Unidades Curriculares

Curso de Engenharia Mecânica

1 ª fase

  • Álgebra Linear e Geometria Analítica

    Presencial    60

    Matrizes. Sistemas lineares. Vetores. Produto escalar, vetorial e misto. Retas e planos. Cônicas e Superfícies Quádricas.

  • Engenharia e Profissão

    Presencial    30

    Conceituação da Engenharia, o sistema profissional, o mercado de trabalho e as áreas de atuação. Conceitos e ferramentas para a abordagem de problemas. Processo criativo. Análise de Casos. Relatório Técnico. Princípios do Desenho Universal.

  • Expressão Gráfica

    Presencial    60

    Introdução ao desenho técnico. Noções de desenho à mão livre. Escalas e cotas. Vistas ortográficas principais, auxiliares e seccionais de peças simples. Perspectiva. Normas de representação de desenho técnico. Interpretação de desenho técnico.

  • Física I

    Presencial    60

    Grandezas físicas. Vetores. Cinemática e dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Momento linear. Cinemática e dinâmica da rotação. Momento angular. Oscilações. Ondas em meios elásticos. Ondas sonoras. Atividades de laboratório.

  • Linguagem e Metódos

    Presencial    60

    A Língua Portuguesa e a comunicação oral e escrita. Adequação da linguagem aos seus diferentes níveis. Aspectos linguístico-gramaticais aplicados aos textos orais e escritos. Linguagem oral: princípios da oratória, técnicas de apresentação pública, apresentações acadêmicas. Universidade: natureza do conhecimento, Ensino, Pesquisa e Extensão. Ciência e Método. Ética aplicada à Pesquisa. Produção, normatização (ABNT) e estruturação dos gêneros textuais da esfera acadêmica.

  • Química Geral

    Presencial    30

    Estrutura atômica. Classificação periódica. Ligações químicas. Introdução às funções químicas e reações. Soluções. Atividades de Laboratório.

2 ª fase

  • Física II

    Presencial    60

    Carga elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitores e dielétricos. Corrente e resistência elétrica. Força eletromotriz e circuitos elétricos. Campo magnético. Lei de Ampére. Lei de Faraday. Indutância. Atividades de laboratório.

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos

    Presencial    60

    Contexto histórico, sociopolítico e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico-raciais e de gênero. Etnia e história da cultura afro-brasileira e indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

  • Química Tecnológica

    Presencial    60

    Oxidação. Redução. Qualidade da água. Corrosão e proteção. Gases. Combustíveis. Atividades de Laboratório.

  • Cálculo I

    Presencial    60

    Conjuntos numéricos. Funções. Limites e continuidade. Derivadas. Aplicações da Derivada.

  • Estatística

    Presencial    60

    Conceitos básicos: população, amostra, variáveis, dados, noções de amostragem. Apresentação de dados: séries estatísticas e gráficos. Estatística descritiva: medidas de tendência central, de dispersão, coeficientes de variabilidade, assimetria e curtose. Regressão linear e correlação. Probabilidades: regras de probabilidade, distribuições de probabilidade discretas e contínuas. Números índices.

3 ª fase

  • Cálculo II

    Presencial    60

    Integrais indefinidas e definidas. Técnicas de integração. Aplicações da integral definida. Integrais impróprias. Funções de várias variáveis. Derivadas parciais e suas aplicações.

  • Ciência dos Materiais

    Presencial    60

    Processos de extração e síntese dos materiais. Propriedades dos materiais; ligações; cristalinidade e estado amorfo. Ligas metálicas ferrosas e não ferrosas. Transformação de fases em metais e tratamento térmico. Propriedades e processamento de cerâmicas. Materiais de alto desempenho. Materiais Compósitos. Degradação de materiais. Atividades práticas.

  • Desenho Técnico

    Presencial    60

    Interpretação de desenhos técnicos. Desenho de conjunto e detalhes. Cortes e seções, vistas primárias, secundárias e auxiliares. Tolerâncias e ajustes, acabamentos e tratamentos superficiais. Tipos e aplicações de softwares em desenho mecânico. Desenho de superfícies utilizando aplicativos CAD. Desenvolvimento de desenho técnico. Atividades práticas.

  • Eletricidade

    Presencial    60

    Sistema de unidades, corrente elétrica, voltagem, potência, energia; medidores; teoria de erros; amperímetro, voltímetro, ohmímetro; lei de Ohm; circuitos série e paralelo; divisor de tensão; máxima transferência de potência; princípio da superposição; teoremas de Thévenin e de Norton; circuitos RC, RL e RLC em regime permanente senoidal; diodos, transistor.

  • Mecânica Geral

    Presencial    60

    Estática dos pontos materiais. Sistemas equivalentes de força. Equilíbrio dos corpos rígidos. Centróides e baricentros. Momento de inércia.

4 ª fase

  • Prática Extensionista I

    Presencial    60

    Introdução aos Programas e Projetos de Extensão; Identificação de problemas da sociedade, comunidade e empresas da região. Estudo de métodos, estratégias e técnicas de pesquisa científica que abordem questões sociais e contemporâneas. Desenvolvimento de projeto que envolva as competências inerentes à formação profissional.

  • Resistência dos Materiais I

    Presencial    60

    Ações em estruturas. Vínculos e reações de apoio. Tensão. Deformação. Propriedades mecânicas dos materiais. Tração e compressão. Cisalhamento. Torção. Flexão simples.

  • Termodinâmica

    Presencial    60

    Primeira Lei da Termodinâmica. Teoria da Cinética dos Gases. Segunda Lei da Termodinâmica. Entropia. Equilíbrio Termodinâmico. Transições de Fase Trabalho e Energia. Trabalho reversível e irreversibilidade. Eficiência. Ciclos de Potência, cogeração, ciclos de motores, ciclos de refrigeração. Misturas de gases e vapor, saturação adiabática. Entalpia. Combustão e calor de reação, temperatura adiabática de chama. Entropia absoluta.

  • Algoritmos

    Presencial    60

    Raciocínio Lógico. Programação: estrutura lógica, codificação, modularização. Linguagem de Programação. Análise da Estrutura e Funcionalidade de Programas. Identificação de erros e do fluxo de execução. Práticas de Programação: comandos sequenciais, condicionais e repetição.

  • Cálculo III

    Presencial    60

    Integração múltipla. Equações diferenciais de 1ª e 2ª ordem. Equações lineares de ordem n.

  • Dinâmica

    Presencial    30

    Cinemática das partículas e do corpo rígido. Dinâmica da partícula e do corpo rígido. Trabalho, Energia e Momento linear. Atrito. Energia. Impulso Linear e Impulso Angular.

  • Metrologia Dimensional

    Presencial    30

    Metrologia Dimensional; Parâmetros Característicos dos Instrumentos. Calibração Instrumentos de medição. Blocos Padrão; Escalas e Nônios; Paquímetros; Micrômetros; Medidores de Deslocamento; Instrumentos Auxiliares de Medição; Calibradores. Tolerâncias dimensionais e ajustes.

5 ª fase

  • Cálculo Numérico

    Presencial    60

    Sistemas de Numeração: Binário, Octal e Hexadecimal. Noções de erro; Séries de Taylor e Aproximações; Zeros reais de funções reais; Método da Bissecção e Newton-Raphson; Resolução de Sistemas Lineares: Método de Lagrange e Método de Jacobi; Interpolação Polinomial.

  • Fundamentos de Automação

    Presencial    30

    Transdução de grandezas físicas. Processamento eletrônico de sinais. Dispositivos eletrônicos. Circuitos retificadores. Introdução à automação industrial. Automação e controle discreto. Atividades práticas.

  • Mecânica dos Fluídos

    Presencial    60

    Conceitos básicos e Estática dos Fluidos. Equações básicas na forma integral para volumes de controle. Introdução à análise diferencial dos movimentos dos fluidos. Escoamento incompressível e invíscido. Introdução à Análise Dimensional e Modelagem. Escoamento Interno Incompressível. Escoamento Externo Incompressível. Introdução aos escoamentos compressíveis. Introdução às Máquinas de Fluxo.

  • Mecanismos

    Presencial    30

    Cinemática e dinâmica dos mecanismos; classificação e tipos de mecanismos; diagrama de velocidades e de aceleração de um mecanismo; mecanismos Came-Seguidor; cinemática das engrenagens.

  • Prática Extensionista II

    Presencial    60

    Desenvolvimento de Projeto que envolva as competências inerentes à formação profissional integral, aplicando os métodos, estratégias, técnicas de pesquisa científica e os conhecimentos específicas em prol da sociedade, comunidade e empresas da região.

  • Processos de Fabricação I

    Presencial    60

    Teoria da usinagem. Estudo do cavaco, questões ambientais do processo de usinagem. Ferramentas de corte. Torneamento. Aplainamento. Furação. Alargamento e escariação. Mandrilamento. Fresamento. Serramento. Brochamento. Roscamento. Retificação e afiação. Processos finos de Acabamento. Eletroerosão. Tipos, descrição e sistemas de acionamentos de Máquinas com levantamento de cavacos. Comando numérico computadorizado ¿ CNC. Processos de conformação mecânica em metais (forjamento, laminação, extrusão, trefilação e conformação de chapas) e plásticos (injeção, extrusão, sopro e termoconformação).

  • Resistência dos Materiais II

    Presencial    60

    Flexão Assimétrica e Cargas Combinadas; Transformação de Tensão; Transformação de Deformação; Relações Material-Propriedade e Teorias de Falha; Projetos de Vigas e Eixos; Deflexão de Vigas e Eixos; Flambagem de Colunas; Métodos de Energia. Flexão composta.

6 ª fase

  • Transferência de Calor

    Presencial    60

    Mecanismos de transmissão de calor. Propriedades térmicas dos materiais, unidades, condução unidimensional em regime permanente, condução multidimensional em regime permanente. Efeitos combinados em paredes planas, superfícies cilíndricas. Aletas. Trocadores de Calor. Trocas de calor por convecção. Convecção Natural e Forçada. Conceito de Camada Limite Térmica. Escoamentos Externos e Internos. Modos de Ebulição e Condensação. Radiação de um corpo negro. Corpos reais: emissor e receptor de radiação. Fator de forma. Superfícies irradiantes e reirradiantes. Blindagem de radiação.

  • Elementos de Máquinas I

    Presencial    60

    Tensões admissíveis e fatores de segurança. Concentração de tensões. Fadiga. Molas. Uniões parafusadas e rebitadas. Parafusos de potência. Junções Soldadas. Freios. Embreagem. Mancais de Rolamento e Deslizamento. Lubrificação.

  • Legislação e Ética Aplicada a Engenharia

    Presencial    30

    Sistema Profissional; Legislação; Exercício Profissional; Atribuições Profissionais. Código de Ética Profissional. Responsabilidades Profissionais. Código de defesa do consumidor. Anotação de responsabilidade técnica. Registro e carteira profissional. Acervo técnico.

  • Metodologia de Projetos

    Presencial    30

    Modelos do processo e planejamento do projeto de produtos. Etapas do Projeto e concepção de produtos. Projeto preliminar; modelagem; análise de soluções e otimização. Projeto detalhado. Protótipos. Gestão e gerenciamento de projetos.

  • Prática Extensionista III

    Presencial    60

    Desenvolvimento de Projeto que envolva as competências inerentes à formação profissional integral, aplicando os métodos, estratégias, técnicas de pesquisa científica e os conhecimentos específicas em prol da sociedade, comunidade e empresas da região.

  • Processos de Fabricação II

    Presencial    60

    Processos de fundição de metais. Areias para fundição. Moldagem. Modelos. Fornos. Acabamento. Tratamentos térmicos. Processamento de Polímeros (injeção, extrusão, sopro e termoformagem) Reciclagem de polímeros.

  • Processos de Soldagem

    Presencial    30

    Teoria e prática dos processos de soldagem: arco elétrico, Eletrodo revestido, TIG, MIG, MAG, arco submerso. Processos de soldagem não Convencionais. Inspeção e controle de qualidade da solda. Efeitos de calor em soldagem. Soldabilidade. Atividades práticas.

  • Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos

    Presencial    30

    Conceitos, tipos e componentes de: pneumática, eletropneumática, pneumática proporcional, hidráulica, eletro-hidráulica e hidráulica proporcional.

7 ª fase

  • Máquinas de Fluxo

    Presencial    30

    Classificação, tipos e aplicações. Fundamentos, triângulo de velocidades e velocidade específica. Seleção, curvas, características e ponto de funcionamento. Curvas características de máquinas de fluxo. Equações fundamentais. Bombas rotodinâmicas: centrífugas, axiais e mistas. Sistemas de bombeamento. Potência e rendimento. Cavitação. Ventiladores e sistemas de ventilação. Sistemas de ventilação. Turbinas hidráulicas: fundamentos, características, aplicações e rendimento. Bombas de deslocamento; semelhança e comportamento aplicados às máquinas de fluxo.

  • Elementos de Máquinas II

    Presencial    60

    Parafuso sem-fim. Engrenagens, conceitos, cinemática, curva envolvente. Engrenagem cilíndrica de dente reta e helicoidal. Engrenagens cônicas. Cremalheira. Eixos e árvores. Ligação cubo e eixo. Chavetas. Acoplamentos e Volantes.

  • Fundamentos da Robótica

    Presencial    60

    Sistemas digitais; Controladores Lógicos Programáveis (CLP): arquitetura e programação. Tipos, princípios de funcionamento e programação de robôs industriais. Manipuladores. Conceitos, tipos e controle de sistemas flexíveis de manufatura. Atividades práticas.

  • Gestão de Projetos

    Presencial    30

    Metodologias utilizadas no gerenciamento de projetos. Análise e aplicação de ciclo de vida de gerenciamento de projetos. PMBoK. e PMI. Ferramentas para planejamento e acompanhamento de projetos. Software MS Project. Administração do tempo. Reuniões de projetos.

  • Confiabilidade Metrológica

    Presencial    60

    Sistema internacional de unidades, erros e incertezas de medição, combinação e propagação de incertezas, calibração e rastreabilidade, sistema generalizado de medição, características de sistemas de medição, resultado da medição, garantia da qualidade, metrologia e cidadania: a proteção do consumidor.

  • Prática Extensionista IV

    Presencial    60

    Desenvolvimento de Projeto que envolva as competências inerentes à formação profissional integral, aplicando os métodos, estratégias, técnicas de pesquisa científica e os conhecimentos específicas em prol da sociedade, comunidade e empresas da região.

  • Processos de Fabricação III

    Presencial    30

    Processos de fabricação não convencionais. Inspeção e controle de qualidade em processos de fabricação. Acabamentos superficiais. Prototipagem 3D. Impressão 3D em polímeros e metais.

  • Tratamento Térmico

    Presencial    30

    Diagrama de equilíbrio de ligas metálicas ferrosas e não ferrosas. Tratamentos Térmicos e Termoquímicos, aplicações e características de fabricação. Tipos de tratamentos térmicos: recozimento, normalização, têmpera, revenimento, coalescimento.Tratamentos Superficiais por deposição, endurecimento superficial e revestimentos, PVD, Shot penning. Tratamentos termo- químicos de difusão. Processos seletivos de endurecimento.

8 ª fase

  • Geração de Vapor

    Presencial    60

    Introdução e conceitos básicos. Componentes de Caldeira. Combustíveis. Combustão. Sistemas de queima de combustíveis. Condicionamentode água para Caldeira. Materiais para construção de Caldeiras. Sistemas de controle de emissões atmosféricas. Acessórios da Caldeira. Malhas de controle de Caldeiras. Eficiência de Caldeiras. Caldeiras de recuperação. Caldeiras de leito fluidizado.

  • Máquinas Elétricas

    Presencial    30

    Motores elétricos: princípios de funcionamento, características principais e suas utilizações; diagramas de comando e potência; partida de motores; proteção; conversores de frequência; noções de modelagem dos motores.

  • Motores a Combustão

    Presencial    30

    Classificação dos motores de combustão interna, ciclo Otto e diesel de veículos automotivos. Gerenciamento de Motores. Sistemas mecânicos. Propriedades dos combustíveis hidrocarbonetos e oxigenados, Formação da mistura por carburadores e ciclos de funcionamento, Princípios e funcionamento dos sistemas de ignição, Poder anti-detonante dos combustíveis. Características dos motores de ciclo Otto movidos a álcool, gasolina e flexíveis.

  • Prática Extensionista V

    Presencial    60

    Desenvolvimento de Projeto que envolva as competências inerentes à formação profissional integral, aplicando os métodos, estratégias, técnicas de pesquisa científica e os conhecimentos específicas em prol da sociedade, comunidade e empresas da região.

  • Projeto de Engenharia Mecânica

    Presencial    60

    Concepção, desenvolvimento e hipóteses de projeto em grupo. Alternativas e seleção de materiais. Dimensionamento e elaboração de projeto executivo. Detalhamento e Desenho de projeto mecânico. Viabilidade econômica. Atividades práticas em grupo.

  • Projeto de Máquina

    Presencial    60

    Elementos Mecânicos Flexíveis. Correias Chatas e Trapezoidais. Polias. Correntes, Rodas dentadas. Cabos. Rodas e Trilhos. Projeto de Máquinas. Atividades Práticas.

  • Refrigeração e Ar Condicionado

    Presencial    60

    Ciclos de Refrigeração: por compressão, de Absorção e Adsorção. Fluidos Refrigerantes. Compressores. Condensadoras. Evaporadoras. Dispositivo de Expansão. Análise de sistemas de refrigeração. Princípios de Psicrometria. Condicionamento de ar e Conforto térmico em edificações. Ventilação. Cálculo de carga térmica. Projeto de sistemas de condicionamento de ar. Atividades práticas.

9 ª fase

  • Engenharia Econômica

    Presencial    30

    Juros. Taxas de juros. Fluxo de caixa. Equivalência de capitais. Sistemas de amortização. Métodos de análise e seleção de alternativas de investimentos. Inflação. Correção monetária. Análises de risco.

  • Prática Extensionista VI

    Presencial    60

    Desenvolvimento de Projeto que envolva as competências inerentes à formação profissional integral, aplicando os métodos, estratégias, técnicas de pesquisa científica e os conhecimentos específicas em prol da sociedade, comunidade e empresas da região.

  • Projeto de Estágio Supervisionado

    Presencial    30

    Parâmetros principais de projetos. Critérios de escolha de empresas. Postura ativa ou passiva. Cronograma de atividades. Determinação das prioridades. Relatórios. Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.

  • Propriedade Industrial

    Presencial    30

    Introdução à Propriedade Intelectual. Propriedade Industrial. Principais Tratados de Propriedade Industrial. Sistema de Patentes e Desenho Industrial. Noções de Marcas, Indicações Geográficas e Transferência de Tecnologia, Registro de Software.

  • Segurança do Trabalho

    Presencial    30

    Gestão da segurança e saúde no trabalho. Acidentes e doenças do trabalho. Estatística de Acidentes. Análises de riscos. Riscos químicos, físicos e biológicos.Avaliação de Riscos Ocupacionais NR-09. Princípios, regras e equipamentos de proteção. Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos - NR-12. Fundamentos da ergonomia. Fisiologia do trabalho. Análise ergonômica dos postos de trabalho. Ergonomia de sistemas de produção. Caldeiras, vasos de pressão e tubulações e tanques metálicos de armazenamento - NR-13.

  • Sistemas de Manufatura e PCP

    Presencial    60

    Planejamento e Controle da Produção e os Sistemas Produtivos; Planejamento Estratégico da Produção; Planejamento-mestre da Produção; Programação da Produção; Modelos de Controle de Estoques; Sequenciamento da Programação da Produção; Programação Puxada da Produção, Emissão, Liberação, Acompanhamento e Controle da Produção. Lean Manufacturing.

  • Veículos Automotores

    Presencial    60

    Pneus. Resistência ao movimento. Forças transmitidas para o solo. Mecânica de Frenagem. Balanço de potências. Estabilidade. Aerodinâmica. Suspensão e Direção. Ensaios e prototipagem em veículos automotores.

  • Vibrações e Controle de Ruído

    Presencial    60

    Fundamentos de vibrações. Vibrações livres de Sistemas com um Grau de Liberdade e Dois Graus de Liberdade. Vibração excitada harmonicamente. Vibração Forçada com e sem amortecimento. Vibrações torcionais. Velocidade crítica de rotores, absorvedor dinâmico de vibrações, isolamento de vibrações, Frequências Naturais e Formas Modais. Noções de acústica. Projeto acústico: Isolamento e Absorção. Controle de ruído.

10 ª fase

  • Engenharia Ambiental

    Presencial    30

    Impactos sobre o meio ambiente na implantação de produtos industriais. Responsabilidade sócio ambiental. Poluição atmosférica. Poluição do solo. Legislação ambiental. Sistemas de gestão ambiental.

  • Estágio Supervisionado

    Presencial    180

    Análise e revisão dos projetos pelos orientadores; Orientação e acompanhamento do supervisor de estágio na Unidavi e na Empresa; Elaboração e construção do relatório final; Elaboração da apresentação; Seminário de Apresentação em banca.

  • Manutenção Industrial

    Presencial    60

    Introdução à manutenção de máquinas. Manutenção corretiva, preventiva e preditiva. Planejamento e Organização da manutenção. Manutenção produtiva total (TPM). Análise de falhas em máquinas e equipamentos. Engenharia de manutenção. Engenharia Reversa. Aspectos de manutenção aplicados em: eixos, mancais, rolamentos, engrenagens, correias e polias, roscas e parafusos aplicados em conjuntos. Lubrificação. Atividades práticas.

  • Sistemas de Qualidade

    Presencial    30

    Controle de Qualidade; Evolução dos sistemas de qualidade; Sistemas e modelos de gestão da qualidade; Certificação das organizações. Ferramentas estatísticas básicas de controle da qualidade.

  • Temas Emergenciais na Questão Ambiental do Vale do Itajaí

    Presencial    60

    Impactos ambientais na região do Vale do Itajaí. Deslizamentos. Ciclones. Inundações. Barragens. Defesa Civil: prevenção/acidentes.

  • Ventilação Industrial e Controle de Poluição

    Presencial    60

    Ventilação natural, mecânica diluidora e exaustora. Captadores, redes de dutos, cálculos, especificação e análise de instalações. Balanceamento de sistemas de ventilação local exaustora. Especificação de ciclones, filtros manga e lavadores de gás.

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION