Detalhes do Trabalho

AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO: UMA PESQUISA COM PROFESSORES SOBRE A AFETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Trabalho de Conclusão de Curso

Semestre:  2/2023
Autor: Vanessa Formentim Cunha
Orientador: Roseli Bonfante
Coordenador: Michela Da Rocha Iop
Curso: PSN - Psicologia
Resumo: 

A aprendizagem é parte integrante do desenvolvimento dos seres humanos, sendo que, desde que nasce e até a sua morte, o indivíduo passa pelo processo de aprender. Tendo suas próprias experiências como parte do desenvolvimento, a interação com o meio através de hábitos, cultura e métodos articulados, constroem o aparato cognitivo e afetivo do ser humano. O afeto, incluindo elementos emocionais como componentes indispensáveis na construção e constituição do sujeito, é um componente essencial para o processo de aprendizagem. Reconhecendo questões afetivas e emocionais fundamentais para a aprendizagem, o professor, a escola e o aluno estabelecem uma interação que busca, por meio da empatia e das relações interpessoais, um método de ensino efetivo que não somente olha para os aspectos cognitivos, mas como uma pessoa completa. Deste modo, esta pesquisa visou, além de descrever alguns teóricos no campo do desenvolvimento infantil e da aprendizagem e as suas concepções a respeito da afetividade no desenvolvimento humano, abordar a importância da afetividade no âmbito escolar. A referida pesquisa objetivou perceber como os professores compreendem o afeto no contexto escolar, verificando como os professores compreendem o afeto, qual a relação entre o afeto e a aprendizagem sob a ótica dos professores, os métodos de ensino utilizados pelos mesmos e identificando quais estratégias afetivas estes professores desenvolvem com seus alunos. A pesquisa foi realizada com quatro professoras, docentes de um centro educacional, no município de Rio do Sul. Com os resultados obtidos foi possível identificar que o afeto é parte integrante do ser humano e o processo de aprendizagem é constituído com o aparato afetivo e cognitivo em consonância. A pesquisa revelou que os professores compreendem a importância do afeto na educação e que procuram desenvolver estratégias em que a cognição e a afetividade caminhem juntas para o processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Afetividade, Educação, Psicologia
Data da Banca: 05/12/2023
Data de Públicação do Trabalho: 18/01/2024