| Objetivo

Capacitar profissionais e empresas da região com foco no comércio internacional através de estratégias e ferramentas em negócios internacionais.

| Público Alvo

Executivos, empresários, analistas, administradores, economistas, advogados, contadores, engenheiros, e demais profissionais que atuem de forma direta ou indireta negócios internacionais e comércio exterior ou profissionais que busquem conhecimento e aperfeiçoamento no processo de internacionalização dos negócios.

| Justificativa

Os negócios internacionais são a área mais abrangente e representativa do comércio global, onde os países e as empresas ultrapassam as barreiras das exportações e importações de produtos e serviços em mais de 200 países, players atuantes do comércio internacional. Os negócios internacionais representam para além do comércio exterior (exportação e importação), o desempenho das atividades e investimentos por empresas no mundo, joint ventures, fusões e incorporações por empresas em diversos países do globo. As atividades de global sourcing, global trader e global logistics estão conectadas e fazem parte de um conjunto global de atores nos negócios internacionais que formam uma cadeia produtiva e serviços com diversos atores que interagem entre si. De acordo com Cavusgil, Knight e Riesenberger (2009) os negócios internacionais contribuem com a prosperidade econômica melhorando o padrão de vida com a conectividade global e com o acesso de bens e serviços, é um motor crucial para a geração de empregos e a melhora significativa da balança comercial dos países atuantes. O curso de pós de graduação em MBA Executivo em Negócios Internacionais propiciará o acesso a um novo escopo de conhecimento, com habilidades e competências nas diversas ferramentas, as quais serão transmitidas no decorrer do curso por professores com solida formação acadêmica e também com larga experiência profissional nos mercados em que atuam.

| Perfil do Formando

O egresso do curso de MBA Executivo em Negócios Internacionais será capacitado para atuar no mercado de trabalho no contexto internacional, no desenvolvimento de estratégias de internacionalização, gestão das operações com a aplicação dos tributos no comércio exterior. O curso proporcionará aos egressos uma visão sistêmica da área de negócios internacionais com atuação prática, eficaz e competitiva.

Professores do Curso

Conheça os professores do curso de MBA Executivo em Negócios Internacionais

Anara dos Santos Wisnievski
Especialista

Especialista em Direito e Negócios Internacionais e MBA Marketing. Administradora habilitada em Comércio Exterior. Professora da FAE. Orientadora do CIE. Membro do CONCEX. Experiência de 20 anos em Comércio Exterior e Negócios Internacionais. Consultora, Mentora e Coach.

Antoninho Caron
Doutor

Doutorado em Engenharia da Produção. Consultor em Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais, Vice-Presidente da Associação Comercial do Paraná e do Centro de Integração Empresa Escola - CIEE. Professor de Economia e Negócios Internacionais da FAE.

Cibele Bastos da Costa
Mestra

Mestre em Comunicação e Linguagem e Especialista em Gestão de Recursos Humanos. Coordenadora de Pós graduação nas áreas de Gestão de Pessoas e Liderança. Docente em graduação e pós-graduação/MBA, no Centro Universitário FAE. Realiza processos individuais de coaching executivo e em empresas.

Joaquim de Almeida Brasileiro
Mestre

Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Professor Universitário dos cursos de graduação e pós graduação há mais de 15 anos. Exerceu as atividades de Conselheiro da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), e Conselheiro da Associação Comercial do Paraná.

Luiz Gustavo Basile Ribeiro
Especialista

Especialista em Planejamento e Gestão de Negócios. Consultor e palestrante na área de Comércio Exterior e Logística há 15 anos. Parceiro comercial do Grupo Craft no desenvolvimento do full container exportação. Professor de Negócios Internacionais e Logística na Graduação e Pós-Graduação.

Roberta Folgueral
Especialista

Pós Graduanda em Vendas com Foco em Perfis Comportamentais pela Business Behavior Institute, BBI of Chicago. Ajuda empresas dos mais variados segmentos, a ampliarem seus negócios e horizontes, ganhando a capilaridade que desejam, sem perder o foco em fazer o certo - sempre.

Silvana Scheffel Gomes
Mestra

Mestre em administração de empresas pelo Insper. Implantou e coordenou o programa de promoção de exportações da Investe São Paulo. Atualmente é diretora de marketing e conteúdo da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Tânia Cristina Pryplotski
Especialista

Especialista em Direito Tributário, Gestão Internacional para Executivos e em Marketing Internacional. Consultora tributária há mais de 15 anos. Professora de Comércio Internacional na Graduação e Pós-Graduação. Agente de Comércio Exterior pelo MDIC e Perita Aduaneira da Justiça Federal.

Valmor Rossetto
Mestre

Mestre em Administração pela UFSC. Possui 35 anos de experiência em gestão de empresas públicas e privadas nas quais exerceu cargos operacionais, táticos e estratégicos e 20 anos de experiência acadêmica em programa de Graduação, Pós-graduação e MBA.

Disciplinas do Curso

Conheça as disciplinas do curso de MBA Executivo em Negócios Internacionais

Global Trader e International Business

Conceitos e aplicabilidades do GATT, OMC, Banco Mundial, BRDI, principais blocos econômicos, processo de globalização, a inserção economia internacional dos países e das suas respectivas empresas nos séculos XX e XXI. Conceito e aplicabilidades das medidas antidumping, os subsídios, as medidas compensatórias. A estrutura de comércio exterior brasileiro e os órgãos intervenientes.


24h

Economia Internacional

Eficiência econômica e vantagens comparativas. Substituição dos fatores e os modelos de comércio. Novas teorias de comércio internacional. Comércio internacional e o desenvolvimento econômico. Balanço de pagamentos e o mercado cambial. Taxa de câmbio e o balanço de contas correntes, taxas de juros e a conta do capital. Regime cambial. Mercado de títulos, taxa de câmbio e a politica econômica. Globalização, mercados mundiais e o desenvolvimento econômico e a integração regional.


24h

Geopolítica e Negócios Internacionais

Ordem mundial pós-moderna, a ascensão geopolítica dos Estados Unidos no período pós II grande guerra mundial. Processo de globalização e a nova ordem mundial. As relações internacionais entre as nações e os reflexos nos negócios internacionais. O core business dos países no mundo globalizado. O mercado internacional e os aspectos culturais, sociais, religiosos e políticos. Os reflexos nos negócios internacionais e a correlação entre as relações internacionais versus negócios internacionais.


24h

Estratégias de Internacionalização

Estratégias de internacionalização das empresas multinacionais estrangeiras e empresas multinacionais brasileiras. Modelos de empresas internacionalizadas. Ferramentas de gestão estratégica. Indicadores demográficos, público-alvo e nichos de mercados globais.


24h

Negociação Internacional e Multiculturalidade

Análise da negociação e as suas abordagens. Processo de Negociação: Técnicas abertas e fechadas. Negociação ganha-ganha. Aspectos multiculturais na negociação internacional. Planejamento prévio dos aspectos culturais, sociais, econômicos, políticos e religiosos.


24h

Contratos Internacionais e Arbitragem

Direito do comércio internacional. Introdução às fontes, lex mercatória. Contratos internacionais. Regras brasileiras aplicáveis aos contratos internacionais. Convenções internacionais da common law e do direito civil. Os princípios do Unidroit. Arbitragem internacional. Teoria e prática em arbitragem nacional e internacional. Teoria e prática dos Incoterms 2020.


24h

Global Marketing

Conceitos fundamentais de marketing. Segmentação do mercado e posicionamento do produto no mercado. Estratégias de Internacionalização de Empresas. Modelos de empresas brasileiras internacionalizadas. Modelos de empresas multinacionais estrangeiras, globais, internacionais e transnacionais. Público-alvo, nichos de mercados globais. Decisão de produtos e marcas globais. Canais de comunicação, pesquisas de mercados globais e canais e distribuição.


24h

Mindset e International Business

Competências Hard e soft skills. Inteligência emocional. Relacionamento interpessoal. Life learning e resiliência.


24h

Strategic Planning

Introdução, contextualização do planejamento estratégico. Análise macro ambiental. Cenários e tendências. Variáveis controláveis e incontroláveis. Aplicabilidades das ferramentas de gestão na elaboração do planejamento estratégico.


24h

Gestão da Exportação

Estrutura organizacional do comércio exterior. Siscomex e os atores principais. Principais órgãos intervenientes na exportação. Legislação de comércio exterior aplicável às exportações brasileiras. Procedimentos fiscais, administrativos e cambiais das exportações. A DU-E (Declaração Única de Exportação). Incoterms 2020 (principais documentos de aplicabilidade global).


24h

Gestão da Importação

Estrutura de comércio exterior brasileiro, os procedimentos fiscais administrativos e cambiais aplicáveis às importações brasileiras. Sistemática de Importação. Classificações tarifárias e ou fiscais. O Sistema Harmonizado (SH) de aplicabilidade global. Mercosul (NCM). Barreiras alfandegárias. Siscomex e os órgãos intervenientes nas importações brasileiras. Documentos de aplicabilidade mundial. Declaração de Importação (DI), Licença de Importação e a Declaração Única de Importação (DUIMP).


24h

Tributos e Custos no Comércio Exterior

Tributos incidentes no comércio exterior: impostos, contribuições fiscais e taxas. TEC (Tarifa Externa Comum). Custos diretos e indiretos que impactam as exportações e importações brasileiras. Aplicabilidade dos Incoterms 2020. Formação do preço de venda na exportação. Cálculo estimativo de importação. Sistema tributário no comércio exterior brasileiro.


24h

Legislação Aduaneira e Despacho Aduaneiro: aplicações práticas

Conceito e aplicabilidade da legislação aduaneira no comércio exterior brasileiro. Regulamento Aduaneiro (RA). Sistema Aduaneiro Internacional. Sistema Aduaneiro Brasileiro. Organização Mundial Aduaneira (OMA). Isenções e as suspensões fiscais. Regimes Aduaneiros Comuns e Especiais.


24h

Global Logistics Management

Conceito e aplicabilidades do Global Logistics Management. Cadeia de suprimentos global. Modais de transportes internacionais: marítimo, aéreo, rodoviário e ferroviário. Principais Hubs e Gateways no globo.


24h

Finanças Internacionais e Câmbio

Ambiente financeiro internacional. Mercado cambial. Paridade cambial nas finanças internacionais. Gerenciamento de riscos econômicos. Futuros e opções cambiais, swaps e derivativos de taxas de juros. Siscomex e o Siscoserv.


24h

Investimento

24 parcelas de R$ 665,00

Presencial

Capacitar profissionais e empresas da região com foco no comércio internacional através de estratégias e ferramentas em negócios internacionais.

Matricule-se