Unidades Curriculares

Curso de Enfermagem

1 ª fase

  • Anatomia Aplicada à Enfermagem

    Presencial    120h

    Introdução ao estudo da anatomia humana. Estudo dos elementos descritivos e funcionais dos sistemas articular, esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital (masculino e feminino) e endócrino.

  • Bioestatística

    Presencial    30h

    Conceitos básicos: variáveis, dados, população, amostra e amostragem. Coeficientes, índices, proporções e arredondamento de dados; descrição e exploração dos dados. Métodos estatísticos em saúde: estatística analítica e inferencial. Escalas de mensuração. Medidas de posição, medidas de dispersão, correlação e regressão lineares simples.

  • Biologia Celular e Genética

    Presencial    60h

    Bases estruturais, moleculares e fisiológicas das células. Material genético: natureza, estrutura, expressão, localização e transmissão. Métodos de diagnóstico molecular de doenças e terapia gênica.

  • História da Enfermagem e Legislação

    Presencial    60h

    Desenvolvimento histórico da Enfermagem. Áreas de atuação do enfermeiro e perspectivas da enfermagem brasileira. Noções sobre organização profissional e órgãos de classe. Legislação do ensino e do exercício da enfermagem. Direitos humanos. Princípios éticos na assistência de enfermagem. Bioética no cotidiano das profissões de saúde.

  • Linguagem e Métodos

    Disciplina Digital    60h

    A Língua Portuguesa e a comunicação oral e escrita. Adequação da linguagem aos seus diferentes níveis. Aspectos linguístico-gramaticais aplicados aos textos orais e escritos. Linguagem oral: princípios da oratória, técnicas de apresentação pública, apresentações acadêmicas. Universidade: natureza do conhecimento, Ensino, Pesquisa e Extensão. Ciência e Método. Ética aplicada à Pesquisa. Produção, normatização (ABNT) e estruturação dos gêneros textuais da esfera acadêmica.

  • Objeto de Estudo Interdisciplinar I

    Presencial    30h

    Relações da prática assistencial do enfermeiro com conhecimentos de formação geral em saúde. Trajetória contemporânea do enfermeiro. Organização de eventos científicos em enfermagem. Produção de textos científicos.

2 ª fase

  • Bioquímica

    Presencial    60h

    Química e importância biológica de aminoácidos, proteínas, enzimas, vitaminas, coenzimas, lipídeos e carboidratos. Bioenergética e processos metabólicos. Metabolismo de carboidratos, lipídeos, aminoácidos e proteínas. Regulação e integração metabólica.

  • Fisiologia I

    Presencial    60h

    Introdução ao Estudo da Fisiologia Humana. Fisiologia do Controle e Função Endócrina. Fisiologia do Sistema Renal. Fisiologia do Sistema Digestório.

  • Fundamentos de Nutrição

    Presencial    30h

    Conceitos básicos de nutrição. Leis da alimentação. Valor nutricional dos alimentos: macronutrientes e micronutrientes. Avaliação do estado nutricional. Nutrição básica nos ciclos vitais. Dietas hospitalares. Educação nutricional. Guia alimentar para a população brasileira.

  • Histologia e Embriologia

    Presencial    60h

    Noções de técnicas histológicas e microscopia. Classificação dos diferentes tecidos. Estudos dos tecidos epitelial (revestimento e glandular), conjuntivo (propriamente dito, adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), muscular e nervoso. Células sanguíneas e hematopoiese. Histofisiologia dos sistemas. Gametogênese e fertilização. Desenvolvimento embriológico do ser humano desde a concepção até o nascimento. Introdução às malformações e teratogênese.

  • Microbiologia e Parasitologia

    Presencial    60h

    Características gerais de bactérias, fungos e vírus. Morfologia, citologia, fisiologia e genética bacteriana e fúngica. Mecanismos de virulência; Principais microrganismos patogênicos para o homem; Métodos de controle de crescimento de microrganismos; Características gerais dos antimicrobianos. Cultivo de bactérias e fungos, isolamento e identificação, coleta e transporte de material clínico humano. Microbiota normal do corpo humano. Cultivo de bactérias e fungos, isolamento e identificação, coleta e transporte de material clínico humano. Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Parasitas: características gerais, ciclo de vida, patogenicidade e métodos de diagnóstico. Educação em saúde.

  • Objeto de Estudo Interdisciplinar II

    Presencial    60h

    A intervenção do ser humano no meio ambiente. Processo saúde ¿ doença e a promoção da saúde. A interferência do meio ambiente no desenvolvimento celular e na produção de processos patológicos. Controle e prevenção domiciliar de agravos da saúde com base nos aspectos nutricionais.

  • Saúde e Meio Ambiente

    Presencial    30h

    A relação poluição e saúde. Saneamento Básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e suas relações com a saúde. Mecanismos de controle e erradicação de doenças oriundas da falta de saneamento básico. Contaminação por resíduos hospitalares. Plano de gerenciamento de resíduos sólidos da saúde.

3 ª fase

  • Epidemiologia

    Presencial    30h

    Processo Saúde Doença. Noções de epidemiologia descritiva e analítica e sua importância para o planejamento em saúde. Os dados e a informação em saúde. Indicadores de saúde. Os sistemas de informação em saúde e sua aplicabilidade como suporte na avaliação, planejamento e gerenciamento. Vigilância Epidemiológica (Controle de Doenças e Imunização).

  • Farmacologia I

    Presencial    30h

    Conceitos e princípios básicos da terapia farmacológica. Vias de administração de fármacos e farmacocinética. Interações fármaco-receptor e farmacodinâmica. Fármacos que afetam o sistema nervoso autônomo. Agonistas e antagonistas colinérgicos. Agonistas e antagonistas adrenérgicos.

  • Fisiologia II

    Presencial    60h

    Introdução à neurofisiologia e sistema neuroendócrino. Aspectos fisiológicos do sistema de movimento. Fisiologia do sistema cardíaco e pulmonar.

  • Imunologia e Infectologia

    Presencial    60h

    Respostas imunes específicas. Antígenos. Anticorpos. Reações antígeno-anticorpos. Fenômenos de hipersensibilidade. Imunizações. Contágio e contaminação. Doenças infectocontagiosas. Doenças comuns na região e no Brasil. Perfil epidemiológico local. Educação em saúde. Questões ambientais e culturais que contracenam com o perfil epidemiológico local e nacional.

  • Libras

    Disciplina Digital    60h

    Surdez, cultura e identidade surda. Introdução a língua de sinais envolvendo a área da saúde. Cuidado inclusivo em situações de atendimento de pessoas surdas. Legislações Nacionais sobre a deficiência auditiva, de acordo com a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência e Lei Brasileira de Inclusão. Realidade da saúde pública relacionada à surdez.

  • Saúde Coletiva I

    Presencial    60h

    Historicidade da saúde e doença - evolução e conceito. A abordagem do processo saúde/doença das famílias e do coletivo. O enfermeiro frente ao processo saúde/doença do indivíduo e sociedade. Políticas Públicas em Saúde e o Sistema Único de Saúde. Controle social. O trabalho humano e suas transformações. O processo de trabalho em saúde - os serviços de saúde. Marcos históricos do processo de trabalho e da política de saúde no Brasil. A formação do profissional de saúde no contexto atual. A promoção da saúde. Educação permanente em saúde.

  • Objeto de Estudo Interdisciplinar III

    Presencial    60h

    A contribuição da enfermagem para o Sistema Único de Saúde. O papel do enfermeiro nas campanhas de multivacinação. A relação dos fármacos com a prática profissional do enfermeiro.

4 ª fase

  • Bases Teóricas e Metodológicas da Enfermagem

    Presencial    60h

    Aplicação das teorias de enfermagem e do processo de enfermagem. Sistematização da assistência de enfermagem. Princípios científicos da enfermagem. Teoria da ciência de enfermagem. Introdução ao estudo das teorias de enfermagem. Principais teorias, características e aplicabilidade. Enfermagem baseada em evidências. Principais classificações diagnósticas.

  • Farmacologia II

    Presencial    60h

    Fármacos que afetam o sistema cardiovascular e renal. Fármacos que agem no sistema endócrino e reprodutor. Fármacos gastrintestinais. Fármacos que afetam o sistema respiratório. Fármacos anti-inflamatórios, antipiréticos e analgésicos. Fármacos que agem no sistema nervoso central. Quimioterapia das doenças infecciosas. Farmacoterapia das doenças neoplásicas.

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos

    Disciplina Digital    60h

    Contexto histórico, sociopolítico e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e Sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico- raciais e de gênero. Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

  • Objeto de Estudo Interdisciplinar IV

    Presencial    60h

    A sistematização da assistência de enfermagem no contexto comunitário e familiar, seguindo as diretrizes da Estratégia Saúde da Família. Controle e prevenção domiciliar de agravos da saúde com base nos aspectos farmacológicos e em práticas integrativas e complementares. Organização de movimentos sociais vinculados à saúde.

  • Patologia

    Presencial    30h

    Processos inflamatórios, doenças hereditárias, congênitas, neoplásticas. Distribuição geográfica das enfermidades utilizando critérios morfológicos, funcionais e dados estatísticos. Estudo macro e microscópico de estruturas patológicas. Fármacos utilizados no tratamento dessas patologias. Legislação específica.

  • Saúde Coletiva II

    Presencial    60h

    Transformações dos padrões e tipos de família, relação família-sociedade e ciclo de vida da família. Dinâmicas saudáveis do viver em família e desafios contemporâneos para atuação da Enfermagem. Estratégia Saúde da Família. Cuidado em saúde para famílias e coletividades: genograma, ecomapa, visita domiciliar, entrevista familiar, interconsulta, apoio matricial. A atuação do enfermeiro frente ao processo saúde doença: doenças crônicas, doença na criança, doença na família, violência comunitária e intrafamiliar, morte. Planejamento e Educação em Saúde.

  • Terapias Complementares e Vivências

    Presencial    30h

    Holismo em saúde. Possibilidades terapêuticas e aplicabilidade das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) na atenção à saúde. Diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC.

5 ª fase

  • Fundamentos do Processo de Cuidar em Enfermagem

    Presencial    120h

    Fundamentação teórica e prática dos cuidados de enfermagem. Processo de enfermagem. Prescrição de enfermagem. Desenvolvimento de habilidades técnicas, e os instrumentos básicos. Metodologia dos cuidados de enfermagem. Legislação específica. Sistematização da assistência de enfermagem.

  • Organização e Gestão dos Serviços de Saúde

    Presencial    60h

    Sistemas organizacionais, teorias administrativas e sua influência nas instituições de saúde. Funções administrativas do enfermeiro nos serviços de saúde. Noções de planejamento em saúde. Organização e gerenciamento das instituições de saúde. Financiamento para o setor saúde. A política de recursos humanos da equipe de enfermagem Gestão de recursos materiais. Controle de qualidade e avaliação nos serviços de saúde. Processo de comunicação e o processo decisório. Teorias de liderança e sua aplicação no gerenciamento dos serviços de enfermagem.

  • Objeto de Estudo Interdisciplinar V

    Presencial    60h

    Praxis e enfermagem. Aplicação de normas e rotinas da enfermagem nos processos gerenciais dos serviços de enfermagem/saúde. Elaboração de protocolos assistenciais e administrativos.

  • Atividade Prática do Cuidado em Enfermagem

    Presencial    120h

    Assistência de Enfermagem ao cliente hospitalizado. O processo de cuidar mediado por técnicas e procedimentos de enfermagem. Desenvolvimento de habilidades e competências alinhadas ao planejamento e implementação do processo de cuidar.

6 ª fase

  • Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Idoso I

    Presencial    60h

    O homem adulto na sociedade. Qualidade de vida e envelhecimento saudável. O idoso e a legislação. Atenção à saúde do adulto/idoso portadores de patologias crônicas. O adulto/idoso, sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis. Doenças preveníveis por vacinação e o calendário vacinal do adulto e do idoso. Sistematização da assistência de enfermagem ao adulto/idoso na rede básica.

  • Atenção Integral à Saúde do Adulto e Idoso em Saúde Mental

    Presencial    60h

    O desenvolvimento da loucura nas suas diferentes concepções e momentos históricos, bem como a história da Psiquiatria e suas reformas. Princípios da saúde mental coletiva e rede de apoio para a reinserção social. O cuidado de enfermagem à pessoa em sofrimento psíquico dentro de abordagem psicossocial pautada na política nacional de saúde mental e nos princípios do SUS. O fenômeno das drogas dentro da sociedade moderna. Sistematização da Assistência de Enfermagem no contexto biológico, ético, político e socioeducativo. A participação do enfermeiro na equipe multidisciplinar de saúde mental.

  • Atividade Assistencial à Saúde do Adulto e do Idoso em Saúde Mental

    Presencial    60h

    Atividade assistencial na rede hospitalar e nos centros de atenção psicossocial ao cliente com distúrbios mentais. Atividades de promoção à saúde do cliente com distúrbios mentais e família.

  • Atividade Assistencial à Saúde do Adulto e Idoso I

    Presencial    90h

    Atividade assistencial aplicada ao adulto/idoso. O processo de cuidar frente ao envelhecimento. Atividade de promoção e recuperação em saúde ao adulto/idoso. Sistematização da assistência de enfermagem ao adulto e idoso na atenção primária e rede hospitalar.

  • Filosofia

    Presencial    30h

    Origem e escopo. Filosofia, lógica e argumentação. Metafísica e ontologia. Epistemologia: conceito de conhecimento, casos Gettier, ceticismo, teorias do conhecimento. Ética: metaética, ética normativa, ética aplicada. Estética e Filosofia da Arte.

  • Objeto de Estudo Interdisciplinar VI

    Presencial    60h

    A enfermagem no acompanhamento do ciclo evolutivo. Promoção da qualidade de vida da população. Rotinas para o envelhecimento ativo. A política nacional de saúde mental e os princípios do SUS.

7 ª fase

  • Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente

    Presencial    60h

    Atenção integral à saúde da criança (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, aleitamento materno, imunização). Atenção à saúde da criança com doenças parasitárias e infecciosas recorrentes na infância. A vigilância nutricional e atenção à criança com desnutrição. Maus tratos (violência doméstica). Adolescente- trabalho, sexualidade e ISTs, drogas. A legislação x criança e adolescente (Estatuto da Criança e do Adolescente). Interação com a família da criança cronicamente doente. Promoção da saúde infantil. Sistematização da assistência à criança/adolescente na atenção básica e hospitalar.

  • Atenção Integral à Saúde da Mulher

    Presencial    90h

    Estudo dos aspectos fundamentais da assistência à saúde da mulher segundo as diretrizes do programa nacional de atenção integral à saúde da mulher. A mulher e a sociedade (a mulher contemporânea). A mulher e a legislação. Planejamento familiar, preventivo do câncer de mama e do colo do útero, pré-natal de baixo e alto risco. A mulher e a sexualidade nas diversas fases da vida. A mulher mãe (puerpério imediato, o primeiro filho, a multípara, etc.). A mulher portadora de doenças ginecológicas agudas e crônicas. A mulher e a internação. A mulher e cirurgias "mutilantes". A mulher e a maternidade, trabalho de parto, parto e puerpério imediato e abortamento. Assistência ao binômio mãe/filho no período pós-natal. 

  • Atividade Assistencial à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

    Presencial    120h

    Atividade assistencial à mulher na rede básica de saúde. Promoção da saúde à mulher trabalhadora. Atividade assistencial à mulher na rede hospitalar, durante o trabalho de parto, parto e puerpério imediato/mediato. Atividades de promoção em saúde à mulher durante a internação e na alta. Atividade assistencial à criança/adolescente na unidade básica de saúde e na internação. Atividade de promoção à saúde da criança e do adolescente, nas unidades hospitalares, básicas e nas escolas e creches.

  • Objeto de Estudo Interdisciplinar VII

    Presencial    60h

    A enfermagem no acompanhamento do ciclo evolutivo. A participação do enfermeiro no pré-natal. Calendário vacinal e campanhas de multivacinação.

  • Temas Transversais em Saúde

    Disciplina Digital    60h

    Promoção de saúde. Questões étnico-raciais, culturais e o processo de saúde- doença. Meio ambiente: biodiversidade e sustentabilidade. Saúde e cidadania. Saúde e sociodiversidade. Tecnologia e inovação em saúde. Bioética.

8 ª fase

  • Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Idoso em Emergência e UTI

    Presencial    60h

    Generalidades sobre o serviço de emergência e de UTI, classificação de risco, legislação vigente e resoluções sobre o atendimento ao paciente com necessidades urgentes e emergentes e gravemente enfermo. Distúrbios respiratórios e ventilatórios, cardiovasculares, metabólicos, neurológicos. Assistência de enfermagem ao paciente com alteração multissistêmicas e gravemente enfermo. Assistência de enfermagem ao paciente traumatizado e politraumatizado, segundo o ATLS. Assistência de enfermagem e sistematização do cuidado ao paciente grave. Humanização ao paciente e família em situações críticas. Drogas vasoativas e sedativas. 

  • Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Idoso II

    Presencial    90h

    O adulto e idoso na internação hospitalar (aspectos gerais). A assistência ao adulto e ao idoso com problemas cardiocirculatórios, respiratórios, digestivos, osteomusculares, renais e neurológicos. Atenção ao familiar do adulto/idoso internado. Clínica cirúrgica. Centro cirúrgico. Instrumentação cirúrgica. Assistência ao cliente no pré-operatório, transoperatório e pós-operatório. Sistematização de assistência de enfermagem perioperatória (SAEP). Cuidados de enfermagem no Centro de Material Esterilizado, limpeza, desinfecção, área de preparo de produtos para saúde, esterilização, monitorização das etapas do processamento. Protocolos de prevenção de infecção relacionada a assistência perioperatória. Segurança do paciente em cirurgia segura.

  • Atividade Assistencial à Saúde do Adulto e Idoso II

    Presencial    90h

    Atividades assistenciais ao adulto e o idoso hospitalizado em unidades cirúrgicas, centros cirúrgicos, sala de recuperação anestésica. Atividades assistenciais ao adulto em central de material esterilizado. Atuação do enfermeiro na promoção à saúde do adulto e do idoso com intercorrências cirúrgicas.

  • Atividade Assistencial na Atenção Integral à Saúde do Adulto em Emergência e UTI

    Presencial    60h

    Atividade assistencial ao cliente em situações de emergência. Atividades de promoção à saúde do cliente e família em risco iminente. Atividade assistencial ao paciente de terapia intensiva. Atividade de promoção à saúde do cliente e à família do internado em UTI.

  • Objeto de Estudo Interdisciplinar VIII

    Presencial    60h

    O cuidado de enfermagem na evolução das feridas cirúrgicas e queimaduras. Cuidando do cuidador ¿ a assistência de enfermagem em UTI e pronto-socorro.

9 ª fase

  • Estágio Supervisionado I

    Presencial    420h

    Atividades assistenciais e gerenciais de enfermagem em ambiente hospitalar e na atenção primária à saúde. Diagnóstico situacional. Planejamento em saúde. Educação permanente em saúde.

  • Projetos Assistenciais e de Pesquisa

    Presencial    30h

    A ciência, o conhecimento científico e outros tipos de conhecimento. Projeto de pesquisa. Abordagem de temas de interesse da área de saúde na pesquisa. Diagnóstico situacional em saúde. Planejamento de propostas sociais e assistenciais.

10 ª fase

  • Estágio Supervisionado II

    Presencial    390h

    Atividades assistenciais e gerenciais de enfermagem desenvolvidas junto a hospitais e serviços de atenção primária à saúde. Sistematização da assistência de enfermagem a indivíduos e coletividade. Educação permanente em saúde.

  • Trabalho de Conclusão de Curso

    Presencial    60h

    Promoção de pensamento científico e crítico. A prática assistencial da enfermagem como fundamento para a produção de conhecimento articulado às normas de Iniciação Científica.

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION