Unidades Curriculares
Conheça as Unidades Curriculares do curso de Letras Inglês
Disciplinas do Curso
Conheça as disciplinas do curso de Letras Inglês
1 ª fase
Homem e sociedade. Cultura, identidade e diversidade cultural. Relações étnico- raciais e de gênero. Sociedade, inclusão social e responsabilidade social.
Estudo de questões teórico-metodológicas relativas ao ensino de gêneros textuais. Gêneros textuais orais e escritos nas aulas de Língua Inglesa. Leitura crítica e compreensão de vários gêneros textuais. Práticas de escrita.
Competências comunicativas básicas da Língua Inglesa: as quatro habilidades (listening , speaking , reading and writing ) e as estruturas gramaticais contextualizadas. A presença do inglês no contexto diário do sujeito.
Conceitos de língua, linguagem e discurso. Relação entre língua, sociedade, cultura e contexto. Condições de produção do discurso oral e escrito. O papel da cultura e do discurso no ensino de Língua Inglesa. A língua inglesa no mundo: evolução e manifestações culturais. Competências socioculturais aplicadas ao inglês como língua estrangeira.
Textos acadêmicos: tipologia e estrutura. Análise e interpretação de textos acadêmicos; produção de textos acadêmicos: estrutura, adequação de linguagem, norma culta. Produção de textos acadêmicos e as normas da ABNT. Métodos de estudos na universidade.
BNCC. Interdisciplinaridade. Relação com a educação básica. Contexto escolar na educação básica. Pesquisa-ação: diversidade; relações étnico-raciais, de gênero, geracional e religiosa; bulling na escola. Criação de portfólio.
Estuda os aspectos histórico-culturais da constituição da Língua Inglesa, abordando a influência do latim e de outras línguas na formação da língua e literatura inglesa. Compara os diferentes períodos da língua e da literatura inglesa.
2 ª fase
Introdução aos estudos linguísticos. Fundamentos da Linguística sobre o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Estudos das correntes linguísticas funcionalistas: Linguística Funcional, Linguística Aplicada, Linguística da Enunciação, Análise do Discurso e Linguística Textual. Competências Comunicativas básicas da Língua Inglesa.
Introdução à Filosofia Geral e à Filosofia da Educação. Concepção de Ser humano. O contexto em que se insere a Filosofia da Educação. Tendências da Filosofia da Educação na era Clássica e Moderna. A Filosofia da Educação e as categorias específicas para pensar o fenômeno educativo contemporâneo.
Estudo básico da Fonética Fonologia da Língua Inglesa: escrita ortografia e sonorização. Letra e som. Princípio acrofônico das letras. Categorização gráfica e funcional das letras. Consoantes e vogais do inglês lugar e forma de realização. Alfabeto Fonético Internacional IPA. Fundamentos para a comunicação oral escrita. Práticas comunicativas das quatro habilidades em nível básico.
BNCC. Interdisciplinaridade. Elaboração de atividades didáticas mediadas por tecnologias: leitura e produção de textos. Interação com a educação básica: meio ambiente; direitos humanos; diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional na escola
Psicologia e educação. Introdução à neurociência. Conceito de aprendizagem. O processo de desenvolvimento e da aprendizagem no indivíduo e as implicações desses processos para o campo educacional. Modelos epistemológicos e teorias de aprendizagem. Abordagens teóricas: comportamental e psicanalítica e suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem. Concepções teóricas do desenvolvimento e da aprendizagem. Fatores que interferem no processo de aprendizagem. Características individuais no processo de Aprendizagem.
O nascimento do pensamento sociológico. As concepções de educação a partir dos clássicos da Sociologia. Teorias sociológicas contemporâneas da educação no século XX. Processos de socialização e práticas sociais; cultura popular e sociologia da educação. A sociologia da educação no Brasil e pensamento social brasileiro. Teoria dos movimentos sociais. Raça, Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
3 ª fase
Função da Didática como elemento organizador de fatores que influenciam no processo de ensino e aprendizagem. Planejamento, Avaliação e Currículo. Prática discente orientada.
Construção histórico-social da educação e da escola nas Sociedades Primitiva, Medieval, Moderna e Contemporânea. História da educação brasileira. A educação como política pública. Relações entre educação, Estado e sociedade no contexto das transformações contemporâneas. Políticas educacionais no período desenvolvimentista e a partir da década de 1990. Legislação educacional e políticas educacionais vigentes.
Estudo dos aspectos morfológicos e sintáticos da língua inglesa. Introdução à gramática intermediária estrutural: classes gramaticais. Estudo do léxico com foco na prática de letramento e gêneros textuais. Atividades teóricas e práticas sobre o estudo sistemático da língua inglesa.
BNCC. Interdisciplinaridade. Elaboração de atividades didáticas por pesquisa-ação: leitura e produção de textos. Interação com a educação básica: pesquisa-ação e prática: análise de textos de alunos do ensino fundamental em uma perspectiva teórico-prática
Aspectos sociolinguísticos e culturais da linguagem. Variação linguística. Etnografia da comunicação. O discurso social, estilos e registros. Língua e gênero.
Concepções de literatura. Teorias das literaturas de língua Inglesa. Funções de literatura. Os gêneros literários. Tendências contemporâneas. Análise de textos literários.
4 ª fase
Abordagem psicolinguística da leitura; relação entre a linguagem e cognição; reflexão: problemas de leitura e possíveis soluções. Produção de textos: hipertexto. Modelos teóricos da leitura e compreensão de textos. Relação com a educação básica: projetos interdisciplinares; temas transversais: meio ambiente relações étnico-raciais.
Comunidade surda: identidade, cultura, diferença, história, língua e escrita de sinais. Noções básicas da língua de sinais brasileira: o espaço de sinalização, os elementos que constituem os sinais, noções sobre a estrutura da língua, a língua em uso em diferentes contextos de comunicação.
Estudo dos aspectos semânticos e pragmático-discursivos da língua inglesa com foco na prática de letramento e gêneros textuais. Atos de fala. Regras conversacionais. Pragmática e ensino.
Panorama sociocultural dos movimentos literários da Língua Inglesa. Principais autores, obras.
Teorias de aquisição e aprendizagem de segunda língua. Desenvolvimento da interlíngua; transferência da L1; variabilidade. A importância do input e da interação na aquisição de L2. O aprendiz de L2. A interação entre língua e cultura.
História do currículo. Currículo e conhecimento escolar. Organização e regulação do currículo na educação básica. Integração curricular. Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica BNCC.
5 ª fase
Laboratório de correção e produção textual: análise de textos de alunos de educação básica. Práticas investigativas: dificuldades em produções textuais na educação básica. Relação com a Educação Básica: Projeto interdisciplinar diretrizes da educação básica - Base Nacional Comum Curricular. Estudo de casos. Pesquisa-ação. Metodologias ativas.
Habilidades linguísticas integradas em língua inglesa: produção e recepção oral e escrita, em nível upper intermmediate, enfatizando-se o uso da língua em contextos interacionais.
Principais autores, obras, temas e movimentos literários da Língua Inglesa na contemporaneidade.
Necessidades e importância da avaliação no processo de construção do conhecimento. A avaliação no e do Projeto-político-pedagógico-escolar. A avaliação como elemento integrante do plano de ensino. Significados da avaliação. Formas de avaliação. A avaliação na Educação.
Conhecimento e interpretação da realidade escolar. Interação com o espaço escolar, seus hábitos, culturas e rotinas. Ética e cidadania na prática profissional. Diretrizes da Educação Básica - Base Nacional Comum Curricular. BNCC. Interação com a Educação Básica: atividades orientadas e supervisionadas sob as dimensões envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, construção de objetivos; seleção de conteúdos, obras e textos; uso de projetos, cursos e minicursos. (As etapas do estágio curricular serão desenvolvidas conforme previsto no regulamento do Estágio Curricular Supervisionado).
A existência; a conduta humana: os valores. Ética: conceito e histórico; ética e moral; consciência moral e comportamento moral. Direitos humanos e cidadania; Relações étnico- raciais e de gênero. Universidade comunitária: identidade da Unidavi, responsabilidade socioambiental, extensão e desenvolvimento regional.
6 ª fase
Conhecimento e interpretação da realidade escolar. Interação com o espaço escolar, seus hábitos, culturas e rotinas. Ética e cidadania na prática profissional. Diretrizes da Educação Básica - Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Interação com a Educação Básica: atividades orientadas e supervisionadas sob as dimensões envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, construção de objetivos; seleção de conteúdos, obras e textos; uso de projetos, cursos e minicursos. (As etapas do estágio curricular serão desenvolvidas conforme previsto no regulamento do Estágio Curricular Supervisionado).
Tecnologia e educação: o impacto das novas tecnologias nos paradigmas existentes. Letramento da cultura do papel e da tela. O espaço das novas tecnologias na sala de aula: análise e elaboração de propostas de trabalhos com texto. Interação com a Educação Básica: didática e práticas de ensino e aprendizagem. Estudo de caso. Interdisciplinaridade.
Gestão democrática da educação: os sistemas de ensino e a escola. A gestão da escola de educação básica e o princípio de autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Planejamento educacional e sua relação com o processo de desenvolvimento e de participação social.
Habilidades linguísticas integradas em língua inglesa: produção e recepção oral e escrita, em nível upper intermediate enfatizando-se o uso da língua em contextos interacionais.
Funções da literatura infanto-juvenil. Características do texto literário infanto-juvenil: funções, linguagem, conteúdo e forma. Estudo e análise de obras e autores de literatura infanto-juvenil inglesa.
A produção literária americana desde o período colonial até a primeira metade do Século XIX. Estudo de obras dos principais autores.
7 ª fase
Conhecimento e interpretação da realidade escolar. Interação com o espaço escolar, seus hábitos, culturas e rotinas. Ética e cidadania na prática profissional. Diretrizes da Educação Básica - Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Interação com a Educação Básica: atividades orientadas e supervisionadas sob as dimensões envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, construção de objetivos; seleção de conteúdos, obras e textos; uso de projetos, cursos e minicursos. Regência (As etapas do estágio curricular serão desenvolvidas conforme previsto no regulamento do Estágio Curricular Supervisionado).
Introdução à educação especial. Histórico e evolução da deficiência e da educação especial. Estudo introdutório das deficiências. Invenção da escola, da infância desvalida e da educação especial. Das práticas de exposição ao tratamento moral. Concepções históricas sobre a deficiência. A identidade e o lugar destinado aos diferentes na sociedade; os aspectos econômicos, socioculturais e educacionais que, nos contextos mais diversos, contribuíram para justificar a exclusão a que os diferentes estão historicamente destinados; as bases epistemológicas da educação especial.
Planejamento de ensino e sua articulação com o currículo escolar. Gestão democrática. Organização plano de trabalho docente. Processos de gestão pedagógica, financeira e administrativa. Indicadores de qualidade da educação (Ideb e outros).
Estratégias de Leituras: scanning; skimmming; inferência; predição; tomada de notas; uso do dicionário. Compreensão e interpretação de textos instrumentais. Produção de textos orais (conversação) e escritos.
Principais autores, temas e movimentos da literatura dos Estados Unidos do século XX e da contemporaneidade.
Identidade do professor. Carreira do professor. Interação com a educação básica. Práticas investigativas voltadas à educação básica. Pesquisa de campo. Elaboração de projeto de pesquisa.
Dimensão comunicativa no ensino de Língua e Literatura. Oficina de criação literária; Literatura infanto-juvenil na sala de aula. Pedagogia de projetos na EJA. Interação com a Educação Básica: didática e práticas de ensino e aprendizagem: educação inclusiva. Estudo de caso. Interdisciplinaridade.
8 ª fase
Componente curricular de escolha do aluno: relacionado a área de formação.
Literatura catarinense: do romantismo ao contemporâneo. Manifestações culturais de Santa Catarina. Autores e obras catarinenses.
Estudo da trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos. Paradigmas curriculares na EJA. Andragogia. Alternativas metodológicas para a Educação de Jovens e Adultos. Práticas avaliativas na EJA.
Conhecimento e interpretação da realidade escolar. Interação com o espaço escolar, seus hábitos, culturas e rotinas. Ética e cidadania na prática profissional. Diretrizes da Educação Básica - Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Interação com a Educação Básica: atividades orientadas e supervisionadas sob as dimensões envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, construção de objetivos; seleção de conteúdos, obras e textos; uso de projetos, cursos e minicursos. Regência (As etapas do estágio curricular serão desenvolvidas conforme previsto no regulamento do Estágio Curricular Supervisionado).
Habilidades da leitura e escrita em Língua Inglesa por meio de filmes, séries música com ênfase na oralidade e analise critica. Games, blogs, sites.
Pesquisa e educação. Interação com a educação básica. Práticas investigativas voltadas à educação básica. Pesquisa de campo. Desenvolvimento de projeto de pesquisa. Apresentação de trabalho de curso.