História

A trajetória da UNIDAVI tem sua origem há 49 anos, na iniciativa de um grupo de voluntários liderado pelo bioquímico Guilherme Gemballa. Durante vários meses foram discutidas alternativas para o desenvolvimento da região do Alto Vale do Itajaí, em um contexto onde o fim do ciclo da madeira – principal fonte da economia regional, trazia novos e desafiantes cenários.

Em 7 de julho de 1966, foi sancionada a Lei Municipal Nº 613, que criou a Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí (FEDAVI), uma instituição comunitária, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada pelo anseio da comunidade e voltada ao desenvolvimento regional. Passou de faculdade à universidade, e mais atualmente, responde como Centro Universitário. Trata-se de uma instituição reconhecida como de utilidade pública pela Lei Municipal nº 625, de 13 de setembro de 1966, pela Lei Estadual Nº 3978, de 31 de maio de 1967 e pelo Decreto Federal Nº 88.274, de 03 de maio de 1983.

Há 50 anos de fundação, a UNIDAVI durante este tempo expandiu as áreas de atuação, com a criação de novos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Escola UNIDAVI. As dependências iniciais da Instituição, nos anos 1960, localizavam-se no Colégio Dom Bosco de Rio do Sul, sendo depois transferidas para a sede própria em um espaço conhecido como “Beira”, às margens do Rio Itajaí Açu, no bairro Jardim América.

Ao acompanhar o desenvolvimento nas áreas de atuação, a estrutura física também evoluiu ao longo desse período, e hoje, possui campus em Ituporanga, Taió e Presidente Getúlio. Contando apenas a cidade de Rio do Sul, já são oito blocos que abrigam salas de aula, Biblioteca, estruturas laboratoriais e administrativas. Há também o Complexo B, que abriga o Núcleo de Práticas de Gestão e Jurídica, o Núcleo de Engenharias e a Academia de Ginástica. Ao lado do Complexo B e do campus está a Clínica de Psicologia.

Também em Rio do Sul no chamado “Encontro dos Rios”, a UNIDAVI conta com o Parque Universitário Norberto Frahm que abriga o Centro Tecnológico e de Eventos; com auditório, sala de videoconferências e espaço para incubação de empresas. No mesmo espaço há também o Museu da Madeira e o Horto Florestal Universitário.

Atualmente, o Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí e a Escola UNIDAVI, mantidos pela Fundação UNIDAVI, atendem, juntos cerca de 4mil alunos, desde a Pré-Escola até a Pós-Graduação, incluindo-se cursos de Extensão. Em consonância com o propósito comunitário da UNIDAVI e com a sua constituição jurídica de instituição sem fins lucrativos, a receita oriunda das mensalidades dos alunos também é voltada para a manutenção e desenvolvimento de estruturas físicas e pedagógicas, além do benefício direto de bolsas e descontos aos que possuem menor renda, ou dependentes de funcionários e professores da instituição. Unidavi, um universo de possibilidades!