Foi em março de 2015 que tudo começou. Uma comissão foi criada para definir ações, entre elas a campanha publicitária. Depois de tantas discussões, debates e trocas de informações, percebeu-se a necessidade de criar uma identidade para a campanha. Assim, surgiu o Projeto 50, conhecido por P.50, evento criativo e colaborativo para coletar informações e subsídios para a campanha.
Foram feitas várias reuniões com os stakeholders, entre professores, funcionários, reitoria, coordenação, acadêmicos, egressos e comunidade. Questionamentos:
Duas pesquisas foram feitas com a comunidade e com autoridades. Para a comunidade foram elaboradas perguntas que buscavam a percepção deles em relação à marca UNIDAVI e como ela estaria nos próximos anos. As autoridades gravaram depoimentos falando do papel da UNIDAVI em suas vidas, passado e futuro, e como a Instituição pode auxiliar no desenvolvimento da região.
Com os resultados em mãos, havia chegado a hora de reunir as informações e canalizá-las na busca do objetivo. O grupo conheceu e interpretou os resultados do P.50. Logo, refinou-se a ideia principal. Identidade do Selo
O grupo levantou alguns conceitos:
Círculo: a UNIDAVI é um ponto de irradiação de conhecimento e desenvolvimento e o círculo é uma forma geométrica amplamente conceitual, pois dentro dele se tem amigos e se define as áreas de ações e proteção. Um círculo fechado serve como barreira, como uma forma de restringir ações. Assim, optou-se pelo círculo aberto e sempre incompleto.
Tríade: sempre muito presente nos mais variados níveis da sociedade, seja na religião, política ou no direito. No ensino superior, a tríade aparece como Ensino, Pesquisa e Extensão e, como em outros níveis, não funcionam desassociados. Por isso é necessário trabalhar os níveis no conceito da marca.
Palavras-chave: durante as reuniões ouviu-se muitas pessoas, que participam, representam e esperaram algo da UNIDAVI. Estes atores são um retrato da percepção que se têm da marca e da Instituição nesses 50 anos de existência. As opiniões são tão importantes ao ponto de utilizar as palavras mais expressivas no conceito da campanha dos 50 anos.
Cores: a UNIDAVI vai além do azul, ela representa um universo amplo de opções de curso, profissionais e possibilidades. Assim, fez-se necessário o uso de uma paleta de cores que ampliasse as possibilidades de aplicações nos mais diversos materiais e meios a serem utilizados.
Por fim, chegou-se a um selo que representa todos esses conceitos, que mostra o dinamismo da UNIDAVI e reforça o compromisso que a Instituição tem para os próximos 50 anos.
Círculo, possibilidades, cores e tríade representam um olhar para o futuro e o que cada funcionário, professor, acadêmico e egresso espera da Instituição.
Hoje a UNIDAVI comemora 50 anos e não para por aí! No projeto dos próximos 50, ela não só quer fazer parte, como mudar a vida de quem procura e encontra, na Instituição, todo esse universo de possibilidades.