Unidades Curriculares

Curso de Produção Multimídia

1 ª fase

  • Ferramentas Gráficas

    Presencial    60h

    Softwares aplicados ao design gráfico: Adobe Ilustrador e Photoshop. Conceitos, ferramentas, exercícios e aplicabilidade.

  • Fotografia

    Presencial    120h

    História da fotografia. Fotografia artística. Noções teóricas e práticas sobre aspectos técnicos da câmera e objetivas. Recursos e formatos de arquivos. Técnica fotográfica enquadramentos, luz, forma, contraste, profundidade de campo. Planejamento e construção da imagem fotográfica. Tratamento e manipulação de imagens. Exposição fotográfica.

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos

    Disciplina Digital    60h

    Contexto histórico, sócio-político e Filosófico do surgimento da Nova Ciência; Indivíduo e Sociedade; As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores; Cultura, identidade e diversidade cultural; Direitos Humanos; Relações étnico- raciais e de gênero; Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

  • Multimídia Aplicada

    Presencial    60h

    Multimídia e abordagem histórica; Tipos de produtos de multimídia; Mercado de trabalho, áreas de atuação, profissões e funções na produção de multimídia no Brasil e no mundo.

  • Princípios do Design

    Disciplina Digital    60h

    História da Arte e correntes artísticas a partir do século XX. Conceitos de estética e elementos da comunicação visual. História do design. Design digital: histórico e tendências.Noções básicas de Semiótica.Princípios da Gestalt. Teoria e psicologia das cores.

2 ª fase

  • Ferramentas Gráficas Avançadas

    Presencial    60h

    Softwares aplicados à produção audiovisual: Adobe After Effects e Adobe Premiere. Conceitos, ferramentas, exercícios e aplicabilidade.

  • Fotografia Avançada

    Presencial    90h

    Fotografia digital aplicada: captação, manipulação e layout. Produção conceitual de fotografias e suas possíveis utilizações na comunicação. Planejamento, orçamento e execução de campanhas fotográficas. Produção fotográfica eletrônica de moda e produto. Exposição fotográfica comercial. Referências de mercado.

  • Programação Visual

    Presencial    75h

    Movimentos do Design, relacionados ao design Gráfico; Princípios Básicos do Design; Design Editorial, Layout, Diagramação, Grids; Tipografia; Projeto Gráfico.

  • Projeto Multimídia Experimental I

    Disciplina Digital    150h

    Metodologia para projetos multimídia. Briefing, pesquisa, conceitos, aplicação para diferentes mídias e elaboração de projeto experimental aplicado à produção multimídia. Abordagem de temáticas voltadas à comunidade, questões ambientais, educacionais, culturais e sociais.

  • Redação Multimídia

    Disciplina Digital    60h

    Estratégias de leitura, interpretação e produção de diferentes gêneros textuais. Métodos, linguagem e técnicas de redação para plataformas multimídia (texto, áudio, vídeo). A redação jornalística e sua linguagem para mídia impressa, rádio e TV. A redação publicitária: formatos de anúncio. A redação para web (Webwriting): conteúdos para diferentes suportes (webjornalismo; webTV; webRádio; blog; site; eBook; redes sociais). Técnicas de media training para apresentações orais.

3 ª fase

  • Laboratório de Criação

    Presencial    60h

    Métodos, técnicas e ferramentas projetuais aplicadas à produção multimídia. Processo criativo. Técnicas de criatividade.

  • Marketing Digital

    Disciplina Digital    60h

    Plano de marketing digital, mídias, formatos de anúncios, links patrocinados, e-mail marketing, mídias sociais e web analytics.

  • Produção Audiovisual

    Presencial    90h

    História do cinema. Conceitos gerais sobre produção audiovisual. Linguagem audiovisual. Etapas da produção. Estudos e aplicação dos processos produtivos e dos aspectos pertinentes ao planejamento e gerenciamento da produção. Desenvolvimento e formatação de roteiros. Tecnologias aplicadas à produção audiovisual. Criação e produção de peças audiovisuais.

  • Projeto Multimídia Experimental II

    Disciplina Digital    135h

    Elaboração de projeto experimental aplicado à produção multimídia. Criação de soluções, conteúdos e estratégias para o meio digital. Abordagem de temáticas voltadas à comunidade, questões ambientais, educacionais, culturais e sociais.

  • Web Design

    Presencial    60h

    Conceitos e fundamentos do design da Informação. Elementos e estruturas de sistemas de informação gráfica. O usuário da informação. Níveis de organização visual. Análise de interfaces gráficas. Metodologia de projetos em design da informação. Usabilidade. Ergonomia de interface e navegabilidade para Web. Mapa e protótipo de sites. Resolução e compatibilidade de telas.

4 ª fase

  • Eletiva

    Presencial    60h

    .

  • Empreendedorismo e Inovação

    Disciplina Digital    60h

    Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidade e competências necessárias aos empreendedores. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios Inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Plano Financeiro.

  • Mídia e Analytics

    Presencial    60h

    Mídia tradicional e on-line. Planejamento compra e gestão de mídia. Análise estatística de dados Digitais. Analytics. KPIs (Indicadores chave de desempenho) OKRs (Objetivos chave de resultados).

  • Produção Audiovisual Avançada

    Presencial    90h

    Edição e finalização audiovisual: Estudo e aplicação de técnicas para projetos multimídia. Técnicas avançadas de tratamento e manipulação de imagens. Design de movimento. Desenvolvimento de projetos audiovisuais autorais.

  • Projeto Multimídia Experimental III

    Presencial    150h

    Elaboração de projeto experimental aplicado à produção multimídia. Criação de soluções, conteúdos e estratégias para o meio digital. Abordagem de temáticas voltadas à comunidade, questões ambientais, educacionais, culturais e sociais.

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION