| Objetivo

Capacitar o profissional para atuar de forma estratégica na gestão escolar.

| Público Alvo

Graduados nas áreas de Educação e afins. Profissionais da Educação tendo como principais interessados os pedagogos, licenciados, diretores e coordenadores de instituições de ensino que desejam atuar na gestão escolar nas instituições de ensino públicas e privadas que atendem a Educação Básica.

| Justificativa

As instituições educacionais necessitam de profissionais capacitados para encontrar soluções às demandas e necessidades de gestão exigidas pela comunidade na qual a escola está inserida. Nos diversos ramos de atividade apresentados pelo mercado educacional, os profissionais ligados à gestão devem pensar em estratégias que resultem em oferta de ensino de qualidade e competem a eles a responsabilidade na organização e funcionamento da escola, considerando a instituição escolar em seu papel social na direção da garantia do direito fundamental à educação. Assim, as pessoas que atuam na função de diretor escolar precisam desenvolver competências que as levem a implementar ações que considerem as dimensões: político-institucional; pedagógica; administrativo-financeira; e pessoal e relacional. Importante salientar que a valorização dos profissionais da educação, a gestão democrática do ensino público, a garantia de um padrão de qualidade, entre outros, são princípios que a Constituição Federal - CF de 1988 estabeleceu para a educação brasileira e a Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei no 9.394/1996) os solidificou. Para tanto, a condução da escola, sob a inspiração e determinação desses princípios, conforme consta no documento Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, "cabe ao diretor, o qual, entre muitas outras, tem as atribuições de coordenar a elaboração e execução da proposta pedagógica, garantir o cumprimento do plano de trabalho de cada docente, articular a escola com as famílias e a comunidade" assim como respeitar e ajudar "a elaborar as normas da gestão democrática da rede ou sistema de ensino no qual atue, deve garantir a participação dos profissionais da escola na elaboração do projeto político-pedagógico, bem como a participação das comunidades escolar e local no conselho escolar". Diante do que expõe a introdução desse documento, o gestor escolar exerce "papel determinante na garantia de uma escola pública de qualidade para todos". O curso se destina a todos os profissionais da área da Educação que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre gestão educacional. Destaca-se que a partir de lei/decreto municipal e estadual, o qual estabelece os critérios objetivos da Gestão Democrática nas Unidades Escolares associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública, este curso se faz necessário, pois o foco também é tornar profissionais da educação aptos a participarem dos processos de escolha para o exercício da função de diretor nas instituições escolares públicas.

| Perfil do Formando

As principais habilidades e competências potencializadas para o perfil do egresso são: "Atuação ética e responsável nas relações educacionais; ¿ Competência para analisar e interpretar aspectos educacionais com o intuito de auxiliar o processo de gestão institucional e educacional"; "Consciência da importância do conhecimento e do contínuo aperfeiçoamento profissional. "Habilidade e competência para promover melhorias de qualidade e organização das funções e dos controles nas organizações educacionais"; "Habilidade e competência para fazer uso de instrumentos de gestão estratégica"; "Habilidades interpessoais e competências fundamentais para atuação no contexto das instituições escolares considerando a capacidade da equipe de trabalho e dos demais colaboradores", "Habilidade de comunicação interpessoal, liderança e criatividade no processo de tomada de decisões".

Professores do Curso

Conheça os professores do curso de Gestão Escolar

Ana Carolina de Moraes Stocco
Doutora
Célia Regina Beiro da Silveira
Mestra
Maele Cardoso Avila
Mestra