Unidades Curriculares

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Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Processos Gerenciais

Comportamento humano nas habilidades gerenciais. Desenvolvimento de equipes e dinâmica de grupo. Comunicação e relacionamento interpessoal. Liderança e motivação. Mediação de conflitos.

Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Fundamentos de Gestão.

Evolução histórica do Planejamento Estratégico. Fatores de mudanças ambientais e as suas influências nas estratégias empresariais. Técnicas de análise das indústrias e concorrência de Porter. Relação dos empresários com relação ao Planejamento Estratégico e o processo de tomada de decisão nas empresas. O processo de Planejamento Estratégico/Gestão Estratégica e os processos de implantação e controle. O Marketing e a importância da estratégia.

Senso Comum. Arte. Ciência. Religião. História da Filosofia: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea. Metafísica. Ontologia. Epistemologia. Lógica. Ética e Estética. Contexto histórico, sociopolítico do surgimento da Sociologia. Precursores da Sociologia. Os clássicos da Sociologia. Processos de socialização. Sociedade e estrutura social e estratificação. Repensando as organizações. Cultura. Desigualdade de raça e de etnia. O surgimento da Sociologia. Indivíduo e a sociedade. Ideologia. Teorias de sociedade, os clássicos. Etnicidade.

Conceitos de Economia. Princípios de Economia. Evolução e divisão do estudo da Economia. Macroeconomia. Modelos microeconômicos. Consumidor, demanda e oferta. Mercado e produção. Estruturas de mercados. Problemas macroeconômicos. Contabilidade nacional. Demanda e oferta agregada. Produto de equilíbrio, moeda, juros, câmbio. Política econômica, crescimento, inflação. Desenvolvimento regional e sustentabilidade.

Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidades e competências necessárias aos empreendedores. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Plano Financeiro.

Introdução: histórico do Direito Empresarial como ramo do Direito Privado. Direito de empresa. Teoria de empresa: o empresário individual e as sociedades empresariais. Estabelecimento empresarial. Contrato social, estatuto e atas. Nome comercial: noções, sistema jurídico, formas, proteção, alienação. Propriedade Industrial. Sociedades não empresariais. Sociedades comerciais. Sociedades por quotas de responsabilidade limitada. Sociedades anônimas. Títulos de crédito e as garantias que emprestam às negociações. Dissolução, preservação e recuperação de empresas. Noções de Direito do consumidor, enquanto ramo do Direito Público.

Principais conceitos relativos ao estudo da matemática financeira, sua influência nos diversos cenários econômicos financeiros das empresas e indivíduos e a aplicação prática nas operações financeiras.

Noções Gerais de Contabilidade. Patrimônio. Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado e Análise de Demonstrações Contábeis. Estrutura financeira: custo de capital, fontes de financiamento; Conceitos Financeiros Básicos. A Dinâmica das Decisões Financeiras. Análise de Desempenho e Medidas de Criação de Valor. Administração do Capital de Giro. Estrutura de Capital e Alavancagem Financeira. Decisões de Financiamento - Fontes deFinanciamento no Curto e Longo Prazo. Políticas de Distribuição de Resultados.

Universidade: natureza do conhecimento; Ensino, Pesquisa e extensão. Técnicas de pesquisa. Tipos e estrutura formal de trabalhos acadêmicos. Ciência e Método. Normas da ABNT. Orientação sobre estratégias de pesquisa. Elementos da comunicação. Comunicação escrita e oral e eficiência nos processos comunicativos. Gênero e tipo textual. Modos de organização do discurso. Produção textual como atividade interativa e estratégias de leitura. Coerência e coesão textual.

Ordenação estrutural de projetos. A gestão de projetos na empresa ou no ambiente externo. Planejamento e controle operacional de projetos. Planejamento e controle econômico e financeiro de projetos. Técnicas e ferramentas para gestão de projetos. Estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira de projeto. Instrumental para a gestão de projetos.

Conceito de Inteligência de Negócios, visando apoiar o monitoramento, o alinhamento e a integração das diversas estratégicas e sistemas de informações empresariais para apoio à melhoria do processo de tomada de decisão e vantagem competitiva. Analisa a evolução dos Sistemas de Suporte à Decisão e as ferramentas de Business Intelligence.

Gestão de processos, Modelagem organizacional e a utilização de sistemas que maximizam os resultados, com qualidade nos processos organizacionais. O relacionamento empresarial de redes de organizações. Importância da compreensão das mudanças culturais empresariais que privilegiam os processos.

Inteligência Emocional, aspectos e desenvolvimento. Planejamento Estratégico de Recursos Humanos. Competências Gerenciais para RH. Liderança nas relações de trabalho. Gestão do Clima Interno. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal. Práticas e atualidades da gestão de pessoas.

Conceitos Básicos da Contabilidade de Custos. Apuração do Custo da Produção dos Bens e Serviços. Finalidades Gerenciais e Classificação dos Gastos. Esquema Básico da Contabilidade de Custos: Custos e Despesas, Departamentalização, Rateio de Custos Indiretos. Critérios de Custeio: Por Absorção, Variável e ABC. Custos para Controle e Tomada de Decisões: Lucro, Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e Formação de Preços.

As funções da administração frente às novas tendências organizacionais. Gestão da Inovação. A importância da diversidade para cenários competitivos. Resistência a mudança e o papel da cultura organizacional. Organizações de aprendizagem. Estratégias organizacionais para organizações sustentáveis. Gestão organizacional frente aos novos paradigmas e empreendedorismo.

Conceitos básicos do orçamento em empresas comerciais e públicas. Processo orçamentário. Orçamento operacional de marketing, operações, insumos e despesas. Orçamento econômico-financeiro, orçamento de caixa, orçamento de capital. Orçamento Incremental e base-zero. Orçamento de empresas não industriais. Projetos de Investimentos; Decisão de Investimentos na Organização; Fluxo de Caixa; Orçamento Empresarial; Métodos Quantitativos de Avaliação de Projetos de Investimentos.

Fundamentos de Marketing. O ambiente de Marketing. O composto de Marketing: produto, preço, promoção, distribuição. O comportamento do consumidor. Segmentação. Varejo e atacado. Planejamento de produtos e serviços. Marcas e embalagens. Estratégias de Comunicação. O Marketing e a Sociedade: responsabilidade social e ética. Sustentabilidade. Sistema de Informação de marketing. Processo de pesquisa. Projeto de pesquisa. Tipos e métodos de pesquisas. Coleta de dados. Medidas e escalas. População e amostragem. Pesquisa Quantitativa. Pesquisa Qualitativa. Pesquisa para lançamento de novos produtos. Comunicação dos resultados. Mensuração da demanda.

Recrutamento e Seleção. Modelagem de Cargos. Integração de Pessoas. Cultura, Valores e Comprometimento organizacional. Sistema de Remuneração. Planejamento e desenvolvimento de carreira. Avaliação de desempenho. Qualidade de vida no trabalho.

Estudo do posicionamento e da análise da oferta da empresa e de seus concorrentes. Desenvolvimento de estratégias de produto, preço, promoção e de canais de distribuição. Marketing de serviço. Comunicação Integrada de Marketing. Análise de Portfólio. Plano de Marketing. E-commerce. Marketing Internacional. 

São realizadas utilizando-se do conteúdo de cada UC, compondo a avaliação de aprendizagem do aluno