Unidades Curriculares

Conheça as Unidades Curriculares do curso de Engenharia Elétrica


Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de Engenharia Elétrica

1 ª fase

Introdução ao desenho técnico. Noções de desenho à mão livre. Escalas e cotas. Vistas ortográficas principais, auxiliares e seccionais de peças simples. Perspectiva. Normas de representação de desenho técnico. Interpretação de desenho técnico.

Grandezas físicas. Vetores. Cinemática e dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Momento linear. Cinemática e dinâmica da rotação. Momento angular. Oscilações. Ondas em meios elásticos. Ondas sonoras. Atividades de laboratório.

A língua portuguesa e a comunicação oral e escrita. Adequação da linguagem aos diferentes níveis de linguagem. Aspectos linguístico-gramaticais aplicados aos textos orais e escritos. Linguagem oral: princípios da oratória, técnicas de apresentação pública, apresentações acadêmicas. Universidade: natureza do conhecimento, ensino, pesquisa e extensão. Ciência e método. Ética aplicada a pesquisa. Produção, normatização (ABNT) e estruturação dos gêneros textuais da esfera acadêmica.

Conceituação da Engenharia, o sistema profissional, o mercado de trabalho e as áreas de atuação. Conceitos e ferramentas para a abordagem de problemas. Processo criativo. Análise de Casos. Princípios do Desenho Universal. Relatório Técnico.

Estrutura atômica. Classificação periódica. Ligações químicas. Introdução às funções químicas e reações. Soluções. Atividades de laboratório.

Matrizes. Sistemas lineares. Vetores. Produto escalar, vetorial e misto. Retas e planos. Cônicas e Superfícies Quadráticas.

2 ª fase

Conjuntos numéricos. Funções. Limites e continuidade. Derivadas. Aplicações da Derivada.

Análise de dados: tabelas, gráficos, medidas de locação e escala. Probabilidades: conjuntos, análise combinatória, teoremas fundamentais, variáveis aleatórias, distribuições discretas e contínuas. Amostragem. Estimação: intervalo de confiança. Teste de hipóteses: médias, variâncias e proporções. Correlação e Regressão: teste de correlação, diagrama de dispersão, regressão linear simples, transformações. Comparação de médias: testes de comparações simples e múltiplas.

Carga elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitores e dielétricos. Corrente e resistência elétrica. Força eletromotriz e circuitos elétricos. Campo magnético. Lei de Ampére. Lei de Faraday. Indutância. Atividades de laboratório.

Contexto histórico, sócio-político e Filosófico do surgimento da Nova Ciência; Indivíduo e Sociedade; As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores; Cultura, identidade e diversidade cultural; Direitos Humanos; Relações étnico- raciais e de gênero; Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

Oxidação. Redução. Qualidade da água. Corrosão e proteção. Gases. Combustíveis. Atividades de laboratório.

3 ª fase

Processos de extração e síntese dos materiais. Propriedades dos materiais; ligações; cristalinidade e estado amorfo. Ligas metálicas ferrosas e não ferrosas. Transformação de fases em metais e tratamento térmico. Propriedades e Processamento de Polímeros de Engenharia. Propriedades e processamento de cerâmicas. Materiais de alto desempenho. Materiais Compósitos. Degradação de materiais. Atividades de pesquisa ou extensão.

Sistema de unidades, corrente elétrica, voltagem, potência, energia; medidores; teoria de erros; amperímetro, voltímetro, ohmímetro; lei de Ohm; circuitos série e paralelo; divisor de tensão; máxima transferência de potência; princípio da superposição; teoremas de Thévenin e de Norton; comandos de lâmpadas; contator; uso do osciloscópio; circuitos RC, RL e RLC em regime permanente senoidal; diodos, circuito estabilizador; transistor bipolar; transistor de efeito de campo; amplificadores; semicondutores opto-eletrônicos.

Estática dos pontos materiais. Sistemas equivalentes de força. Equilíbrio dos corpos rígidos. Centróides e baricentros. Treliças. Forças em vigas e cabos. Atrito. Momento de inércia. Cinemática das partículas e do corpo rígido.  Dinâmica da partícula e do corpo rígido. Trabalho, Energia e Momento linear. Energia, Impulso Linear e Impulso Angular para Corpos Rígidos.

Integrais indefinidas e definidas. Técnicas de integração. Aplicações da integral definida. Integrais impróprias. Funções de várias variáveis. Derivadas parciais e suas aplicações.
ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

Interpretação de desenhos técnicos. Desenho de conjunto e detalhes. Cortes e seções, vista primárias, secundárias e auxiliares. Tolerâncias e ajustes, acabamentos e tratamentos superficiais. Tipos e aplicações de softwares em desenho mecânico. Desenho de superfícies utilizando aplicativos CAD. Desenvolvimento de desenho técnico. Atividades práticas.

4 ª fase

Raciocínio Lógico. Programação: estrutura lógica, codificação, modularização. Linguagem de Programação. Análise da Estrutura e Funcionalidade de Programas. Identificação de erros e do fluxo de execução. Práticas de Programação: comando sequencias, condicionais e repetição.

Metrologia Dimensional; Parâmetros Característicos dos Instrumentos. Calibração Instrumentos de medição. Blocos Padrão; Escalas e Nônios; Paquímetros; Micrômetros; Medidores de Deslocamento; Instrumentos Auxiliares de Medição; Calibradores. Tolerâncias dimensionais e ajustes.

Ações em estruturas. Vínculos e reações de apoio. Tensão. Deformação. Propriedades mecânicas dos materiais. Tração e compressão. Cisalhamento. Torção. Flexão simples. Flexão composta.

Primeira Lei da Termodinâmica. Teoria da Cinética dos Gases. Segunda Lei da Termodinâmica. Entropia. Equilíbrio Termodinâmico. Transições de Fase Trabalho e Energia. Trabalho reversível e irreversibilidade. Eficiência. Ciclos de Potência, cogeração, ciclos de motores, ciclos de refrigeração. Misturas de gases e vapor, saturação adiabática. Entalpia. Combustão e calor de reação, temperatura adiabática de chama.  Entropia absoluta. Células combustíveis; processos reais de combustão. Atividades práticas.

Integração múltipla. Equações diferenciais de 1ª e 2ª ordem. Equações lineares de ordem n.

5 ª fase

Fatores; equações de Maxwell; ondas planas uniformes (OPU): propagação das OPU num meio qualquer, potência associada à OPU - o vetor de Pointing, propagação das OPU em meios sem perdas, propagação das OPU em bons condutores, reflexão de ondas, polarização de ondas; linhas de transmissão (LT): equações e parâmetros básicos, forma hiperbólica das equações de LT, reflexão e casamento de impedâncias, tipos de LT; guias de ondas e cavidades ressonantes; antenas: definição, características básicas, tipos e aplicações, conjuntos e refletores, fórmula de Friis e equação de radar. Atividades de pesquisa ou extensão.

Representação de sinais e sistemas lineares contínuos e discretos. Sistemas lineares invariantes no tempo (sistemas LIT). Caracterização de sistemas LIT (transformada de Laplace). Representação no domínio da frequência (série e transformada de Fourier). Representação de sistemas contínuos por função de transferência discreta (transformada Z e equações diferenças).

Sistemas de Numeração: Binário, Octal e Hexadecimal. Noções de erro; Séries de Taylor e Aproximações; Zeros reais de funções reais; Método da Bissecção e Newton-Raphson;  Resolução de Sistemas Lineares: Método de Lagrange e Método de Jacobi; Interpolação Polinomial.

Lei de Ohm. Leis de Kirchhoff. Análise de Circuitos Elétricos Simples. Teoremas Fundamentais dos Circuitos Elétricos. Técnicas de Análise de Circuitos Elétricos. Capacitores e Indutores. Relações Íntegro-Diferenciais para Circuitos RLC. Dualidade Fontes ideais independentes e dependentes em redes resistivas; amplificador operacional ideal; circuitos de corrente alternada: regime permanente senoidal; potência em corrente alternada; ressonância; circuitos trifásicos. Atividades de pesquisa ou extensão.

Noções matemáticas preliminares: derivação vetorial (operador nabla, gradiente, divergente, rotacional), operadores de segunda ordem; as equações sob forma local e integral; as equações aplicadas a diferentes meios; a aproximação da quase-estática; perdas por correntes de Foucault; perdas por histerese; a Interação entre grandezas elétricas e mecânicas: força sobre um condutor; força sobre cargas; energia de campo magnético; o tensor de Maxwell; o vetor de Poynting.
Lei de Coulomb e Intensidade de Campo Elétrico; Fluxo Elétrico; Lei de Gauss e Divergência; Energia e Potencial; Condutores Dielétricos; Capacitância; Equações de Poisson e Laplace; Campo Magnético Estacionário; Forças no Campo Magnético; Indutância; Propriedades Magnéticas da Matéria; Campos Variáveis no Tempo e as Equações de Maxwell; Onda Plana Uniforme.

Fundamentos da termodinâmica. Propriedades dos fluidos e dos meios contínuos. Fundamentos de transferência de calor e massa. Unidades de medida. Equações de estado. Gás perfeito. Escoamento laminar e turbulento. Massa e força. Estática dos fluidos. Conservação da energia. Higrometria. Relações energéticas.

6 ª fase

Conceitos básicos de sistemas digitais. Sistemas de numeração e códigos. Álgebra Booleana e portas lógicas. Tabela Verdade. Minimização de expressões. Mapas de Karnaugh; Circuitos lógicos combinacionais: somadores, codificadores e decodificadores, multiplexadores e demultiplexadores, Latches e Flip-flops.

Propriedades Gerais; Condutividade Elétrica; Materiais Condutores; Resistividade; Comportamento Magnético; Materiais Magnéticos e Ferromagnéticos; Supercondutores; Dielétricos; Materiais Isolantes; Ensaios. Propriedades Mecânicas de Materiais Elétricos. Materiais semicondutores.

Comportamento Livre e Resposta Completa de Circuitos Elétricos. Transformada de Laplace Aplicada a Circuitos Elétricos. Resposta em Freqüência. Diagrama de BODE. Circuitos Magneticamente Acoplados . Quadripolos. Circuitos de 2a ordem; integral de convolução; transformador linear, ideal e real.

Modelos do processo e planejamento do projeto de produtos. Etapas do Projeto e concepção de produtos. Desenho Universal. Projeto preliminar; modelagem; análise de soluções e otimização. Projeto detalhado. Protótipos. Gestão e gerenciamento de projetos.

Diodos de Junção PN. Transistor Bipolar. Transistor de Efeito de Campo. Modelos e Aplicações básicas. Amplificador Classe A. Amplificador de Múltiplos Estágios. Amplificador de Potência.

7 ª fase

Organizações e administração. Princípios da administração. Funções administrativas. Funções empresariais. Noções de administração da produção, financeira e suprimentos. Contabilidade e balanço.

Aplicações Especiais de Amplificadores Operacionais. Conversão e Geração de Sinais. Teoria e Projeto de Filtros Ativos. Circuitos Integrados Dedicados. Sensores e transdutores; fontes de alimentação reguladas; circuitos de amostragem/retenção; conversor digital/analógico; conversor analógico/digital; blocos eletrônicos analógicos.

Aplicações Especiais de Amplificadores Operacionais. Conversão e Geração de Sinais. Teoria e Projeto de Filtros Ativos. Circuitos Integrados Dedicados. Sensores e transdutores; fontes de alimentação reguladas; circuitos de amostragem/retenção; conversor digital/analógico; conversor analógico/digital; blocos eletrônicos analógicos.

Normas; sistemas de alimentação e configuração de redes BT e AT; planejamento e projeto de uma instalação; cargas típicas; componentes de uma instalação; pontos de iluminação e tomadas; potência instalada; fator de demanda; fator de carga; diagrama unifilar; dimensionamentos dos condutores; dimensionamento da proteção; projeto residencial e predial; pára-raios; projeto telefônico; interfones; antenas, alarmes; luminotécnica; projeto de iluminação de interiores; iluminação de emergência; instalações elétricas industriais.

Gestão da segurança e saúde no trabalho. Acidentes e doenças do trabalho. Análises de riscos. Riscos químicos, físicos e biológicos. Programa de prevenção de riscos NR 9. Estatística de Acidentes. Princípios, regras e equipamentos de proteção. Fundamentos da ergonomia. Fisiologia do trabalho. Análise ergonômica dos postos de trabalho. Ergonomia de sistemas de produção.

8 ª fase

Circuitos magnéticos. Transformadores: transformadores: tipos, ensaios, circuito equivalente, regulação e rendimento, paralelismo de transformadores, transformador de corrente e Potencial, autotransformador, campo girante, máquinas síncronas: geradores síncronos, motores síncronos, teoria de máquinas síncronas de pólos lisos e salientes; ensaios, circuitos equivalentes, controle da energia ativa e reativa, triângulo de Potier, diagrama de capabilidade, Tipos de excitação, enrolamento compensador, sincronismo, compensador síncrono, refrigeração, laboratório.  Princípios de conversão eletromecânica de energia. Introdução às máquinas elétricas rotativas. Sistema por Unidade.

Retificadores não Controlados, Retificadores Controlados, Interruptores estáticos de potência. Conversores AC/DC, AC/AC, DC/DC, DC/AC: estudo, análise, comando, controle e aplicações. Conversores indiretos. Semicondutores de potência (diodos e tiristores): características estáticas e dinâmicas, cálculo térmico; retificadores a tiristor e inversores não-autônomos.

Retificadores não Controlados, Retificadores Controlados, Interruptores estáticos de potência. Conversores AC/DC, AC/AC, DC/DC, DC/AC: estudo, análise, comando, controle e aplicações. Conversores indiretos. Semicondutores de potência (diodos e tiristores): características estáticas e dinâmicas, cálculo térmico; retificadores a tiristor e inversores não-autônomos

Requisitos de comunicação de ambientes industriais. Comunicação integrada de uma organização industrial. Conceitos de CIM. Arquiteturas de Comunicação Industrial: Barramentos de Campo. Principais propostas de redes de Comunicação Industrial. Exemplo de aplicações e produtos disponíveis: Fieldbus, Profibus, Interbus, CAN, ASI, Ethernet Industrial, Modbus, Device Net.

Sistemas de controle, de produção, de automação e de simulação; Automação de processos produtivos discretos contínuos; Automação comercial e bancária; Robótica; Redes de computadores; Sistemas flexíveis de manufatura; Sistemas flexíveis de automação; Concepção; operação e gestão da operação em sistemas automatizados.

9 ª fase

Máquinas CC: aspectos construtivos, comutação, tensão de armadura, torque, classificação das máquinas CC. Geradores CC: gerador com excitação independente, circuito equivalente, característica terminal, reação da armadura. Motores de Indução: aspectos construtivos, aplicações. Escorregamento, FMM e fluxo. Máquinas síncronas. Aspectos construtivos. Gerador síncrono, tensão induzida, velocidade síncrona, sincronismo.

Parâmetros principais de projetos. Critérios de escolha de empresas. Postura ativa ou passiva. Cronograma de atividades. Determinação das prioridades. Relatórios. Projeto do Trabalho de conclusão. Atividades de pesquisa ou extensão.

Representação de sistemas de controle por diagramas de blocos; análise de sistemas de controle contínuos e discretos em regime permanente: precisão e sensibilidade; estabilidade de sistemas de controle contínuos e discretos: métodos de Routh-Hurwitz, Jury, Nyquist e Bode; estruturas básicas de controladores; projeto de controladores contínuos e discretos: método de Ziegler-Nichols, projeto usando o lugar das raízes, projeto usando métodos freqüências, projeto usando o método do tempo mínimo (dead-beat).

Representação de sinais no tempo e em frequência, sinais discretos e contínuos; transformada Z; transformada de Fourier discreta e série de Fourier discreta; processamento digital a partir do processamento contínuo e processamento digital; projeto e implementação de filtros digitais; aplicações de processamento digital de sinais.

Sistema profissional. Legislação profissional. Exercício profissional. Atribuições profissionais. Código de ética profissional. Responsabilidades profissionais. Código de defesa do consumidor. Anotação de responsabilidade técnica. Registro e carteira profissional. Acervo técnico. Registro de direito autoral. Remuneração profissional.

Métodos de medição e instrumentos de medição: a medição e o erro de medição; padrões de medição e calibração de instrumentos; medida de grandezas elétricas: caracterização de sinais e princípios gerais de detecção; instrumentação analógica e digital; transdutores; cadeia de medição; equipotencialização e compatibilidade eletromagnética.

10 ª fase

Máquinas CC: aspectos construtivos, comutação, tensão de armadura, torque, classificação das máquinas CC. Geradores CC: gerador com excitação independente, circuito equivalente, característica terminal, reação da armadura. Motores de Indução: aspectos construtivos, aplicações. Escorregamento, FMM e fluxo. Máquinas síncronas. Aspectos construtivos. Gerador síncrono, tensão induzida, velocidade síncrona, sincronismo.

Análise e revisão dos projetos pelos Orientadores; Orientação e Acompanhamento do supervisor de estágio na UNIDAVI e na Empresa; Elaboração e construção do relatório final; Elaboração da apresentação; Seminário de Apresentação em banca.

Energia e Sociedade; Fontes de Energia Convencionais, Fontes de Energia não convencionais, Aspectos econômicos, Eficiência energética; Tecnologias de Racionalização de Energia Elétrica.

Notícias do Curso
Veja mais

Galeria de Vídeos

Série 55 Vidas: Sarita Martins Camiña Reinicke
Entrevista com Luciano Potter
Projeto Multimídia Experimental: Seu Werner