A avaliação é um processo contínuo e sistemático que analisa o processo ensino e aprendizagem do aluno, com o objetivo de coletar elementos que mostrem o progresso e as dificuldades dos mesmos, visando o planejamento e replanejamento do trabalho pedagógico.
A avaliação é:
- Contínua e sistemática: é constante e planejada;
- Funcional: acontece em função dos objetivos de ensino propostos, verificando como estes estão sendo atingidos pelos educandos;
- Orientadora: permite que os estudantes conheçam o que já sabem, auxiliando-os a corrigir as “faltas” (aquilo que ainda não sabem);
- Integral: incide sobre os elementos cognitivo (saber), o afetivo (ser) e o psicomotor (saber fazer).
No processo de ensino e de aprendizagem escolar, a avaliação apresenta diferentes modalidades e assume funções diversas na prática pedagógica, como mostra o quadro: Modalidades e funções da avaliação.
Modalidade(tipo) | Função | Propósito | Época |
---|---|---|---|
Diagnóstica | diagnosticar |
Verificar a presença ou ausência de pré-requisitos para novas aprendizagens; Detectar dificuldades específicas de aprendizagem, tentando identificar as causas; Orientar o trabalho do professor; |
Início do ano letivo; Início de uma unidade de conteúdo ou projeto de trabalho; Durante o processo ensino-aprendizagem; |
Formativa | controlar |
Constatar se os objetivos estabelecidos foram alcançados pelos alunos; Fornecer dados para aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem; |
Ao longo do processo ensino-aprendizagem. |
Somativa | classificar | Classificar os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos, de acordo com níveis de aproveitamento estabelecidos. |
Ao final de uma unidade de conteúdo; No final do semestre ou ano letivo; |
Baseada nos princípios sociointeracionistas, o Colégio UNIDAVI tem como proposta avaliativa do ensino e da aprendizagem, a verificação do rendimento escolar compreendendo uma visão diagnóstica, contínua, sistemática e cumulativa do desempenho do aluno e envolve professores e estudantes numa relação dialética que objetiva observar, analisar, corrigir, planejar e replanejar ações, possibilitando a construção e/ou a reconstrução de conhecimentos, procedimentos, valores e de atitudes. A esse respeito, Fernandes e Freitas (2007, p. 20) entendem que:
A avaliação sendo parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciação final sobre o que este estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras.
Na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento feito semestralmente para a Educação Infantil e trimestralmente para o 1º Ano do Ensino ‘Fundamental, através de parecer descritivo pelos professores que atuam com as turmas e entregue aos pais.
A avaliação do aproveitamento escolar do 2º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio será feita pelo professor por meio de variados instrumentos, abrangendo os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
O conteúdo conceitual pode ser avaliado por meio dos seguintes instrumentos:
- Relatórios e ensaios;
- Produção de materiais (produtos finas dos projetos);
- Produção de textos abordando o tema em estudo;
- Tarefas orais;
- Publicações (livros, antologias);
- Entrevistas individuais;
- Observação e registros sobre o trabalho realizado em sala de aula, seguido de reflexão e discussão;
- Elaboração de portfólios;
- Trabalhos em pequenos grupos (duplas, trios, quartetos);
- Provas com consulta;
- Provas individuais.
O conteúdo procedimental poderá ser avaliado por meio dos seguintes instrumentos:
- Uso do caderno (organização, conclusão das atividades);
- Observação do trabalho do aluno em sala de aula;
- Realização de maquetes, experimentos, aulas no laboratório;
- Registro de informações utilizando desenho e/ou escrita;
- Apresentação de trabalhos;
- Aplicação do conteúdo estudado na resolução de problemas;
- Aplicação dos conteúdos das disciplinas em atividades, em exercícios ou em projetos, trabalho em equipe;
- Finalização do trabalho no tempo previsto;
- Qualidade das questões levantadas, propostas ou resolvidas;
- Autoavaliação do aluno: progressos, dificuldades, as possibilidades do educando.
O conteúdo atitudinal poderá ser avaliado por meio de:
- Realização de tarefas;
- Coleta de material bibliográfico, de apoio ou de pesquisa;
- Responsabilidade na entrega de atividades solicitadas pelos professores no prazo determinado;
- Assiduidade (não faltar nas aulas e chegar na hora de início das aulas);
- Participação (mostrar interesse pelo conteúdo, lendo ou trazendo contribuições para o professor);
- Atenção à explicação em classe do professor e dos colegas;
- Organização do material de uso individual (trazer o material necessário e não perdê-lo);
- Cuidados com os materiais da sala ambiente;
- Uso do uniforme (usar o uniforme todos os dias);
- Respeito aos professores, funcionários e colegas;
- Atitudes do aluno nas atividades de cooperação;
- Atitudes favoráveis em relação à área do conhecimento envolvida: interesse, determinação, perseverança ;
- Atitudes científicas: investigação, curiosidade, racionalidade, pensamento crítico, objetividade, coerência;
- Autoavaliação do aluno.
Os resultados das avaliações serão registrados em valores numéricos de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) em planilha, que contempla conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais.
As médias trimestrais ou finais são registradas no boletim escolar, em valores numéricos de 1,0 (um) a 10,0 (dez), permitindo-se a quebra em 0,5 (meio) ponto.
Média Trimestral – MT para o Ensino Fundamental
- 1º Trimestre – peso 1;
- 2º Trimestre – peso 1;
- 3º Trimestre – peso 1;
MFT= 1ºT+2ºT+3ºT / 3
MFT= Média Final dos Trimestres
Fórmula para calcular a nota necessária no exame = (50 – (Média Anual x 7)) / 3
Média | Nota |
---|---|
6,90 | 0,57 |
6,80 | 0,80 |
6,70 | 1,03 |
6,60 | 1,27 |
6,50 | 1,50 |
6,40 | 1,73 |
6,30 | 1,97 |
6,20 | 2,20 |
6,10 | 2,43 |
6,00 | 2,67 |
5,90 | 2,90 |
5,80 | 3,13 |
5,70 | 3,37 |
5,60 | 3,60 |
5,50 | 3,83 |
5,40 | 4,07 |
5,30 | 4,30 |
5,20 | 4,53 |
5,10 | 4,77 |
5,00 | 5,00 |
4,90 | 5,23 |
4,80 | 5,47 |
4,70 | 5,70 |
4,60 | 5,93 |
4,50 | 6,17 |
4,40 | 6,40 |
4,30 | 6,63 |
4,20 | 6,87 |
4,10 | 7,10 |
4,00 | 7,33 |
3,90 | 7,57 |
3,80 | 7,80 |
3,70 | 8,03 |
3,60 | 8,27 |
3,50 | 8,50 |
3,40 | 8,73 |
3,30 | 8,97 |
3,20 | 9,20 |
3,10 | 9,43 |
3,00 | 9,67 |
2,90 | 9,90 |