Proposta Metodológica e Filosófica

O Colégio UNIDAVI, seguindo os preceitos da Educação Mundial, baseia sua prática educativa nos quatro pilares: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.

  • Aprender a Conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente ampla, com a possibilidade de estudar, em profundidade, um número reduzido de assuntos, ou seja: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida.

  • Aprender a Fazer, a fim de adquirir não só uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais abrangente, a competência que torna a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Além disso, aprender a fazer no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho, oferecidas aos jovens e adolescentes, seja espontaneamente na sequência do contexto local ou nacional, seja formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.

  • Aprender a Conviver, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências – realizar projetos comuns e preparar-se para gerenciar conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

  • Aprender a Ser, para desenvolver, o melhor possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Com essa finalidade, a educação deve levar em consideração todas as potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.

Estes pilares da educação são um desafio para professores, alunos e pais, pois se configuram em uma educação integral que visa o desenvolvimento de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, isto é, Saberes, Procedimentos e Valores.

O Colégio UNIDAVI tem como Objetivo Geral: formar sujeitos criativos, críticos, participativos e proativos, capazes de tomar decisões num mundo em constante transformação, através de um ensino de excelência.

E como Objetivos Específicos: – Assegurar aos educandos a formação básica comum visando o desenvolvimento de competências e habilidades, tendo como foco os sujeitos aprendentes que dão vida ao Colégio, no que tange ao aprender e cuidar. – Desenvolver ensino, pesquisa e extensão no nível do Colégio UNIDAVI.