| Objetivo
Capacitar o profissional para atuar de forma estratégica na gestão escolar.
| Público Alvo
Graduados nas áreas de Educação e afins. Profissionais da Educação tendo como principais interessados os pedagogos, licenciados, diretores e coordenadores de instituições de ensino que desejam atuar na gestão escolar nas instituições de ensino públicas e privadas que atendem a Educação Básica.
| Justificativa
As instituições educacionais necessitam de profissionais capacitados para encontrar soluções às demandas e necessidades de gestão exigidas pela comunidade na qual a escola está inserida. Nos diversos ramos de atividade apresentados pelo mercado educacional, os profissionais ligados à gestão devem pensar em estratégias que resultem em oferta de ensino de qualidade e competem a eles a responsabilidade na organização e funcionamento da escola, considerando a instituição escolar em seu papel social na direção da garantia do direito fundamental à educação. Assim, as pessoas que atuam na função de diretor escolar precisam desenvolver competências que as levem a implementar ações que considerem as dimensões: político-institucional; pedagógica; administrativo-financeira; e pessoal e relacional. Importante salientar que a valorização dos profissionais da educação, a gestão democrática do ensino público, a garantia de um padrão de qualidade, entre outros, são princípios que a Constituição Federal - CF de 1988 estabeleceu para a educação brasileira e a Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei no 9.394/1996) os solidificou. Para tanto, a condução da escola, sob a inspiração e determinação desses princípios, conforme consta no documento Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, "cabe ao diretor, o qual, entre muitas outras, tem as atribuições de coordenar a elaboração e execução da proposta pedagógica, garantir o cumprimento do plano de trabalho de cada docente, articular a escola com as famílias e a comunidade" assim como respeitar e ajudar "a elaborar as normas da gestão democrática da rede ou sistema de ensino no qual atue, deve garantir a participação dos profissionais da escola na elaboração do projeto político-pedagógico, bem como a participação das comunidades escolar e local no conselho escolar". Diante do que expõe a introdução desse documento, o gestor escolar exerce "papel determinante na garantia de uma escola pública de qualidade para todos". O curso se destina a todos os profissionais da área da Educação que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre gestão educacional. Destaca-se que a partir de lei/decreto municipal e estadual, o qual estabelece os critérios objetivos da Gestão Democrática nas Unidades Escolares associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública, este curso se faz necessário, pois o foco também é tornar profissionais da educação aptos a participarem dos processos de escolha para o exercício da função de diretor nas instituições escolares públicas.
| Perfil do Formando
As principais habilidades e competências potencializadas para o perfil do egresso são: "Atuação ética e responsável nas relações educacionais; ¿ Competência para analisar e interpretar aspectos educacionais com o intuito de auxiliar o processo de gestão institucional e educacional"; "Consciência da importância do conhecimento e do contínuo aperfeiçoamento profissional. "Habilidade e competência para promover melhorias de qualidade e organização das funções e dos controles nas organizações educacionais"; "Habilidade e competência para fazer uso de instrumentos de gestão estratégica"; "Habilidades interpessoais e competências fundamentais para atuação no contexto das instituições escolares considerando a capacidade da equipe de trabalho e dos demais colaboradores", "Habilidade de comunicação interpessoal, liderança e criatividade no processo de tomada de decisões".