos, aplicação para diferentes mídias e elaboração de projeto experimental aplicado à produção multimídia. Abordagem de temáticas voltadas à comunidade, questões ambientais, educacionais, culturais e sociais.
Estratégias de leitura, interpretação e produção de diferentes gêneros textuais. Métodos, linguagem e técnicas de redação para plataformas multimídia (texto, áudio, vídeo). A redação jornalística e sua linguagem para mídia impressa, rádio e TV. A redação publicitária: formatos de anúncio. A redação para web (Webwriting): conteúdos para diferentes suportes (webjornalismo; webTV; webRádio; blog; site; eBook; redes sociais). Técnicas de media training para apresentações orais.
Métodos, técnicas e ferramentas projetuais aplicadas à produção multimídia. Processo criativo. Técnicas de criatividade.
Plano de marketing digital, mídias, formatos de anúncios, links patrocinados, e-mail marketing, mídias sociais e web analytics.
História do cinema. Conceitos gerais sobre produção audiovisual. Linguagem audiovisual. Etapas da produção. Estudos e aplicação dos processos produtivos e dos aspectos pertinentes ao planejamento e gerenciamento da produção. Desenvolvimento e formatação de roteiros. Tecnologias aplicadas à produção audiovisual. Criação e produção de peças audiovisuais.
Elaboração de projeto experimental aplicado à produção multimídia. Criação de soluções, conteúdos e estratégias para o meio digital. Abordagem de temáticas voltadas à comunidade, questões ambientais, educacionais, culturais e sociais.
Conceitos e fundamentos do design da Informação. Elementos e estruturas de sistemas de informação gráfica. O usuário da informação. Níveis de organização visual. Análise de interfaces gráficas. Metodologia de projetos em design da informação. Usabilidade. Ergonomia de interface e navegabilidade para Web. Mapa e protótipo de sites. Resolução e compatibilidade de telas.
.
Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidade e competências necessárias aos empreendedores. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios Inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Plano Financeiro.
Mídia tradicional e on-line. Planejamento compra e gestão de mídia. Análise estatística de dados Digitais. Analytics. KPIs (Indicadores chave de desempenho) OKRs (Objetivos chave de resultados).
Edição e finalização audiovisual: Estudo e aplicação de técnicas para projetos multimídia. Técnicas avançadas de tratamento e manipulação de imagens. Design de movimento. Desenvolvimento de projetos audiovisuais autorais.
Elaboração de projeto experimental aplicado à produção multimídia. Criação de soluções, conteúdos e estratégias para o meio digital. Abordagem de temáticas voltadas à comunidade, questões ambientais, educacionais, culturais e sociais.