Notícias

Revista Direito UNIDAVI

Data da publicação: 15/02/2017 15:05:16

Revista Direito UNIDAVI

O curso de Direito da UNIDAVI acaba de lançar a 4ª edição da Revista de Direito.

O material pode ser acessado através do link: http://www.revistadireito.unidavi.edu.br/

A grande novidade é que a Revista foi reconhecida pela Capes, conceito Qualis C.

 

Editorial

Caros leitores!

Inicialmente convido-os a dividir conosco a alegria de estarmos construindo uma Revista que começa a colher os primeiros frutos do empenho dedicado por todos, a CAPES reconhece nossa Revista com conceito ¿ QUALIS C. Para nós é motivo de júbilo, pelo rigor das avaliações para se obter este conceito.

Já dizia Edmund Burke: "Para que o mal triunfe, basta o bem não fazer nada".

Cada vez mais é preciso pensar o espaço que ocupamos. Espaço este que até há pouco tempo entendia-se limitado ao espaço territorial de cada Estado. Hoje se constata que este espaço ultrapassa fronteiras e, como o leitor desta quarta edição poderá observar "o espaço coincide com o globo terrestre e a comunidade de referência da norma torna-se a humanidade inteira", citando aqui o artigo italiano que abre esta edição com o tema Direito Transnacional.

Tal constatação aumenta nossos anseios e nossas inquietudes que brotam muitas vezes de sentimentos que nasceram de injustiças vistas, vividas e sofridas. Calar diante das injustiças e inoperâncias do poder público somente fará com que cada vez mais estejamos contribuindo com a manutenção de um Estado distante do seu papel primordial ¿ o Bem Comum.

É preciso manter acesa a chama que nos ínsita a discutir o Direito. Ter em mente que, como destaca o artigo de Adelcio Machado dos Santos "o campo do Direito jamais pode perder de vista as características das instituições do meio social em que faz sentido sua presença". Presença esta que não pode afastar-se de discussões como a crise ambiental planetária referendada nesta edição por Charles Alexandre Souza Armada.

Mais uma vez, vários são os temas abordados. Todos pautados em discussões pertinentes ao constante tilintar de fatos que nos envolvem e nos inquietam. Fatos que nos cercam bradando por soluções e por mudanças.

Por fim, pensando nessas mudanças e lutando para resolver nossas insatisfações com o quadro que se apresenta, apresentamos nossa 4ª. Edição da Revista de Direito, vinculada ao respectivo curso do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí ¿ UNIDAVI.

Novamente a edição que se publica convida o leitor a refletir e continuar debatendo sobre o que nos inquieta e nos motiva a sempre fazer algo a mais, para quê? "Para que o mal não triunfe".

Profa. Sandra Angélica Schwalb Zimmer

Coordenadora do Curso de Direito

Presidente do Conselho Editorial