Unidades Curriculares

Curso de Pedagogia

  • Corporeidade

    Disciplina Digital    36h

    Corpo e educação. O Corpo e a Deficiência. O conhecimento de si e o conhecimento do outro. O corpo como forma de consciência e expressão. O Corpo como elemento expressivo, ponto de partida para uma abordagem inclusiva: o ser e o pertencer.

  • Dificuldades De Aprendizagem

    Disciplina Digital    36h

    Efeitos psicológicos nas deficiências. Parâmetros de desenvolvimento normal da criança. Condutas típicas. Necessidades especiais, Diferenças e Dificuldades individuais, necessidades escolares e dificuldades de aprendizagem.

  • Educação E Inclusão

    Disciplina Digital    36h

    Inclusão. Ensino Regular X Educação Especial. Poder público e prestação de serviços voltados para a Educação Especial. Iniciativas não governamentais e modalidades de apoio, como facilitadores do processo inclusivo.

  • Formação De Professores Da Educação Especial

    Disciplina Digital    36h

    Função docente, Função da escola e da sociedade na Educação Especial. Integração do aluno com necessidades especiais no Sistema Regular de Ensino.

  • Fundamentos Históricos Da Educação Especial

    Disciplina Digital    36h

    Aspectos históricos da educação inclusiva. O portador de necessidades educativas especiais na perspectiva do sujeito histórico concreto. Estudo crítico das questões conceituais(filosóficas-ético-políticas) relativas às necessidades educativas especiais no contexto educacional. A deformação do Homem.

  • Legislação Da Educação Especial

    Disciplina Digital    36h

    Organização da Educação Especial. Função da escola e da sociedade fundamentadas pela legislação da Educação Inclusiva. Exercícios domiciliares. Formação de professores nas diferentes áreas especiais.

  • Metodologia Do Ensino Da Educação Do Cego

    Disciplina Digital    72h

    Braille para a alfabetização e aquisição da leitura e escrita. Sorobã. Técnicas e recursos adaptados aos alunos cegos e com baixa visão. Orientação e Mobilidade.

  • Metodologia Do Ensino Da Educação Do Surdo

    Disciplina Digital    72h

    Surdez. Implicações da Surdez. Prevenção, diagnóstico e etiologia da surdez. Adaptações curriculares na inclusão do aluno surdo: conteúdo, estratégias e avaliação. Libras e aquisição da Língua Portuguesa para o aluno surdo.

  • Prática De Componenete Curric. E Estág Sup

    Disciplina Digital    180h

    Aspectos estruturais na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Inserção no cotidiano escolar da Educação Básica. E da Educação Especial. Estágio de Docência. Execução de uma prática de ensino em escola (Estudo de caso). Socialização em seminário de integração universidade/escola.

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION