Institucional

Guia Docente

Objetivo

O objetivo desse material é servir de apoio informacional quanto aos detalhes operacionais básicos de responsabilidade dos professores.

Esperamos contribuir de forma positiva com o seu cotidiano acadêmico!

Prof. M.e Charles Roberto Hasse
Pró-Reitor de Ensino

Professor, você encontrará na sua área de trabalho do mentor a versão completa do Guia Docente!

Rotinas de Sala de Aula

Plano de Ensino e Plano de Aula

É necessário que o professor tenha sempre preparado o que irá lecionar para cada turma. A cada aula, ele deve saber o conteúdo, de que maneira vai abordar o assunto, quais os recursos didáticos necessários, enfim ter uma aula bem preparada. O planejamento é um guia de orientação que auxilia o professor a atingir seus objetivos, portanto o planejamento se torna necessário ao educador a medida que esse se preocupa em ter qualidade no que faz. Um Plano de Ensino ou um Plano de Aula é um instrumento de planejamento, nele o docente específica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.

Diário de Classe Online

No diário de classe online todo o procedimento de digitação de notas, frequência e acompanhamento é feito via Sistema Acadêmico. Conforme tutorial. Ao final do semestre, o professor deverá a fazer a impressão do mesmo e entregar assinado na secretaria.

Diário de Classe Impresso

Caso o professor tenha necessidade de ter o diário de classe impresso, o mesmo poderá ser feito na área de trabalho do professor no mentor. No diário impresso registra-se (F) para falta, C para presença/comparecimento e (D) para dispensados e as notas. Ao final do semestre, o professor deverá passar estas informações do diário impresso para o sistema online, fazer a impressão do mesmo e entregar assinado na secretaria.

Notas e Frequência

Após a realização da avaliação o professor terá 15 dias para efetuar o lançamento das notas no sistema online. Após o término da disciplina, o professor terá dois dias para lançar a nota referente à última avaliação.

Acompanhamento das Aulas

O Acompanhamento online é o documento que tem como objetivo o acompanhamento das ações didático-pedagógicas das disciplinas desenvolvidas durante o semestre. É o instrumento que deve ser preenchido após cada aula, para cada uma das disciplinas.

O professor deve CONFIRMAR, após cada encontro, o registro dos conteúdos ministrados e fazer observações caso o Plano não tenha sido desenvolvido na íntegra.

Avaliação

A avaliação do desempenho acadêmico, pelo docente, será feita mediante a atribuição de notas, expressas em grau numérico de 0 (zero) a 10 (dez), com um decimal. Considerar-se-á aprovado o acadêmico que:

Obtiver o desempenho igual ou superior, na média final, a nota 6,0 (seis vírgula zero) por disciplina, ao final do semestre letivo, correspondente à média aritmética simples ou ponderada;

Obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária por disciplina;

Para as atividades de conclusão de curso poder-se-á exigir média final e frequência superior , desde que previstos nos respectivos regulamentos, aprovados pelos órgãos competentes, conforme Artigo 129 do Regimento Geral.

O resultado da avaliação das provas e trabalhos devem ser publicados no sistema online, pelo professor, para o registro acadêmico, em até 15 dias após a sua realização.

O professor deverá disponibilizar as avaliações ao (a) acadêmico(a) imediatamente após a publicação das notas no sistema online, conforme Artigo. 126, §3º do Regimento Geral.

Publicada a nota da avaliação cabe, quando for o caso, pedido de reconsideração por escrito pelo aluno ao Coordenador em até 5 (cinco) dias úteis e, este, encaminhará ao professor para análise. Na discordância caberá recurso ao Colegiado de Área, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, após emissão do parecer do professor.

O professor tem o prazo de cinco dias úteis e o Colegiado de Área, tem prazo até a próxima reunião ordinária para apresentar deferimento ou indeferimento do recurso impetrado pelo acadêmico.

A publicação da última nota deverá ser feita até cinco dias úteis após o término das aulas da disciplina.

O professor poderá atribuir diferentes pesos às atividades de avaliação do aproveitamento nos estudos, constando do Plano de Trabalho Pedagógico apresentado no início das aulas.

IMPORTANTE:

O acadêmico que não comparecer às provas ou não apresentar trabalhos nas datas previstas poderá apresentar requerimento, junto à Secretaria Acadêmica, no prazo de cinco dias úteis, contados da data de realização da avaliação, anexando documentos de justificação. O requerimento seguirá ao Coordenador do Curso o qual deliberará pelo deferimento ou não, solicitando outra data para sua realização e /ou apresentação.

Somente será permitido ao professor realizar provas em atraso mediante requerimento aprovado pelo Coordenador e protocolado pela Secretaria Acadêmica.

IMPRESSÃO DE PROVAS E TRABALHOS

A Central de Cópias da UNIDAVI disponibiliza ao professor cotas de impressão para provas e materiais relacionados à disciplina. É disponibilizado para cada professor uma pasta da disciplina, para que sejam colocados os materiais para os alunos, (artigos, textos, entre outros).

RESERVA DE EQUIPAMENTOS E LABORATÓRIOS

Orienta-se que você faça as suas reservas com a maior antecedência possível, evitando, assim, ficar sem ser atendido. Caso não puder comparecer na data agendada, independente do motivo, avise o setor responsável, imediatamente, para que o mesmo possa, em caso de necessidade, liberar os equipamentos, laboratórios ou ambientes para outro professor.

Situações Eventuais de Sala de Aula

Complementação de Disciplina

O professor será comunicado pela Secretaria Acadêmica sobre o pedido, após despacho da Coordenação do Curso. Somente após o requerimento devidamente autorizado, o professor deverá proceder com os trâmites da complementação.

Na complementação de carga horária de disciplina a frequência do aluno em sala fica substituída pelo trabalho de complementação, que deverá abranger todos os itens do conteúdo programático tratados no semestre quanto à parte da disciplina em que este pretenda complementar.

Cabe ao professor:

Publicação da nota e entrega na Secretaria dos trabalhos e/ou avaliações, bem como o requerimento por escrito e assinado de solicitação da complementação.

A nota final da disciplina será a media aritmética simples da nota de origem; da nota do trabalho e a da prova escrita.

O acadêmico que não alcançar a média 6,0, na disciplina em que solicitou a complementação, será considerado reprovado e poderá solicitar novamente o pedido no semestre seguinte.

Estudo Dirigido

IMPORTANTE: Somente após receber o Termo de Aceite e a Ficha de Acompanhamento, que o Estudo Dirigido poderá ser iniciado.

O professor se compromete em:

Lecionar ao acadêmico, na forma presencial, a quantidade de 12 horas/aulas (para disciplinas de 72 h/a) e 8 horas/aula (para disciplina de 36h/a) preferencialmente nos sábados, devendo efetuar as anotações atinentes em Diário de Classe especial. (As saídas antecipadas, chegadas tardias e faltas devem ser necessariamente compensadas pelo mesmo número de aulas faltantes em outro período, não importando se as faltas ou impontualidades sejam do professor ou do acadêmico).

Passar ao acadêmico dois trabalhos sobre a parte do conteúdo não ministrados em aulas, devendo os trabalhos seguir o rigor metodológico da academia, com referências para realização do mesmo.

Ao final do Estudo Dirigido, com entrega dos trabalhos realizar uma prova escrita sobre todo o conteúdo da disciplina. Prova escrita individual.

Receber os trabalhos entregues no prazo assinado e efetuar as correções dos trabalhos e da prova, bem como devolver o original destes e da aprova na Secretaria Acadêmica. A devolução mencionada deve ocorrer dentro do semestre letivo.

Preencher a cada encontro a ficha de acompanhamento

Mais informações consultar: RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº 14/2012

Exercícios Domiciliares

IMPORTANTE: Somente após receber comunicação da Secretaria Acadêmica, que os exercícios domiciliares serão iniciados.

O Coordenador levará o fato ao conhecimento do professor responsável pela disciplina e este organizará uma programação de regime escolar especial compatível com o estado de saúde do interessado, e o período de ausência previsto.

Os exercícios domiciliares deverão ser entregues na Secretaria Acadêmica, para que seja encaminhado para o(a) aluno (a).

Mais informações consultar: RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº19/2013

Monitoria

A UNIDAVI possui o Programa de Monitoria, que tem como objetivo o fortalecimento pedagógico de ensino e de aprendizagem, vinculada às necessidades de formação acadêmica do aluno.

É oferecida em uma ou mais disciplinas afins dos cursos de Graduação, por meio da utilização de práticas e instrumentação que melhorem a obtenção de conhecimento e promovam a integração e flexibilização curricular. São atividades que podem ser ministradas por docentes ou alunos.

Caso o professor identifique alunos com dificuldades deve encaminhá-lo para a Monitoria.

Dicas da Pró-Reitoria - PROEN

Complementação de Disciplina

Concessão de auxílio financeiro do Programa de Qualificação Docente. Acesse a RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº 007/13 e saiba mais sobre o Programa Institucional de Qualificação de Docentes (ProDoc).

Programa Institucional de Participação em Eventos Científicos (PIPEV).

Programa Institucional de Atualização Permanente (PIAP). Acesse a RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº 037/2008 e saiba mais.

Currículo Lattes

Mantenha seu Currículo Lattes atualizado

O Currículo Lattes é um padrão de currículo estabelecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Disponibilizado de forma online, padroniza e registra os dados pessoais, experiência profissional, produções científicas, culturais, artística e tecnológica do professor.

Como cadastrar:

OBS: Esse cadastro lhe dará acesso ao sistema do Currículo Lattes, próximo passo é a atualização.

Como atualizar:

Pesquisa e Extensão

Complementação de Disciplina

Os cursos de Extensão da UNIDAVI foram criados para dar suporte aos acadêmicos; dar mais conhecimento aos que já são egressos e trazer a comunidade para junto da Instituição.

Estes cursos, de diversas áreas, como administrativa, engenharias, computação, contábil, yoga, gastronomia e enologia, obedecem ao plano anual, mas também podem ser criados a qualquer momento, dependendo da procura. Email Extensão

Iniciação Científica

A PROPPEX anualmente obtém uma quota institucional de Bolsas de Iniciação Científica, com vigência de 12 meses. O amparo financeiro da Pesquisa conta com os recursos advindos do Governo do Estado de Santa Catarina, nos termos do Art. 170 da Constituição Estadual e leis complementares.

A UNIDAVI disponibiliza, ainda, via edital de chamamento e seleção, recursos do Fundo de Amparo à Pesquisa e Extensão (FAPE-UNIDAVI), para que professores-pesquisadores possam viabilizar seus projetos integrados de Ensino, Pesquisa e Extensão com a participação de alunos bolsistas, os chamados "assistentes de pesquisa".

Atenção: os editais de chamamento para as oportunidades de bolsas de Iniciação Científica são usualmente publicados no primeiro trimestre de cada ano.

Iniciação Científica

A UNIDAVI possui como norte cinco macrolinhas de Pesquisa, que contemplam temas ou áreas que norteiam os NDEs de todos os cursos e os demais movimentos de construção e de formação de grupos. São elas:

Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional

Justiça e Cidadania

Saúde e Meio Ambiente

Ciência, Tecnologia e Inovação

Humanidades e Artes.

Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - CIEPE

Desde 2011 a UNIDAVI incentiva a produção científica e a difusão de iniciativas de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do CIEPE. O evento consta do Calendário Acadêmico da Instituição e envolve acadêmicos, professores, pesquisadores de instituições públicas e privadas, órgãos comunitários, instituições de Ensino Superior, incubadoras tecnológicas e seus dirigentes, empresários e a comunidade em geral.

Acessar site CIEPE

Editora UNIDAVI

Todas as suas produções podem ser publicadas por meio da Editora UNIDAVI. Esta possui um programa de desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos, dá suporte à Revista de Direito e publica a Revista Online de Divulgação Científica Caminhos.

As edições são trimestrais, por meio de dossiês, com temáticas especiais que abrangem as Áreas de Conhecimento: Gestão; Humanidades; Saúde e Tecnologia.