| Objetivo

Desenvolver profissionais, de diferentes competências, a visão de custos aplicado à gestão de negócios, munindo-os com artefatos e habilidades necessárias para criar soluções e iniciativas para otimizar e alocar de forma eficiente os recursos na organização.

| Público Alvo

Profissionais Contadores, Administradores, Economistas, Engenheiros de produção, que atuam nas áreas de custos, gestão de custos, controladoria, finanças, planejamento e análise de negócios, que tenham interesse na temática e/ou ocupar posições na área de staff nas organizações como: controllers, executivos, gestão de negócios, ainda empreendedores que buscam aprofundar-se em conhecimento nas áreas de custos, processos e gestão estratégica aplicadas aos negócios.

| Justificativa

As organizações são constituídas de inúmeros processos, atividades e esforços para que possam alcançar seus objetivos, suas metas. Diante deste contexto, é necessário que os profissionais, que estão à frente das empresas, tenham conhecimento de técnicas de análises dos recursos consumidos no processo de produção, prestação de serviços e comercialização. Parte-se do pressuposto, que ter habilidades e conhecimento, sobre conceitos de custos e artefatos de análises, o profissional poderá auxiliar a empresa no alcance de seus propósitos de forma eficiente e eficaz. Diante dos avanços tecnológicos, inovações, novas formas de negócios, relações comerciais, financeiras e a competitividade dos diversos setores, o conhecimento dos custos, seu impacto nos negócios, na gestão e controle, torna-se necessário ao profissional obter conhecimento e habilidades para a análise e auxiliar na estratégia de negócios nas organizações. Desta forma, o mercado procura profissionais conhecedores destas estratégias, bem como profissionais criativos, flexíveis e prontos para agir, gerenciar e direcionar informações em constantes mudanças de cenário, visando agregar valor ao cliente. Para esse alcance, torna-se necessário o investimento em profissionais com conhecimento dos custos organizacionais, na organização de dados e no uso de novas tecnologias. Assim, prover o gestor de relatórios, informações e análises para e auxiliar na estratégia de negócios, na gestão eficiente de recursos, na mensuração, alocação, controle dos custos e indicadores que apontem caminhos para tomada de decisão mais assertivas. Independente do porte da empresa (microempresas, pequenas empresas ou grandes empresas) verifica-se a necessidade de informações gerenciais (Petrolli, Pacassa & Zanin, 2021). Neste contexto, o Alto Vale do Itajaí, sede da Unidavi ''Centro Universitário do Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, compreende na sua região 28 (vinte e oito) municípios, os quais instalam-se, segundo o Mapa De Empresas do Governo Federal (2021), 31.594 (trinta e um mil quinhentos e noventa e quatro) empresas, destas 27.137 (vinte e sete mil cento e trinta e sete) são microempresas (incluídos neste universo o MEI'' microempreendedores individuais), 2.011 (duas mil e onze) estão classificadas como pequenas empresas (conforme classificação da Receita Federal quanto ao seu faturamento) e 2.202 (duas mil duzentos e duas) são classificadas como de outros portes, destas 256 (duzentos e cinquenta e seis) constituídas como empresas SAs. Na cidade de Rio do Sul-SC, destacam-se, no ranking de empresas de SC listadas nas 500 maiores do Sul do Brasil, divulgada na revista eletrônica de economia (2020), a empresa Pamplona Alimentos e a Hergen. Há outros setores que estão despontando no cenário da economia do estado de SC e no Alto Vale do Itajaí, o setor Metal Mecânico, têxtil, alimentos, serviços, agronegócios entre outros. Além do exposto, segundo Lizot, et al. (2016), as indústrias necessitam de informações tempestivas para determinarem os custos de seus produtos a fim de manterem as margens de lucratividade pretendidas. Diante disso, busca-se contribuir com o desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, visto que se leva a necessidade de suprir a região com profissionais que possam auxiliar no crescimento e desenvolvimento das organizações instaladas, auxiliando pequenas, médias e grandes empresas a alcançarem seus objetivos.

| Perfil do Formando

No final do curso o profissional poderá: 1. Conhecer aspectos da Contabilidade Financeira/Societária e Gerencial; 2. Discutir aspectos econômicos e engenharia de dados; 3. Entender métodos quantitativos aplicados a custos e gestão de negócios; 4. Desenvolver gestão de custos, formação de preços e projetos; 5. Avaliar gestão de mudanças de produtos, serviços e processos; 6. Compreender as tendências Tecnológicas Emergentes, Data Science e Analytics, Big Data; Inteligência Artificial; Indústria 4.0 e comportamento dos custos neste cenário; 7. Avaliar modelos de gestão estratégica, sob a ótica dos custos.

Professores do Curso

Conheça os professores do curso de Custos e Gestão de Negócios

Altair Borgert
Doutor
Catia Heinzen
Mestra
Evandro de Nez
Doutor