TURNOVER E ABSENTEÍSMO E SUA RELAÇÃO COM A SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALTERMED MATERIAL MÉDICO HOSPITALAR LTDA EM RIO DO SUL/SC
Trabalho de Conclusão de Curso
O turnover e absenteísmo são aspectos fundamentais para o planejamento da área de recursos humanos nas empresas, além de serem considerados como indicadores chaves para monitorar e gerenciar a empresa em diversas estratégias, com o objetivo de buscar melhorias no ambiente de trabalho, programas de bem-estar para os colaboradores, feedback e práticas de equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Além disso, fortalece uma análise de contribuição para a aplicação dessas estratégias de gestão em busca de resultados nas organizações com base na rotatividade dos colaboradores. Este estudo teve como objetivo verificar as possíveis causas do turnover e do absenteísmo e sua relação com a satisfação e motivação dos colaboradores da Empresa Altermed Material Médico Hospitalar Ltda. Neste estudo utilizou-se uma pesquisa descritiva, exploratória de abordagem quantitativa-qualitativa. Para tanto, aplicou-se um questionário com questões abertas e fechadas dirigidas aos colaboradores e gestores da empresa. Com a finalidade de investigar como as ferramentas fortalecem a visão da empresa e contribuem para seu crescimento e desenvolvimento. Quanto ao tratamento dos dados utilizou-se o editor de planilhas excel e looker studio, onde os dados foram apresentados por meio de gráficos e tabelas. Já quanto aos resultados qualitativos, por meio de uma análise de conteúdo. Como resultados, percebeu-se que os índices estão dentro de uma média aceitável, porém um pouco alta se for analisada detalhadamente pois no ano de 2023 teve uma média de 3,54% e até outubro de 2024 uma média de 4,11%. Já com relação a satisfação do colaborador verificou-se que não se sentem satisfeitos quanto a valorização e oportunidades de crescimento na empresa, reconhecimento profissional, avaliação de desempenho, ambiente de trabalho, remuneração e salário, promoções e treinamentos, benefícios, feedback, comunicação e organização. Sendo que, atualmente as organizações enfrentam por um cenário desafiador e de oportunidades que impactam na sua eficiência e competitividade, tornando se fundamental compreender o funcionamento da empresa. As sugestões de melhorias são ações para amenizar o índice de turnover bem como trazer maior satisfação e motivação aos colaboradores da empresa estudada, onde não apenas fortalecerá a equipe de trabalho, mas também contribuirá para a otimização dos processos internos e para a criação de um ambiente de trabalho ainda mais produtivo e colaborativo. Além de fortalecer sua posição no mercado para atrair, reter e desenvolver talentos em um ambiente propício ao crescimento profissional e pessoal. Por fim, serão apresentadas as considerações finais e demais colocações sobre o tema tratado.